Como que seria o preconceito?


       
      O preconceito social é uma forma de preconceito que acontece com os indivíduos de diversas classes sociais. Normalmente de uma classe social baixa.]

    Preconceito social acontece dentro da empresa?  


Sim, e muito. Como por exemplo: considerar os de baixa classe social como preguiçosos e poucos trabalhadores, ou ter preconceito pela sua profissão, que na maioria das vezes são faxineiro, entregador, gari e etc.  Muitos acham que só por fazerem parte desta profissão serão fracassados, e são insignificantes dentro do mundo corporativo.
Os de nível socioeconômico intermediário (caixa, farmacêutico, balconista e etc.) podem ser alvos de preconceitos, como sendo: servo aos de alta classe social, e mais dignos que os de baixa classe social, e também são vistos dentro da empresa como qualquer um que já chegaram ao seu limite, que não serão nada a mais do que eles já são.
Já o de alta classe social (gerente, fiscal, policial e etc.) são vistos como orgulhosos, arrogantes; avarentos, burgueses e etc...
 Em outras palavras, podemos pensar a ideia de preconceito de classe social para além dessas e outras menos inclusas sendo a renda o fator determinante de sua posição social e, dessa forma, do preconceito de classe.

Vamos acabar com o preconceito social dentro da empresa?

Papel do líder
Como pessoas mais experientes e mais maduras dentro da empresa, gerentes, fiscais ou supervisores, são fundamentais para ajudar a lidar com esse tipo de situação. A primeira coisa a fazer é saber onde e como são iniciadas as situações e orientar seus colaboradores a adotarem uma conduta mais consciente e respeitosa.
Papel da organização as empresas, por sua vez, podem e devem recorrer a inúmeros métodos para ajudar.  O sucesso de uma empresa é o resultado de trabalho de uma grande equipe.


Como você sendo Gay se sente no seu ambiente de trabalho?

O que é preconceito no ambiente de trabalho?

E uma discriminação ou forma de tratamento injusto ou negativo direcionado a uma determinada pessoa no ambiente profissional.


Como lidar com a Homossexualidade no trabalho?
O Homossexual (masculino ou feminino) sempre se fez presente no mundo corporativo. Embora sofrendo por terem que adotar disfarces para sua Homossexualidade muitos ainda fingem ser heterossexuais para conviver melhor no seu ambiente profissional que é na Empresa.

O que é considerado preconceito
Fazer piadas de mal gosto.                                 Brincadeiras por causa da opção sexual ou cor da pele.
Duvidar da capacidade do indivíduo pela sua orientação.
O que não é considerado preconceito
Ser chamado atenção em particular
Diferença salarial por causa de habilidades, eficiência ou competência.


6 Dicas de como acabar com o preconceito na empresa

1-  Treine os líderes para lidar com esse tipo se situação.
2-  Deixe claro as políticas da empresa.
3-  Tenha um canal seguro de denúncias.
4- Atualize conceitos.
5- Não finja que o preconceito nas empresas não existe.
6- Tenha um ambiente de trabalho onde o debate saudável é praticado.


Discriminação racial é frequente   no ambiente corporativo?
No ambiente de trabalho ainda é muito comum ter a discriminação racial, por mais incrível que pareça, as pessoas ainda parecem estar na época da escravidão.

Os negros enfrentam por exemplo dificuldade na progressão da carreira, na igualdade de salário e são mais sujeitos ao assédio moral no ambiente corporativo, apesar de todas as leis constitucionais contra o racismo e a discriminação.
Por conta disso, os negros têm também dificuldade de ocupar cargos de maior exposição.
A discriminação salarial, com desrespeito à comparação na remuneração de brancos e negros sugerindo que o trabalho do negro tem menor valor.

De que forma o racismo se manifesta no mundo corporativo?


Se manifestam já na porta de entrada para os futuros colaboradores das empresas, os RHs algumas vezes por determinação de superiores, não contratam pessoas negras.

Caso a empresa contrate, na maioria das vezes o racismo se fará presente nas baixas remunerações.

Lei n 7.716 de janeiro de 1989 
Define os crimes resultantes de preconceito de raça  ou de cor. 
  Artigo. 20. praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça ,cor , etnia , Religião ou procedência de pena reclusão de um a três anos e multa. 

Feito por : Hania Dias, Fernanda Silva e Hugo Silva.

Editado: Grigor Carlos 

Comentários

Postagens mais visitadas