Como Dar e Receber Um Feedback 2018.2- ADM



                                

                                     COMO RECEBER UM FEEDBACK

Muitos colaboradores não sabem reagir a um Feedback com respeito e entendimento dos seus erros, as vezes não percebem que é apenas uma ideia de melhorar seu trabalho para poder crescer na empresa, no lugar deles escolherem a opção de serem agressivos e deixar de lado, vamos supor que seja uma ajuda para si mesmo...
Mas por outro lado, tem os colaboradores que sabem reagir e aproveitar esses Feedbacks que são dados a eles, sabem aproveitar as falhas e melhoras cada vez mais em seus projetos do dia-a-dia.

Diante de uma avaliação ruim, algumas atitudes precisam ser evitadas ao máximo, como negar a crítica, exaltar-se, desabar em lágrimas, acusar outra pessoa ou distorcer a informação para pior, julgando-se incompetente para aquele trabalho.

Inicialmente todos acham que é algo que é recebido como critica, todavia na maioria dos casos isso pode alavancar sua performance dentro da empresa.

Discordar é permitido, mas mantenha a mente aberta, procurando entender as razões da pessoa que fala.

Por fim, lembre-se que você pode aprender com o que está ouvindo. Entenda que esta é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.


                                             

                        

                               COMO PEDIR UM FEEDBACK

                         Momento adequado

Quando você sente falta de receber um feedback, pode solicitar essa conversa. O ideal é escolher um momento em que o gestor ou colega esteja bem, nem com pressa, nem irritado e pedir uma meia hora para conversar com ele. “Não precisa ser imediatamente, você pode dizer que quer conversar hoje, amanhã ou na outra semana.

                         Críticas x elogios

Quando pedimos um feedback, normalmente queremos ouvir, formalmente, elogios e reconhecimentos. No entanto, o objetivo final dessa conversa é de apontar caminhos para você melhorar como profissional. Portanto, não entenda o que a pessoa diz como crítica que visa te menosprezar e sim como uma crítica construtiva.

                          Anotações

Uma maneira interessante para esse momento é acolher o que é dito, anotar para valorizar a conversa e agradecer pela oportunidade. “Quem faz isso demonstra humildade para ser aconselhado”.

                         Encare de forma madura

De acordo com as formas maduras de crescer e se desenvolver são ouvir e aceitar o feedback, encarando-o de maneira construtiva, como uma sugestão, algo positivo. Por quê? “Porque por mais que o feedback não seja dado de forma correta, existe a percepção de alguém que precisa ser levada em conta”.

                             

Dicas de um bom Feedback:

→Treinamento técnico: fazer um levantamento de necessidade de treinamento de feedback é importante. Eduque seus colaboradores e líderes sobre como dar e receber feedback por meio de treinamentos presenciais.

→ Crie um clima amigável: trate as pessoas com respeito, como em uma boa família. Comece sempre com um elogio sincero, pois comprovadamente ele é mais eficaz no desenvolvimento profissional do que uma crítica.

→ Use um ambiente restrito: faça a reunião em uma sala separada do ambiente de trabalho, distante dos demais colaboradores, a fim de evitar constrangimentos.

→ Plano de metas: avalie objetivamente, com argumentos e fatos concretos baseados em um plano de metas e nos resultados reais do colaborador.

→ Critique indiretamente: a crítica direta destrói a autoestima das pessoas. Por isso, procure não criticar o colaborador diretamente, isto é, apresente cases similares à situação atual para que ele possa se identificar dentro dela por si mesmo. Fale, por exemplo, sobre os seus próprios erros do passado como forma de exemplificar os erros atuais do colaborador e gerar melhores resultados e, de quebra, mais integração entre você e ele;

→Elogie: todos os progressos, por menores que sejam, devem ser elogiados para que o colaborador se sinta motivado a produzir mais e melhor.


Participação: Erick, Lucas e Bruna C.

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