Relacionamento Afetivo
RELACIONAMENTO AFETIVO NA EMPRESA
O relacionamento afetivo na empresa é um risco para a empresa?
Mesmo que sua empresa permita o namoro no trabalho, é melhor manter as
escondidas, cuidado com os carinhos e olhares.
Deixando bem claro que por mais que namore alguém no trabalho não é a
mesma coisa que em casa.
É de extrema importância saber separa, se algum dia vier termina saber
agirem como colegas de trabalho sendo bastante formal.
" Onde se come o pão, não se come a carne"
Namoro no trabalho da justa causa?
Na maioria das vezes sim, se o companheiro (a) fizer algo de errado,
você vai querer o proteger, se alguém descobrir os dois podem tomar justa
causa!
Exemplo: se beijarem no horário de trabalho.
Chefe pode namorar funcionários?
Muitas empresas proíbem o relacionamento dentro da empresa, esse tipo de
relação mais atrapalha do que acrescenta.
"Assunto polêmico
Embora a proibição do namoro entre colegas seja vedada, quando a
situação envolve um chefe e um subordinado, a questão é um pouco mais
complicada. Quando um chefe namora um subordinado, é preciso que ele se esforce
para mostrar que está sendo imparcial. Afinal, os interesses coletivos dos
empregados precisam ser preservados.
Outro assunto polêmico é o assédio moral ou sexual. Isso acontece quando
um superior tenta forçar uma relação com um subordinado e utiliza a relação de
subordinação. A recomendação de Agilberto, nesses casos, é que os funcionários
denunciem ao Sindicato esse tipo de comportamento."
O relacionamento afetivo no trabalho deve ser tratado de acordo com a cultura e a política da empresa. Trata-se de uma situação que, muitas vezes, é inevitável e o melhor é seguir o que a empresa manda.
Algumas companhias proíbem o relacionamento, enquanto outras não se importam com a questão, deixando que os próprios funcionários usem o bom senso. Mas, em qualquer caso, sempre é bom adquirir algumas condutas para não criar problemas, seja para os parceiros, seja para a própria empresa.
Um relacionamento amoroso pode ocorrer dentro do ambiente de trabalho principalmente porque é ali que passamos o maior tempo e, em matéria de sentimentos, o ser humano ainda não consegue se controlar. O amor extrapola qualquer condição racional e, ao ocorrer dentro do ambiente de trabalho, é necessário apenas manter a situação sob controle.
Evitar situações pessoais no relacionamento afetivo no trabalho
Um ponto em que se deve tomar cuidado é evitar os comentários no ambiente de trabalho, e isso pode ser feito de uma forma totalmente eficaz: comunicando aos gestores que ambos estão mantendo um relacionamento afetivo. Ao deixar as coisas claras, evitar-se-á comentários e fofocas, mostrando que o relacionamento é algo sério e que está sendo respeitado por ambos.
Claro que, a partir daí, ambos devem tomar uma atitude madura, sabendo separar o pessoal do profissional. Uma situação nada fácil, que exige não aparentar intimidade no ambiente da empresa, não utilizar o horário de trabalho para coisas pessoais ou mesmo para discussões sobre o próprio relacionamento.
Feito por: Karen e MicheleEditado por: Saulo e Matheus Bragança
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