Relacionamento Interpessoal


Relações Interpessoais no Mundo Corporativo

“ O relacionamento interpessoal é o reflexo do relacionamento intrapessoal”

Rafael Sales Costa

Introdução
Relações interpessoais, nada mais é que a conexão entre duas ou mais pessoas no mundo social ou no mundo corporativo. Ela implica diretamente no nosso comportamento, nas nossas decisões e nas nossas opiniões.  Passamos cerca de 40 à 44 horas semanais no nosso local de trabalho, com isso temos diversas relações interpessoais nesse ambiente, que podem influenciar no nosso rendimento profissional.

Existem dois tipos de relações interpessoais, relações unilaterais e relações bilaterais. A Relação Unilateral é quando somente uma das partes é “beneficiada”, envolve diversas discussões e desconfortos, elas podem ser identificadas por pessoas que criticam e ignora as opiniões alheias. A Relação Bilateral é quando ambos são beneficiados, existe troca de informações entre eles, produzindo boas experiências e adquirindo novos conhecimentos.

Os principais problemas interpessoais no mundo corporativo são, dificuldades de comunicação, falta de afinidade com relação a valores morais e éticos, dificuldade de respeito ás regras básicas de disciplina, competição por ambição de promoção e poder.
  Os problemas de comunicação, se refere da forma que as mensagens são transmitidas de umas pessoas para a outra. Podem ocorrer muitos ruídos por conta dessa dificuldade entre o emissor e o receptor por não se comunicarem de forma clara e objetiva.
 Isso acontece por diversos fatoresfalta de conhecimento específico, falta de direcionamento, por problemas comportamentais, falta de afinidade com o interlocutor, uma série de fatores isolados que atrapalham a comunicação que por fim afetam toda tarefa que deve ser feita. Os problemas comportamentais, reporta-se as atitudes negativas, que estão ligadas a personalidade da pessoa, por mais que ela tenha uma excelente formação acadêmica ou a experiência exigida, se não possuir uma maturidade emocional correta pode gerar problemas no seu desenvolvimento, pois não terá uma boa relação com os seus colegas de trabalho.
O nosso sucesso ou insucesso depende da forma como administramos esses cinco fatores:
  • Autoconhecimento emocional;
  • Automotivação;
  • Controle emocional (conhecendo nossas limitações e bloqueios);
  • Reconhecimento das emoções de outras pessoas (empatia);
Relacionamento interpessoal (desenvolver as competências sociais).
Para se ter um bom relacionamento interpessoal deve seguir os seguintes passos:
·         Busca do autoconhecimento
É o primeiro passo e o mais importante, é preciso se conhecer para compreender o outro, pois só quando conhece seus defeitos e qualidades você consegue mudar a si e contribuir com o outro.

·         Ser comunicativo
Isso não significa falar sem parar o tempo todo, mas sim desenvolver uma conversa clara e objetiva e saber debater várias ideias e assuntos.

·         Demonstrar interesse pelas pessoas
Saiba ouvir, seja sincero e demonstre interesse por aqueles que o aborda. Esteja aberto para que as pessoas se sintam confortáveis, seja receptivo e educado.

·         Ser simpático
Os indivíduos vêm a ser compreensivo com quem é compreensivo com elas.

·         Ter boa vontade
Quando solicitado para algo faça com entusiasmo e boa vontade, pois ninguém gosta de pessoas que só fazem por obrigação.

·         Ser educado
Não deixe de cumprimentar as pessoas, sempre use as expressões: bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, com licença e obrigado (a).

·         Ser prestativo
Ninguém gosta de pessoas que não contribuem, saiba ser amigo, prestativo e gentil, pois como diz o ditado “gentileza gera gentileza”.

·         Reconhecer seus erros
Nenhum individuo é perfeito, porque você precisa ser? Saber reconhecer o erro ou uma falha é o maior sinal de humildade e isso faz com que todos realmente se sintam bem e acreditem e confiem em você.

·         Ter empatia
Sempre procurar se pôr no lugar do outro, sem julgar e procurar ajudar e entender da melhor forma que puder. Lembrar que o indivíduo pensa e sente de forma diferente, a empatia é a melhor maneira de tentar entender o que passa com o outro.

·         Saber fazer e receber críticas
A crítica serve para ensinar e faz parte do processo do autoconhecimento, receba-as    com atenção e humildade, analise o que foi dito e veja no que possa melhorar. Nunca faça críticas desconstrutiva, apenas críticas construtivas e quando fizer seja gentil, para que o outro receba como uma oportunidade.

Feito por: Isabela e Maria Eduarda
Editado por: Saulo e Matheus Bragança

Comentários

Postagens mais visitadas