Relacionamento Interpessoal
Relações
Interpessoais no Mundo Corporativo
“ O
relacionamento interpessoal é o reflexo do relacionamento intrapessoal”
Rafael
Sales Costa
Introdução
Relações
interpessoais, nada mais é que a conexão entre duas ou mais pessoas no mundo
social ou no mundo corporativo. Ela implica diretamente no nosso comportamento,
nas nossas decisões e nas nossas opiniões.
Passamos cerca de 40 à 44 horas semanais no nosso local de trabalho, com
isso temos diversas relações interpessoais nesse ambiente, que podem influenciar
no nosso rendimento profissional.
Existem
dois tipos de relações interpessoais, relações unilaterais e relações
bilaterais. A Relação Unilateral é quando somente uma das partes é
“beneficiada”, envolve diversas discussões e desconfortos, elas podem ser
identificadas por pessoas que criticam e ignora as opiniões alheias. A Relação
Bilateral é quando ambos são beneficiados, existe troca de informações entre
eles, produzindo boas experiências e adquirindo novos conhecimentos.
Os
principais problemas interpessoais no mundo corporativo são, dificuldades de
comunicação, falta de afinidade com relação a valores morais e éticos,
dificuldade de respeito ás regras básicas de disciplina, competição por ambição
de promoção e poder.
Os problemas de
comunicação, se refere da forma que as mensagens são transmitidas de umas
pessoas para a outra. Podem ocorrer muitos ruídos por conta dessa dificuldade
entre o emissor e o receptor por não se comunicarem de forma clara e objetiva.
Isso acontece por diversos fatores, falta de conhecimento
específico, falta de direcionamento, por problemas comportamentais, falta de
afinidade com o interlocutor, uma série de fatores isolados que atrapalham a
comunicação que por fim afetam toda tarefa que deve ser feita. Os problemas
comportamentais, reporta-se as atitudes negativas, que estão ligadas a personalidade
da pessoa, por mais que ela tenha uma excelente formação acadêmica ou a
experiência exigida, se não possuir uma maturidade emocional correta pode gerar
problemas no seu desenvolvimento, pois não terá uma boa relação com os seus
colegas de trabalho.
O nosso sucesso ou insucesso depende da forma como
administramos esses cinco fatores:
- Autoconhecimento emocional;
- Automotivação;
- Controle emocional
(conhecendo nossas limitações e bloqueios);
- Reconhecimento das emoções
de outras pessoas (empatia);
Para se ter um bom
relacionamento interpessoal deve seguir os seguintes passos:
·
Busca do autoconhecimento
É o
primeiro passo e o mais importante, é preciso se conhecer para compreender o
outro, pois só quando conhece seus defeitos e qualidades você consegue mudar a
si e contribuir com o outro.
·
Ser comunicativo
Isso não
significa falar sem parar o tempo todo, mas sim desenvolver uma conversa clara
e objetiva e saber debater várias ideias e assuntos.
·
Demonstrar interesse pelas
pessoas
Saiba
ouvir, seja sincero e demonstre interesse por aqueles que o aborda. Esteja
aberto para que as pessoas se sintam confortáveis, seja receptivo e educado.
·
Ser simpático
Os
indivíduos vêm a ser compreensivo com quem é compreensivo com elas.
·
Ter boa vontade
Quando
solicitado para algo faça com entusiasmo e boa vontade, pois ninguém gosta de
pessoas que só fazem por obrigação.
·
Ser educado
Não
deixe de cumprimentar as pessoas, sempre use as expressões: bom dia, boa tarde,
boa noite, por favor, com licença e obrigado (a).
·
Ser prestativo
Ninguém
gosta de pessoas que não contribuem, saiba ser amigo, prestativo e gentil, pois
como diz o ditado “gentileza gera gentileza”.
·
Reconhecer seus erros
Nenhum
individuo é perfeito, porque você precisa ser? Saber reconhecer o erro ou uma
falha é o maior sinal de humildade e isso faz com que todos realmente se sintam
bem e acreditem e confiem em você.
·
Ter empatia
Sempre
procurar se pôr no lugar do outro, sem julgar e procurar ajudar e entender da
melhor forma que puder. Lembrar que o indivíduo pensa e sente de forma
diferente, a empatia é a melhor maneira de tentar entender o que passa com o
outro.
·
Saber fazer e receber
críticas
A
crítica serve para ensinar e faz parte do processo do autoconhecimento,
receba-as com atenção e humildade, analise
o que foi dito e veja no que possa melhorar. Nunca faça críticas desconstrutiva, apenas críticas construtivas e quando fizer seja gentil, para
que o outro receba como uma oportunidade.
Feito por: Isabela e Maria Eduarda
Editado por: Saulo e Matheus Bragança
Feito por: Isabela e Maria Eduarda
Editado por: Saulo e Matheus Bragança
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