A Diversidade no Mercado de Trabalho
Inclusão: Sabemos que muitas empresas fazem questão de terem funcionários padrão, porém algo que sempre foi de extrema importância é a nossa imensa diversidade de seres humanos, todos com suas respectivas raças, cores, etnias, gêneros, orientação sexual, religião, deficiência, idade e estado civil e afins. E oque felizmente vemos muito atualmente é a inclusão das diversidades dentro das empresas e seus grandes benefícios.
Abaixo veremos alguns tópicos de inclusão dentro das empresas:
PCD: A inserção de pessoas com deficiência ou PCD, é de extrema importância no mercado de trabalho. Não só para o empregado como também pra empresa. Além de ser lei que uma empresa tenha uma cota a cumprir com uma quantidade "x" de contratação de PCD, a pessoa com deficiência se sente incluída na sociedade e não diferente dela. Pois como sabemos os PCD sofrem constantes preconceitos ao longo de sua vida, sendo diminuído e subestimado por sua condição, então dar espaço pra essas pessoas mostrarem todo seu desenho profissional é uma ótima decisão para o avanço da sociedade. Provando assim de uma vez por todas que somos todos iguais e são nossas diferenças que nos tornam especiais em tudo aquilo que fazemos.
Pessoas LGBTQIA+ no Mercado de Trabalho.
Quando vamos falar sobre a diversidade, já nos vem logo a cabeça a comunidade LGBTQIA+ , é muito difícil para esse grupo conseguir se manter em um emprego, muitos desistem por conta das piadas de mal gosto, ou por conta do preconceito. Por isso, muitas mulheres trans estão nas ruas, fazendo programas para sobreviver. Muitas empresas acham um absurdo, introduzir pessoas da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho e por causa disso deveriam existir como uma legislação mais
rigorosa a favor dessas pessoas. Além do que, introduzir a comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho é bem visto, pois mostra quanto os funcionários e donos de empresas são eficientes e sábios o suficiente para respeitar a orientação sexual de cada um, oque toda a sociedade já devia ter aprendido faz tempo. É válido falar que independente de orientação sexual ou gênero, todos nós somos iguais e que não é isso que nos faz menos capaz de realizar nosso trabalho do que qualquer outra pessoa.
Contratar / Incluir pessoas idosas no mercado de trabalho.
Hoje em dia o mercado de trabalho é muito aberto em relação a incluir idosos na sua rede de trabalho. Hoje em dia nós temos a consciência de que a idade não diz nada sobre o seu desempenho e o seu rendimento no trabalho, de acordo com fontes na Internet apenas 11% das empresas têm programas para incluir profissionais maduro (idosos), isso é muito ruim, pois nem todos recebem auxílio do governo ou tem algum familiar próximo para ajudá-lo com despesas, por isso
muitos deles tentam ingressar no mercado de trabalho, mas infelizmente as empresas ainda são muito preconceituosas em relação a pessoas na terceira idade ingressar no mercado de trabalho, mas de pouco em pouco estamos conseguindo reverter isso, hoje em dia temos 43% de idosos cadastrados em vagas com carteira assinada (vale lembrar que esses dados são de 2017), é muito importante nós incluirmos pessoas na terceira idade no mercado de trabalho, pois nem todas elas tem alguma renda financeira para ajudá-las, por isso é muito importante as empresas começarem a incrementar pessoas na terceira idade em suas redes.
Jovem aprendiz no mercado de trabalho:
O ato de inserir o jovem no Mercado de Trabalho desde cedo, a partir de sua idade adequada, é muito importante. A experiência que levamos pode nos proporcionar grandes oportunidades lá na frente. Também se leva em questão que estimula o jovem a querer ser independente financeiramente e a construir uma carreira profissional, e assim ser um bom cidadão e ajudar outros a serem também. A falta de oportunidade para os jovens sem experiência, frustra muitos adolescentes, que muitas das vezes necessitam de um emprego para ajudar a família. Isentá-lo nesta oportunidade pode levá-lo a caminhos muito ruins e perigosos que prejudicam não só a ele como a sociedade.
Autores: Alex Rodrigo, Jorge Luiz, Mateus Dias, Nycolle Rocha e Vivian Estela.
Aprendizagem - Vendas 2021.1
Comentários
Postar um comentário