Práticas Modernas Na Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas

Desde as eras medievais, quando surgiram as empresas, pessoas são imprescindíveis para haja um perfeito funcionamento. Contudo, com os avanços sociais, quem era antes visto apenas como uma figura de força bruta, com direitos minimizados, das quais eram exploradas apenas para fins lucrativos empresariais, tornaram-se colaboradores, vistos de forma mais humanizada, explorando o melhor que cada um pode oferecer, onde tanto o empregador quanto o empregado crescem diante dos desafios diários. 
Em uma sociedade moderna, com a descoberta e o crescimento da individualidade, cada um passou a ser visto de forma única dentro da empresa. A sociedade na qual se vive hoje está repleta de pessoas que buscam cada vez mais instrução, tornando-se mais capazes de agirem por intelecto e não força bruta. Estão dispostas e preparadas a gerir ideias que tragam benefícios não apenas pessoais, como também para as organizações as quais estão inseridas. 
Gerenciar pessoas significa administrar suas capacidades dentro da organização, valorizando as capacidades e os talentos individuais de forma que se posas alcançar as metas da empresa. Quando servidores entram em uma organização, possuem objetivos diferentes das empresas. É natural que isso aconteça. Contudo, é necessário que haja um equilíbrio entre os interesses. As organizações recrutam e selecionam pessoas para que através delas alcancem seus objetivos, como por exemplo, aumentar a rentabilidade, qualidade, produtividade e etc., por outro lado, as pessoas que são selecionadas têm objetivos pessoais e lutam por tais através das organizações a qual pertencem. Todos os seres humanos gostam e sentem a necessidade de pertencer a um lugar. É de suma importância que dentro do ambiente organizacional o indivíduo vivencie essa sensação de prestígio. 
A grande maioria das sociedades já reconheceram que o fator humano é imprescindível para o bom funcionamento da empresa. Investir em ofícios que possam melhorar o bem-estar do colaborador, dar importância ao clima organizacional, criar oportunidades de capacitação e crescimento, traz um retorno positivo para a empresa. Funcionários satisfeitos produzem mais e de forma eficiente. A relação entre empregador e empregado deve ser recíproca. A empresa oferece benefícios ao indivíduo como remuneração, estabilidade, e status, enquanto o funcionário retribui com seu trabalho. Ambas as partes criam expectativas com essa relação. Quando ambas expectativas são supridas, é possível obter uma melhora considerável da relação funcionário-empregador. Ao perceber uma melhora de desempenho em funcionários que possuíam mais afinidade e liberdade para executar suas tarefas, empresas como Facebook e Google, inovaram em seus sistemas de trabalho cuja forma de atuação é a liberdade para os funcionários cumprirem suas tarefas em um prazo estipulado, mas sem a pressão dos patrões em cima. Como por exemplo, no Facebook, os funcionários não possuem horário para chegar e nem para sair, desde que produzam o estipulado pelas metas diárias, semanais ou mensais. 

Gestão no Facebook

Além da liberdade que possuem, os escritórios contam com uma estrutura onde os mesmos podem jogar vídeo game ou jogos de tabuleiro, ou até mesmo andar por toda sala de skate, fica a critério do próprio colaborador. As hierarquias, apesar de existirem, não parecem valer muito no dia a dia, apenas para resolução de problemas mais sérios. Comandando pela "Geração Y" (geração a qual está sempre conectada), os setores são separados em times e o acesso entre os times e o presidente da empresa são livres. Todos os empregados são ouvidos para dar opiniões ou sugestões na hora de criar novos produtos. Mesmo com a liberdade para trabalharem a hora que querem, os funcionários garantem que a responsabilidade também aumenta diante de uma maior autonomia dentro da empresa. Em uma reportagem à Globo, exibida no dia 18/11/2010, os servidores da agência Facebook relataram a diferença em trabalhar em algo que gostam, com a liberdade que sempre quiseram sem a pressão imposta ao trabalhar em ambientes exaustivos, que cobram muito do físico e mental, tornando-se muitas vezes desconfortável e desestimulante trabalhar naquele ambiente. Com essa gestão de funcionários, cuja relação entre empresa e funcionário é maximizada, e as expectativas de ambas são supridas, tornando o ambiente cada vez mais agradável, os objetivos tornaram-se mais fáceis de serem alcançados.
Hoje, quando questionados, os gestores de empresas que adotaram esse método dizem que foi uma aposta arriscada inicialmente, contudo, não há arrependimento. Em uma era tecnológica, faz-se necessário uma gestão também diferenciada. Não se obtém resultados diferentes agindo do mesmo modo. Tornando o ambiente cada vez mais agradável, os objetivos tornaram-se mais fáceis de serem alcançados. Hoje, quando questionados, os gestores que adotaram esse método dizem que foi uma aposta arriscada inicialmente, contudo, não há arrependimento. Em uma era tecnológica, faz-se necessário uma gestão também diferenciada. Não se obtém resultados diferentes agindo do mesmo modo. A gestão de pessoas do Google é uma referência em gerenciamento de pessoal, conhecida por ter uma das melhores organizacionais do mundo. 

Gestão no Google

O Google adotou processos básicos, porém, fundamentais para o desenvolvimento produtivo da corporação. Onde, o maior foco seja o conforto dos funcionários, em relação a forma de produção, para fazer algo que consiste em satisfação, isso exige uma boa definição de metas e uma boa gestão dos talentos da agência. Consiste em processo de análise e monitoramento para que não haja falhas nos processos, procurando aprimorar as boas práticas do empreendimento. Essas práticas são fundamentais para o sucesso empresarial. Exatamente por essas práticas serem tão básicas elas se tornam essenciais. Quando são bem executadas, o retorno para a organização é grande, já que poucas conseguem ser bem sucedida em sua implantação e desenvolvimento.


Anne Caroline, Sandra Muniz e Victoria Felix.
- Vendas 2018.4

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