Práticas Modernas Na Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas
Desde
as eras medievais, quando surgiram as empresas, pessoas são imprescindíveis
para haja um perfeito funcionamento. Contudo, com os avanços sociais, quem era
antes visto apenas como uma figura de força bruta, com direitos minimizados,
das quais eram exploradas apenas para fins lucrativos empresariais, tornaram-se
colaboradores, vistos de forma mais humanizada, explorando o melhor que cada um
pode oferecer, onde tanto o empregador quanto o empregado crescem diante dos
desafios diários.
Em uma sociedade moderna, com a descoberta e o crescimento da
individualidade, cada um passou a ser visto de forma única dentro da empresa. A
sociedade na qual se vive hoje está repleta de pessoas que buscam cada vez mais
instrução, tornando-se mais capazes de agirem por intelecto e não força bruta.
Estão dispostas e preparadas a gerir ideias que tragam benefícios não apenas
pessoais, como também para as organizações as quais estão inseridas.
Gerenciar
pessoas significa administrar suas capacidades dentro da organização,
valorizando as capacidades e os talentos individuais de forma que se posas
alcançar as metas da empresa. Quando servidores entram em uma organização,
possuem objetivos diferentes das empresas. É natural que isso aconteça.
Contudo, é necessário que haja um equilíbrio entre os interesses. As
organizações recrutam e selecionam pessoas para que através delas alcancem seus
objetivos, como por exemplo, aumentar a rentabilidade, qualidade, produtividade
e etc., por outro lado, as pessoas que são selecionadas têm objetivos pessoais
e lutam por tais através das organizações a qual pertencem. Todos os seres
humanos gostam e sentem a necessidade de pertencer a um lugar. É de suma
importância que dentro do ambiente organizacional o indivíduo vivencie essa
sensação de prestígio.
A grande maioria das sociedades já reconheceram que o
fator humano é imprescindível para o bom funcionamento da empresa. Investir em
ofícios que possam melhorar o bem-estar do colaborador, dar importância ao
clima organizacional, criar oportunidades de capacitação e crescimento, traz um
retorno positivo para a empresa. Funcionários satisfeitos produzem mais e de
forma eficiente. A relação entre empregador e empregado deve ser recíproca. A
empresa oferece benefícios ao indivíduo como remuneração, estabilidade, e
status, enquanto o funcionário retribui com seu trabalho. Ambas as partes criam
expectativas com essa relação. Quando ambas expectativas são supridas, é
possível obter uma melhora considerável da relação funcionário-empregador. Ao
perceber uma melhora de desempenho em funcionários que possuíam mais afinidade
e liberdade para executar suas tarefas, empresas como Facebook e Google,
inovaram em seus sistemas de trabalho cuja forma de atuação é a liberdade para
os funcionários cumprirem suas tarefas em um prazo estipulado, mas sem a
pressão dos patrões em cima. Como por exemplo, no Facebook, os funcionários não
possuem horário para chegar e nem para sair, desde que produzam o estipulado
pelas metas diárias, semanais ou mensais.
Gestão no Facebook
Além da liberdade que possuem, os
escritórios contam com uma estrutura onde os mesmos podem jogar vídeo game ou
jogos de tabuleiro, ou até mesmo andar por toda sala de skate, fica a critério
do próprio colaborador. As hierarquias, apesar de existirem, não parecem valer
muito no dia a dia, apenas para resolução de problemas mais sérios. Comandando
pela "Geração Y" (geração a qual está sempre conectada), os setores
são separados em times e o acesso entre os times e o presidente da empresa são
livres. Todos os empregados são ouvidos para dar opiniões ou sugestões na hora
de criar novos produtos. Mesmo com a liberdade para trabalharem a hora que
querem, os funcionários garantem que a responsabilidade também aumenta diante
de uma maior autonomia dentro da empresa. Em uma reportagem à Globo, exibida no
dia 18/11/2010, os servidores da agência Facebook relataram a diferença em
trabalhar em algo que gostam, com a liberdade que sempre quiseram sem a pressão
imposta ao trabalhar em ambientes exaustivos, que cobram muito do físico e
mental, tornando-se muitas vezes desconfortável e desestimulante trabalhar
naquele ambiente. Com essa gestão de funcionários, cuja relação entre empresa e
funcionário é maximizada, e as expectativas de ambas são supridas, tornando o ambiente cada vez mais
agradável, os objetivos tornaram-se mais fáceis de serem alcançados.
Hoje,
quando questionados, os gestores de empresas que adotaram esse método dizem que
foi uma aposta arriscada inicialmente, contudo, não há arrependimento. Em uma
era tecnológica, faz-se necessário uma gestão também diferenciada. Não se obtém
resultados diferentes agindo do mesmo modo. Tornando
o ambiente cada vez mais agradável, os objetivos tornaram-se mais fáceis de
serem alcançados. Hoje, quando questionados, os gestores que adotaram esse
método dizem que foi uma aposta arriscada inicialmente, contudo, não há
arrependimento. Em uma era tecnológica, faz-se necessário uma gestão também
diferenciada. Não se obtém resultados diferentes agindo do mesmo modo. A gestão
de pessoas do Google é uma referência em gerenciamento de pessoal, conhecida
por ter uma das melhores organizacionais do mundo.
Gestão no Google
O Google adotou processos
básicos, porém, fundamentais para o desenvolvimento produtivo da corporação.
Onde, o maior foco seja o conforto dos funcionários, em relação a forma de
produção, para fazer algo que consiste em satisfação, isso exige uma boa
definição de metas e uma boa gestão dos talentos da agência. Consiste em
processo de análise e monitoramento para que não haja falhas nos processos,
procurando aprimorar as boas práticas do empreendimento. Essas práticas são
fundamentais para o sucesso empresarial. Exatamente por essas práticas serem
tão básicas elas se tornam essenciais. Quando são bem executadas, o retorno
para a organização é grande, já que poucas conseguem ser bem sucedida em sua
implantação e desenvolvimento.
Anne Caroline, Sandra Muniz e Victoria Felix.
- Vendas 2018.4
Comentários
Postar um comentário