Segurança no Trabalho 2018.2 - ADM



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O que é segurança do trabalho?

A segurança do trabalho e a definição de conjuntos de normas, ações e medidas de prevenção. Destinadas à melhoria no ambiente de trabalho.

As medidas podem ser concluídas através de ações administrativas, educativas, organizacionais e higiene pessoal entre muitos outros.

Obtendo assim um melhor desempenho do funcionário beneficiando o crescimento da empresa.

O serviço de segurança do trabalho de uma empresa é composto por: técnico de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, médico e enfermeiro do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho, estes profissionais formam o SESMT (serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho) que pode ser constituído somente pelo técnico em segurança do trabalho. Também existem empregadores e empregados da empresa que formam um grupo conhecido como CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que tem como objetivo a prevenção de Acidentes e doenças decorrentes do trabalho de modo que se permaneça o trabalho com a prevenção da vida e saúde por meio da elaboração de um mapa de risco.


            

A importância da segurança e qualidade de vida no trabalho

Saúde e segurança do trabalho é ótima fonte de satisfação e respeito aos colaboradores que realizam suas atividades. A inclusão da segurança saúde em relação à qualidade de vida no meio corporativo tem se mostrado cada vez mais necessária e de grande importância no mundo atual.

Hoje em dia essa incorporação da segurança e qualidade de vida no trabalho é essencial e não devem andar separadamente, pois ela integra aos seus colaboradores, uma organização mais saudável e competitiva entre eles, sendo assim, é importante disponibilizar aos funcionários ferramentas que possam educar, treinar e proporcionar a eles o equilíbrio dos hábitos que interferem na sua segurança, saúde e qualidade de vida.

Cabe a cada empresa assegurar a integridade e o bem-estar físico e mental das pessoas com as quais se relaciona, em ambientes que estimulem o conhecimento e desenvolvimento profissional e humano.



Por que o funcionário deve cumprir as regras de segurança impostas na empresa.

Assim como as empresas tem como obrigação de ser responsáveis pelas normas e éticas para o bem melhor do funcionário o mesmo tem como obrigação de cumprir as regras no contrato de trabalho.

Caso o funcionário não cumpra com as regras impostas pela empresa, ela tem o total direito de aplicar penalidades trabalhistas.

A aplicação de medidas punitivas, tem como finalidade corrigir a má conduta do trabalhador, até mesmo prevenindo que o mesmo erro se repita.

Portanto, nesses casos as penalidades cabíveis perante a lei são: a advertência verbal, advertência escrita e suspensão. Pois essas ações têm como finalidade proporcionar a oportunidade de corrigir seu comportamento.


Participação: Daniel, Bruna V. e Thaís

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