Comunicação interpessoal

 Alunos: Laryssa Mirella, Hilquias Oliveira, Lailla Gonçalves e Emanuel Bryan


Consiste na troca de saudação e informações entre duas ou mais pessoas, podendo ser realizada oralmente e também por meio da escrita (como cartas, e-mails e após de comunicação). Vale destacar os benefícios de estabelecermos uma boa comunicação interpessoal com uma determinada pessoa, especialmente em um ambiente de trabalho, onde toda a organização do ambiente depende de uma boa comunicação entre os funcionários e clientes. Uma boa comunicação previne possíveis desentendimentos, previne falhas na execução de tarefas importantes que necessitam de informações claras para serem realizadas e ajuda até mesmo na produtividade do funcionário através de feedbacks. Outro tipo de recurso inserido na comunicação interpessoal que vale ser mencionado é a linguagem corporal. Gestos, tom de voz e até mesmo o olhar podem interferir e muito na maneira que conversamos e no entendimento da outra pessoa sobre o que falamos, é importante que nosso tom de voz e gestos sejam coniventes com a informação que estamos passando, para que dessa forma, a comunicação seja bem sucedida.

 Falta de comunicação

A falta de comunicação prejudica a confiança dos colaboradores, eleva o estresse e faz com que o ambiente de trabalho se torne desarmônico e problemático, a falta de comunicação pode causar desentendimentos, brigas tais como: entrega de uma tarefa errada por não ter se comunicado, atraso de um pedido por não ter recebido uma ordem clara sobre o mesmo, entre outros acontecimentos que podem, ainda, quem não está inserido no âmbito laboral, como por exemplo, os clientes e fornecedores.

 Motivação com a comunicação

 A  comunicação com os funcionários deve ser clara, objetiva e respeitosa, dessa forma, fica mais fácil conquistar a motivação da equipe no trabalho. É interessante também que superiores sejam acima de tudo parceiros de seus subordinados, prezando sempre por uma comunicação clara e também feedbacks sobre as tarefas realizadas por eles.

 Sendo assim, um líder deve saber ouvir e falar com seus liderados, pois uma boa comunicação depende dessa troca.

 Comunicação X Produtividade

 É  importante o uso de feedbacks para avaliar as tarefas que os funcionários estão exercendo, pois os ajudam a executá-las de uma melhor forma e também consertar erros que foram cometidos anteriormente. Com isso, os funcionários se sentem mais confiantes e estimulados a realizar suas tarefas com mais atenção e um olhar mais crítico.

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