Consiste na troca
de saudação e informações entre duas ou mais pessoas, podendo ser realizada
oralmente e também por meio da escrita (como cartas, e-mails e após de
comunicação). Vale destacar os benefícios de estabelecermos uma boa comunicação
interpessoal com uma determinada pessoa, especialmente em um ambiente de
trabalho, onde toda a organização do ambiente depende de uma boa comunicação
entre os funcionários e clientes. Uma boa comunicação previne possíveis
desentendimentos, previne falhas na execução de tarefas importantes que
necessitam de informações claras para serem realizadas e ajuda até mesmo na
produtividade do funcionário através de feedbacks. Outro tipo de recurso
inserido na comunicação interpessoal que vale ser mencionado é a linguagem corporal.
Gestos, tom de voz e até mesmo o olhar podem interferir e muito na maneira que
conversamos e no entendimento da outra pessoa sobre o que falamos, é importante
que nosso tom de voz e gestos sejam coniventes com a informação que estamos
passando, para que dessa forma, a comunicação seja bem sucedida.
A falta de comunicação prejudica a confiança dos colaboradores, eleva o estresse e faz com que o ambiente de trabalho se torne desarmônico e problemático, a falta de comunicação pode causar desentendimentos, brigas tais como: entrega de uma tarefa errada por não ter se comunicado, atraso de um pedido por não ter recebido uma ordem clara sobre o mesmo, entre outros acontecimentos que podem, ainda, quem não está inserido no âmbito laboral, como por exemplo, os clientes e fornecedores.
Sendo assim, um líder deve saber ouvir e falar
com seus liderados, pois uma boa comunicação depende dessa troca.
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