Como administrar um restaurante

Planejamento



  • Como administrar?


Acima de tudo, para administrar um restaurante é importante saber a cultura do local, o que realmente se adequa ao ambiente. Realize uma pesquisa que possibilite identificar caminhos que facilitem o seu negócio.

Por exemplo, se você não sabe qual seria o tipo de comida que você poderia oferecer em seu restaurante, a fim de obter mais sucesso, elabore uma pesquisa com base nas pessoas próximas a localização do estabelecimento.


Fonte: https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR

  • Valorize seus funcionários


Não se trata somente de aumento de salário ou algo do tipo, e sim a forma de como tratar, saber agradecer ou saber a forma de se explicar. Também mudança de salário com o mercado pode aumentar a rotatividade de pessoal e gerar bastante dor de cabeça. Contrate pessoas qualificadas e pague-as como elas merecem. Você certamente terá um melhor resultado em seu restaurante.





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  • Respeite a legislação


Priorize o pagamento de impostos em dia:
Um empresário nunca pode ignorar as normas de pagamentos de impostos, pois o estabelecimento pode levar uma multa e ser prejudicado, além disso, pode influenciar no investimento da empresa.

Para evitar esse constrangimento, vale a pena contar com os serviços de profissionais de contabilidade, que têm obrigação de controlar a evolução do patrimônio de uma empresa, através dela é possível calcular e registrar todas as operações comerciais e financeiras realizadas.

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  • Esteja consciente sobre o papel da Vigilância Sanitária


Manter o restaurante em condições de higiene adequadas e oferecer alimentos em um bom estado de conservação são itens que devem ser levados em consideração pelo empreendedor.
Uma punição da Vigilância Sanitária, sobre a conservação dos alimentos, pode causar dano à imagem do seu negócio.

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Cultive um ambiente de trabalho confortável


· Conforto:

O seu estabelecimento deve ter uma área dividida confortavelmente para recepcionar seus clientes. Fique atento até aos mínimos detalhes: a entrada do estabelecimento deve ter espaço suficiente para os clientes entrarem e saírem sem nenhum transtorno, deve haver rampas de acesso para portadores de deficiência, piso tátil para as pessoas portadoras de deficiência visual, o ambiente deve ser climatizado, mesas e assentos confortáveis, tudo isso é fundamental para satisfazer o cliente.

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  •  Estética


Não dá para deixar de lado um bom visual quando falamos de restaurantes, pois, para satisfazer completamente o seu cliente, não basta apenas servir uma comida deliciosa. É preciso caprichar nos detalhes! A estética do seu restaurante deve coincidir com o tipo de comida que é servida.

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  • Praticidade


Não dá para deixar de lado um bom visual quando falamos de restaurantes, pois, para satisfazer completamente o seu cliente não basta apenas servir uma comida deliciosa. É preciso caprichar nos detalhes! A estética do seu restaurante deve coincidir com o tipo de comida que é servida.

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  • Higiene


Acontece que esta missão não é nada simples. O cumprimento das normas de higiene em restaurantes exige muito comprometimento de toda a equipe! Além disso, vale ressaltar que não é só a cozinha que deve ser impecável: todos os ambientes do estabelecimento têm que ser mantidos devidamente limpos e higienizados. O ambiente deve ser sempre revisado e monitorado, tendo em vista ressaltar tarefas e observações do ambiente, para que o mesmo fique e continue sempre limpo e organizado. Uma boa maneira de ressaltar as tarefas e conclui-las é criar um checklist e dividir as tarefas para a equipe de limpeza e organização.

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Fique de olho na concorrência

Estabelecer seus objetivos e se fortalecer em relação à concorrência são questões de sobrevivência, afinal, estar à frente do mercado é o que vai determinar o sucesso absoluto do seu estabelecimento. Portanto estar sempre de olho e por dentro daquilo que oferecem ou deixam de oferecer é essencial para saber o momento certo de agir e ter oportunidades perfeitas de se diferenciar daquilo que já existe, inovando desde produtos até estrutura física.

Ter ideias inovadoras acima do que já existe é o que irá te impulsionar a destacar-se, é importante apostar em produtos únicos e sempre manter sigilo em relação aos fornecedores, oferecer melhores profissionais que a concorrência, conhecer o público alvo como ninguém, ter sempre melhores preços e buscar cada vez mais formas de se diferenciar para enfrentá-los e garantir uma posição favorável no mercado, a partir disso, você pode começar a estabelecer algumas atitudes para modernizar a sua forma de fazer negócio.

Quando o objetivo é se destacar em relação à concorrência, a palavra de ordem é “inovação”. Oferecer novas soluções para o mercado pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. No entanto, a ideia parece muito mais simples do que a execução. Inovar não é tão fácil e, por esse motivo, é importante estar por dentro das tendências do mercado e de olho em novas tecnologias.

Fonte: https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR


Seja um verdadeiro líder


Liderar uma equipe é conduzir pessoas, colaboradores, para que os mesmos consigam caminhar com as próprias pernas. Quem exerce a liderança precisa receber o respeito dos liderados, tendo autoridade. Querendo agir pelo poder, você tem uma equipe que teme, mas não respeita.

O verdadeiro líder deve ter sabedoria para delegar, mas com grande responsabilidade, pois, quem delega, não deve se furtar da responsabilidade do que se está delegando. Um bom líder, ou mesmo coach, é aquele que prepara novos líderes, é um treinador. Deve tratar os liderados como parceiros e acima de tudo saber que os talentos são seres humanos. A equipe deve ser tratada com braço firme e mão amiga, ela é o sucesso do líder. Você tem uma equipe que teme, mas não respeita.

O verdadeiro líder deve ter sabedoria para delegar, mas com grande responsabilidade, pois, quem delega, não deve se furtar da responsabilidade do que se está delegando.

Fonte: https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR

Texto escrito pelos jovens aprendizes: Danton da Silva Oliveira, Samuel Doria Nunes, Bruno Souza da Silva, Silas Santiago de Araujo, Lorran Morais.
Turma: 2019.10

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