O jovem no mercado de trabalho
imagem: google imagens
Hoje em dia, muitos jovens têm dificuldade de serem inseridos no mercado de trabalho, pelo fato de não possuírem experiência alguma. Os jovens ficam sem oportunidades na hora de ingressar no mercado de trabalho, mesmo que muitos tenham conhecimento sobre determinada função.
A falta de oportunidades afeta principalmente aqueles de classe baixa, como também aqueles que não terminaram o Ensino Médio, ou ainda, aqueles que não tiveram a oportunidade de cursarem uma faculdade, tendo em vista que o mercado de trabalho procura as pessoas mais capacitadas e aperfeiçoadas. Os grandes chefes optam em escolher os que têm idade entre 25 a 65 anos de idade, para eles a idade é uma grande referência de responsabilidade, maturidade e experiência.
Por esses tipos de dificuldades do jovem se inserirem no mercado de trabalho, foi criada a lei do jovem aprendiz. Essa lei permite que jovens de 14 anos até os 24 anos incompletos, podem ser contratados diretamente pela empresa ou entidade sem fins lucrativos, participando de cursos profissionalizantes e programas de aprendizagem disponíveis pelas instituições inscritas na Lei, tendo direito a todos os benefícios trabalhistas e previdenciários como qualquer outro funcionário tem.
Mas ainda assim, o índice de jovens desempregados ou jovens que trabalham de forma informal é alto. Porque nem todos têm a oportunidade de conseguir uma vaga de jovem Aprendiz. Ou às vezes se cansam de tanto enviarem currículos para as empresas e nada de serem chamados para entrevista.
Apesar de o mercado informal gerar oportunidades de um início para inserção na vida profissional, na informalidade, o jovem deixa de ter seus direitos assegurados por um contrato de trabalho via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), E principalmente deixa de ter anotada sua experiência profissional, o que futuramente impede que o mesmo possa comprovar os conhecimentos que adquiriu em seu período de trabalho informal.
Turma: Aprendizagem administrativo.
Alunos: Carla Carolina e Michael.
Comentários
Postar um comentário