Empreendedorismo: Corporativo e Internacional
fonte da imagem |
Quando pensamos em empreendedorismo, imaginamos grandes empresários com suas empresas multinacionais, e que muito provavelmente são pessoas que sempre foram condicionadas/influenciadas a tal profissão. Entretanto, segundo o site SB Coaching, “empreendedorismo pode ser entendido como a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos.”. O que se difere um pouco de empreendedor.
Empreendedorismo X Empreendedor
Segundo o Google acadêmico, empreendedorismo é caracterizado como: "disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios."
Por outro lado, empreendedor "é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa".
→ Um indivíduo pode possuir todas as características certas naturalmente: se não escolher agir, colocar suas ideias em prática e batalhar por elas, será impossível conquistar algo.
Principais características do empreendedorismo:
* Criatividade;
* Iniciativa;
* Pensamento estratégico;
* Confiança.
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
Considerado um dos principais aspectos responsáveis pelo desenvolvimento, ordem e economia, que contribui para a geração de de lucros em determinada empresa. Muitos profissionais do mercado estão crescentemente expondo seus interesses nesta ferramenta para o bom crescimento e desenvolvimento de suas empresas.
Este método surgiu em meados dos anos oitenta, beneficiando e revitalizando as performances de empresas, que quando inseridas em ambientes competitivos acabam se elevando e se destacando de outras empresas, que não utilizam tal método.
Quando tratamos de empreendedorismo corporativo, podemos dizer que não há uma fonte única aceita universalmente, assim como também não existe uma definição correta para o empreendedorismo.
Neste meio, revelam-se duas tendências principais: a primeira foca foca no indivíduo que implementa a inovação na empresa, que apresenta o empreendedorismo corporativo.
Formas de empreendedorismo corporativo: Negócios corporativos, inovação, renovação estratégica, dentro da organização e fora da organização.
Dentro de empresas é obrigatório o estímulo de comportamentos corretos neste meio, devemos incluir:
→ Visão empreendedora;
→ Disponibilizar sistemas de recompensas e reconhecimento dos funcionários;
→ Incentivar a melhora da performance;
→ Obter unidades organizacionais com equipes multifuncionais;
→ Estabelecer papéis variados aos funcionários;
→ Possibilitar o acesso irrestrito à informação;
→ Implementar fundos corporativos para investimentos de novos negócios;
→ Trazer para dentro da empresa a voz do consumidor ( de todos os níveis financeiros).
Segundo as pesquisas, o empreendedorismo vem crescendo cada vez mais, aumentando em ano em ano, até no dia a dia, o empreendedorismo é a primeira opção que vem na mente dos que têm dificuldades de encontrar uma vaga de emprego.
Empreendedorismo internacional
Empreendedorismo vem trazendo novas novidades, o objetivo das empresas internacionais “ é expandir por vários países, tendo seu país de origem, mesmo assim fundando suas empresas em outros lugares” outro objetivo é impactar grande número de clientes por meses ou por semana trazendo soluções para atender às necessidades dos seus clientes, e o outro objetivo é crescer em lucro através do produto que vende e indo atrás de meios viáveis de facilidade.
Essas empresas são formadas por pessoas que sonham em ter seu próprio negócio, buscando sempre vagas no mercado de trabalho, tendo coragem, inovações, conjunto de habilidades e conhecimentos. O empreendedorismo vem montando uma base para uns que passam por dificuldades financeiras e para outros concorrer com outras empresas, foram diferenças entre empreendedorismo e empreendedorismo internacional.
Mesmo assim, há empresas que têm muitas dificuldades e, por isso, desistem de primeira e outras vão até mais lá a frente e param, e outros poucos que conseguem alcançar o que deseja.
Pesquisadores entre eles o (Portal Educação), mostra algumas empresas que empreende no brasil e em outros países como:
MC Donald, Coca Cola, Burger King, entre outros, que são originados no seu país de origem e fundaram seus comércios e produtos em outros países,
Nos últimos anos o empreendedorismo teve uma queda das empresas empreendedoras internacionais, no ano de 2018 de 10,9% e o de 2019 de 0,2%.
Turma: 2019.10 - Aprendizagem administrativo
Alunos: Maria Eduarda, Ruan Luiz e Luiz Paulo.
Comentários
Postar um comentário