DICAS DE COMO MONTAR UM BOM CURRÍCULO.
DICAS DE COMO MONTAR
UM BOM CURRÍCULO
1.
Economize na quantidade de dados pessoais
Não é necessário encher o currículo com todos os
tipos de dados pessoais. O possível empregador não precisa saber do seu RG,
CPF, e nem do nome dos seus pais antes mesmo de contratá-lo. Em vez disso, uma
sugestão seria colocar apenas:
- Nome
completo
- E-mail
- Telefone de
contato
- Cidade onde
mora
- Idade ou
data de nascimento (opcional)
Uma observação importante: cuidado com os nomes que você usa em e-mails e
endereços de redes sociais. Apelidos de internet ou associações com personagens
de filmes, quadrinhos e videogames podem passar uma impressão negativa ao
avaliador. Para parecer mais profissional, crie um endereço apenas com o seu
nome real e nenhuma informação a mais.
2.
Especifique uma área de atuação
Depois dos dados pessoais e antes da descrição de
suas experiências e formação, seria bom apresentar uma área de atuação bem
definida, com bom destaque, usando poucas palavras. Essa informação deve
comunicar, de maneira rápida e genérica, com o que você trabalha. Exemplo:
- Redes
Sociais e Publicidade Online
- Recursos
Humanos e Gestão de Pessoas
- Finanças e
Controladoria
- Enfermagem
e Acompanhamento de Saúde
Este não é o espaço para informar o cargo desejado
(gerente de compras, assistente comercial, analista de redes sociais). É
importante saber diferenciar cargos de áreas de atuação.
3.
Descreva sua Formação
Cite, de forma sucinta, seus cursos de graduação e
pós-graduação. Utilize os seguintes dados e use sempre a ordem do mais recente
para o mais antigo. Um modo de como fazer:
- Modalidade
do curso
- Título do
curso
- Instituição
- Local do
Curso
- Período do
curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).
Exemplo:
- Mestrado em
Biologia Marinha – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
– 2015 (em curso)
- Graduação
em Ciências Biológicas – Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP) –
2010 – 2014.
4.
Cursos e outras atividades
Se você tem cursos técnicos, experiências
internacionais, ou participação em eventos que possam turbinar as chances de
ganhar a vaga, liste-os no fim do currículo. Não é necessário encher de
detalhes nem fazer uma lista comprida de eventos. Basta colocar o título, a
instituição, o local e a data. Exemplo:
- Curso de
formação em monitoria de redes sociais, pelo Instituto Internacional de
Mídia. Fortaleza (CE), 2016.
- Curso
avançado de gerenciamento de redes, pela Associação Brasileira de Mídia
Digital. Florianópolis (SC), 2017.
5.
Observe a linguagem!
Nada mais comprometedor para um profissional do que
apresentar um currículo com erros de português!
Invista em uma revisão detalhada de todo o seu
currículo. Se não tem certeza sobre a grafia de determinada palavra, consulte-a
em algum dicionário online. Tome cuidado com as gírias e palavras reduzidas. Se
está inseguro para escrever, peça a ajuda de alguém especializado. Só não pode
enviar currículo com erros para o avaliador.
6.
Simplicidade é o melhor caminho
Currículos imensos, cheios de palavras difíceis e
detalhes desnecessários não impressionam ninguém – pelo contrário, se perdem na
pilha de outros currículos. Na tentativa de chamar a atenção do avaliador,
acabamos exagerando na quantidade de informações e cansando a leitura do
currículo.
Use palavras simples e corriqueiras, fuja dos
rebuscamentos e da tentativa de “parecer inteligente”. Seja prático e objetivo.
Passe a ideia de eficácia.
7.
Esqueça as fotos e outros recursos gráficos
Não ponha fotos no currículo, a menos que seja
exigido pela empresa. E no caso de ter que incluir sua foto, tente usar uma
simples em que você pareça natural e simpático. Evite selfies,
fotos em trajes de banho, em viagens ou festas. Uma simples imagem com boa luz
e fundo neutro podem contar muito mais a seu favor.
Também não é necessário utilizar recursos gráficos
para enfeitar o currículo. Como: Bordas, elementos florais, fontes diferentes,
efeitos de sombra, excesso de cores, enfim. Seja simples.
8. Seja sincero
Não minta em seu currículo, independentemente do
quão seja necessário. Essa é uma atitude antiética e que normalmente acaba
sendo descoberta pelos departamentos – e, quando descobertas, podem arruinar
sua credibilidade.
Uma boa carreira começa sempre com um bom
currículo!
Elizia Freitas, Carlos André, Gabrielly Vaz
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