Olá! Sejam bem vindos a revista digital da turma ADM 2019.1.
Aqui veremos temas de grande importância para o início de uma vida profissional, auxiliando no seu modo de agir para obter sucesso em sua jornada. 





BEST PRACTICE


Best Practice, também conhecido como boas práticas tem como definição ações que transmite o bem para algo ou alguém.
As boas práticas também podem ser implantadas por determinadas empresas, nesses casos podem facilitar relação interpessoal entre gestores e associados com isso trazendo um melhor ambiente de trabalho. Existem dois tipos de boas práticas sendo na empresa elas externas e internas.
As externas são práticas que as empresas alcançam pessoas que estão de fora da mesma.
As internas são práticas que só alcançam o efetivo da empresa.


DE OLHO NO 5S!

A FERRAMENTA QUERIDINHA DA CORPORAÇÃO.




5s é uma ferramenta de gestão empresarial, tem a origem Japonesa, e as iniciais de suas atividades começam com a letra S. SEIRI, SEITON, SEISO, SEITKETSU E SHITSUKE.

A ferramenta 5s tem como objetivo aperfeiçoar aspectos dentro das organizações. O intuído é a melhoria contínua, essa ferramenta geralmente é implantada como um meio estratégico nas corporações.

SINTA-SE EM CASA!

Não mude sua essência, muito menos o seu estilo, seja você.



As empresas estão cada vez mais deixando os funcionários a vontade no ambiente corporativo, segundo diretores de grandes companhias não importa o traje, o jeito e o gênero de seu colaborador e sim os resultados que o mesma entrega, pois, setores contam com pessoas de diferentes culturas e pensamentos completamente diferente.

As práticas desenvolvidas pelo setor de RH, tendem a fazer interações entre os colaboradores de todos os setores existentes na companhia, elaborando eventos em que todos realizem juntos.

É uma prática boa para todos os colaboradores e faz com que reduzem conflitos e todos tenham um ambiente agradável.


SEJA DESTAQUE! 

Faça a diferença e seja reconhecido pelo seu bom trabalho.




É um projeto utilizado por muitas empresas, onde o funcionário que é destaque no mês recebe um certificado assinado pelo gerente geral e é entregue pelo mesmo no dia da festa.

Esse projeto é contabilizado cada mês quem supera a meta é contemplado com esses prêmios. É tirado uma foto no dia do evento e onde a empresa divulga essas fotos em murais e em redes sociais com a permissão dos associados.

É uma boa prática, pois, estimula os funcionários a serem melhor a cada dia e reconhece o mesmo.

 


GINÁSTICA DENTRO DA CORPORAÇÃO PODE SIM!

Espante as dores e a tenção do dia-a-dia.


A ginástica laboral é de uma importância e tanto para os colaboradores, empresas de todos os estados estão adotando a prática dos exercícios laborais, tudo isso porque o trabalho gera consequências físicas aos funcionários tais como a má postura.

A ginástica trata-se de uma série de exercícios que são realizadas no ambiente de trabalho, tem como objetivo proporcionar boas condições físicas e mentais as equipes.

Os benefícios dos exercícios dentro da corporação são importantes tanto para os colaboradores que trabalham no administrativo, como para os que exercem atividades pesadas.

O ato de participar das atividades proposta pela ginástica diminui as chances de desenvolver doenças comuns no ambiente de trabalho, como lesão por esforço repetitivo e distúrbio osteo muscular relacionado ao trabalho.

NÃO AO PRECONCEITO


A discriminação no ambiente de trabalho afronta de forma brutal o princípio da igualdade assegurada pela Carta Magna, tendo em vista que esse tipo de afronta atinge o trabalhador de maneira explicita, não há subterfúgios, não simulações ela é direta.

O princípio da igualdade é o pilar de uma sociedade que pretende ser vista como democrática, que respeita as crenças e convicções de cada um de seus cidadãos, que não leva em consideração a origem, sexo ou qualquer outro modelo.

CORPORAÇÃO TRANSFORMANDO VIDAS

Se a dor do próximo não te comove, o problema não está nele. Está em VOCÊ!!


Quando a companhia se preocupa em ir atrás de problemas na sociedade como a fome, abandono e o frio por exemplo gera um marketing positivo para empresa não apenas para o público, mas também para os funcionários a visão dos mesmos mudam e isso traz uma motivação maior de ir trabalhar por exemplo. As corporações estão cada vez mais se preocupando em fazer essas ações, algumas até investem em projetos inovadores (já existentes), como tratamento da água da chuva, reaproveitamento de resíduos de uma população etc.



COMPORTAMENTO

SUAS ATITUDES FALAM POR VOCÊ!



JÁ PAROU PARA PENSAR EM CADA COSTUME, VALORES, MANEIRAS DE
AGIR, E COMO ISSO INFLUENCIA NA SOCIEDADE AO REDOR?

NO TRABALHO, NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE, CADA INDIVÍDUO TEM A SUA MANEIRA DE SE COMPORTAR E POSICIONAR DIANTE DAS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES.

Mas será que já paramos para pensar em como os pontos positivos
e negativos de cada tipo de comportamento influenciam nas nossas oportunidades e no nosso ambiente de trabalho?
Vamos pensar a repeito disso agora!







COMPORTAMENTOSPOSITIVOS NO MERCADO DE TRABALHO


Meritocracia

Um bom profissional é aquele que reconhece seus pontos por seus méritos e não por afinidades ou favoritismos do líder.

Estudabilidade


Este termo refere-se aquele profissional que busca alternativas e meios
para resolver os problemas e desafios que surgem dentro da empresa, usando a principal ferramenta que temos: o estudo e a pesquisa.

Inteligência emocional

Um profissional emocionalmente inteligente consegue identificar rapidamente as suas emoções e não permite que nos momentos de turbações acarrete consequências para a sua determinada função.

Vontade de fazer

Não basta saber e querer, é preciso muita vontade para fazer. Onde há
vontade, há um caminho. Mas onde há muita vontade de fazer, há vários caminhos.




Proatividade

Significa se antecipar em situações que exigem soluções rápidas e nas quais não há tempo para consultar os superiores assumindo as responsabilidades.
Para as empresas, os funcionários proativos são um verdadeiro tesouro
que contribui para o bom desenvolvimento do trabalho.

Identidade afirmativa

Condiz com aquele profissional que persevera até alcançar o melhor resultado,
dizendo para si mesmo: “não consegui, vou tentar novamente”, pois revela que
As pessoas que têm uma identidade afirmativa não desistem frente às
primeiras dificuldades.

Comunicar-se bem

Saber se expressar bem é um dos pontos que levará o profissional,
independente da sua função a um nível maior em sua carreia, porque além de uma empregabilidade fixa, ele passará confiança através das informações que transmite.




COMPORTAMENTOSNEGATIVOS no mercado de trabalho

Ausência de compromisso

Quando há ausência de compromisso, o funcionário vai empurrando com a barriga suas obrigações. Se sente desestimulado, desencadeando limitações e decepções profissionais.

Manipulação

Um profissional manipulador sempre mantém uma boa relação com os outros funcionários. 

Entretanto, pensa apenas no seu próprio bem e por isso manipula seus colegas
para alcançar seus objetivos e tirar vantagem dos demais.

O TALENTO VENCE JOGOS, MAS SÓ O TRABALHO EM EQUIPE GANHA CAMPEONATOS.- MICHAEL JORDAN



Perseguição

Um profissional que se sente perseguido, tende a passar uma
imagem de insegurança.

Como se sente ameaçado por seus colegas e gestores, não se sente confiante de expor suas ideias e opiniões, fazendo com que sua produtividade diminua por pensar que não é capaz e para se proteger.


Reclamação

Um profissional que só reclama de seus gestores, das suas tarefas e dos seus colegas.

A insatisfação compromete a participação na equipe, pois não agrega em novas iniciativas, já que a sua frustração está sempre ligada ao outro e compromete, também, seu emprego, por não mostrar serviço e proatividade.




"NINGUÉM CONSEGUIRÁ TRABALHAR EM EQUIPE SE NÃO APRENDER A OUVIR. NINGUÉM APRENDERÁ A OUVIR SE NÃO APRENDER A SE COLOCAR NO LUGAR DOS OUTROS."- AUGUSTO CURY

QUEM INOVA, SAI NA FRENTE!

Quando se fala em inovação organizacional, refere-se a empresas ou instituições que colocam em prática novos processos, que saiam do patrão, com o objetivo de obter novos 
resultados e lucros. Essa inovação se dá através de mudanças na organização do ambiente de trabalho.

Uma empresa focada em inovação, é favorável a mudanças, não apenas em sua organização, mas também em seus produtos e serviços. A inovação organizacional contribui positivamente 
para que a empresa saia na frente de seus concorrentes, através de serviços mais estimulantes para seus colaboradores e produtos mais vantajosos para seus clientes. Se inovar organizacionalmente contribui muito para que a empresa evolua, e aumente sua qualidade.


Se antes era preciso ficar na espera por um táxi, sinalizando pela sua parada, hoje em dia temos serviços como a UBER, que nos garante muita praticidade na hora de utilizar um serviço de transporte. A UBER promoveu grande inovação em seu ramo de serviços. Para solicitar uma viagem, basta usar um celular que tenha o aplicativo. Além da praticidade para utilizar o serviço, também existem outras ferramentas que fazem da UBER um exemplo de inovação, como: Poder consultar notas e comentários sobre os motoristas, feitos por passageiros que utilizaram o serviço anteriormente, se informar antecipadamente sobre preço e previsão do tempo de viagem.  
 Portanto, a UBER uniu ferramentas que faltavam nos mais tradicionais serviços de transportes, trazendo assim mais praticidade, conforto, agilidade e segurança para seus passageiros e motoristas. Conquistando espaço em um mercado já existente, de forma que se destacasse de seus possíveis concorrentes, como o velho e tradicional táxi.  
VIVA A INOVAÇÃO!!!!





O USO CORPORATIVO DAS REDES SOCIAIS!









Em tempos de trocas de mensagens instantâneas, o uso das redes sociais tem se tornado comum como ferramenta de trabalho. 

Que tal falarmos sobre as vantagens das redes sociais no ambiente corporativo? Facebook, WhatsApp, Skype, E-mail, entre outras redes sociais, se forem usadas de modo eficiente serão importantes meios de comunicação para troca de informações e marketing da empresa. Também é uma ótima maneira de manter contato instantâneo com seus clientes.  

 Ter um perfil voltado para o meio corporativo pode ajudar muitos profissionais que querem se inserir no mercado de trabalho e buscar informações competentes a área de sua carreira.

VOCÊ CONHECE O LINKEDIN?
Com milhões de usuários, o  LinkedIn  é a maior rede social voltada completamente para o ambiente corporativo. Semelhante a outras redes sociais, como o Facebook, também possibilita interação entre seus usuários. 

A grande diferença é que no Linkedin, as interações são voltadas para o mundo profissional. No LinkedIn, os usuários divulgam seus dados, principalmente profissionais. Também é importante mencionar seus contatos, suas informações acadêmicas e seu histórico de 
experiências profissionais.

EXPLORE NO LINKEDIN...
Através de seus contatos no LinkedIn, você pode estabelecer e manter contatos com empresas, colegas de trabalho, e profissionais da sua área, criando e atualizando seu networking, além de elaborar um currículo online, permitindo que empresas te encontrem, possibilitando novas 
oportunidades de trabalho.

"Jefferson, trabalha atualmente como jovem aprendiz na Casa e Video e usa o linkedln para se conectar com outros profissionais "


FUNCIONÁRIO INOVADOR

 

Segundo, Luiz Cláudio, Gerente de inventário de 99 lojas, Prevenção de perdas e da assistência técnica da Casa e Vídeo, ativo no mercado varejista há mais de 30 anos “Se manter inovador depende muito das normas da empresa, uma empresa que dá voz ao funcionário nos momentos corretos agrega para a vontade de inovação e criação por parte do associado”.


As Dicas para um funcionário inovador são:
 Ser expresso e direto nas ideias geradas quando passar para um gestor, uma empresa não gosta de perder tempo porém quando o “tempo perdido” é revertido em lucro é válido;
 Uma mente blindada é uma mente limitada, então procure expandir conhecimentos nem toda inovação depende de um nível de conteúdo intelectual atual, mas com certos conhecimentos técnicos, uma inovação realista pode ser facilmente colocada em prática;
 Não limite suas ideias, não mesmo. Todos nós temos capacidade para
inventar o jamais visto, porém nem toda inovação é simplesmente Nova, o reinventar às vezes é mais lucrativo, prático, e realista ao momento, então não se limite;
 Anotar tudo que inspirar sua criatividade, mesmo sem compromisso,seu cérebro armazena e trabalha suas ideias.



EMPRESA INOVADORA

 
Ei, você empresário! Aprenda como tornar a sua empresa mais inovadora!
Inovar é a forma de uma empresa se destacar no mercado, seja desenvolvendo um novo produto ou uma forma de produção mais eficiente que as dos concorrentes. Há alguns fatores-chaves que conduzem uma empresa à inovação e maior competitividade no mercado.
Para o consumidor final, o que faz uma empresa inovadora é a inovação no mercado, os lançamentos, as melhorias nos produtos. Mas para as empresas serem consideradas como inovadoras, de acordo com parâmetros de pesquisas, considera-se também a criação de novos saberes.

EXEMPLOS....
 Relacionar-se com outros stakeholders, como Empresas juniores – universitárias ou não – e startups, Pois a inovação está diretamente ligada a empresa ser parceira de outras e disseminar conhecimento;
 Utilizar novas tecnologias, e estar sempre atento às novidades de projetos e ideias no mercado;
 Projetar uma meta quantitativa de projetos e ideias que devem ser apresentados e implementados por ano;
 Promover workshops entre os funcionários para incentivar a troca de conhecimento e a criação de novas ideias;
 Desenvolver protótipos e testes antes de implementar determinado projeto, para minimizar ou até eliminar os impactos de possíveis erros;
 Ter um número fixo de funcionários dedicados exclusivamente para pensar a área de projetos e inovação da empresa
 Investir em mentes jovens, com ideias frescas e atuais. Um bom exemplo de como fazer isso é contratando jovens aprendizes ou estagiários.


INOVAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
 SAIBA OQUE AS EMPRESAS ESTÃO FAZENDO PARA TRAZER QUALIDADE DE VIDA PARA OS SEUS FUNCIONÁRIOS

Com o mercado atual sendo exigente e cada vez mais competitivo, os trabalhadores vêm se dedicando em ser bons profissionais. Contudo, é muito comum um trabalhador não se importar em cuidar de si próprio e da sua qualidade de vida. Além disso, o trabalho por horas pode trazer muitas consequências físicas e psicológicas.
Para evitar os problemas futuros um número crescente de companhias estão adotando intervalos para praticar ginástica, chamado de Atividade Física Corporativa. A esperança delas é conseguir manter os funcionários mais produtivos por mais tempo. O trabalhador que reserva alguns minutos na semana para se exercitar será mais ativo e seu serviço renderá muito mais. Além disso, atividade física ajuda a manter o estresse a distância.

Ginástica Laboral, aposta das empresas
O termo Laboral em sua raiz etimológica significa trabalho. Ginástica é uma série de movimentos que exigem flexibilidade, força e coordenação motora.
Juntando as duas palavras podemos definir Ginástica Laboral como
movimentos de força e alongamentos realizados no trabalho.
A prática de exercícios físicos é realizada dentro do ambiente de trabalho ou até mesmo dentro de casa, para ser feito pelos profissionais que fazem
atividades repetitivas. A prática da atividade laboral não tem fins estético,
mas sim, preventivo. Os exercícios podem ser feitos de duas a três vezes por semana, com o auxílio de um profissional, normalmente tem duração de 10 a 20 minutos. Ao relaxar e alongar os músculos usados repetitivamente todos os dias, o funcionário pode diminuir as chances de prevenir lesões causadas por esforços repetitivos feitos no trabalho.






ENTREVISTA
Entrevistadas:
Fabiane Machado e Thaiana Braga.
(RH SUPERMARKET)

NA SUA VISÃO, QUAL O COMPORTAMENTO IDEAL DE UM FUNCIONÁRIO?

Apresentação pessoal, pelo fato de lidarmos com o público. Postura profissional, estar pronto a atender ao cliente e as necessidades do setor. Proativo, ir além do que se pede, tendo uma visão macro. Pontual e produtivo, aberto a novos horizontes.


ALGUMA VEZ VOCÊ TEVE QUE CONCORDAR COM UMA DECISÃO CONTRA A SUA VONTADE? COMO FOI A SUA REAÇÃO?

Sim. Porque em um processo seletivo há indicações feitas pela diretoria, que necessitam ser aceitas. Minha reação foi de insatisfação, pois o candidato não tinha as habilidades necessárias para o cargo.


QUAIS OS ERROS DE POSTURA MAIS COMUNS ENTRE OS JOVENS CANDIDATOS?

Conversas paralelas, falta de postura, falta de atenção e má apresentação
pessoal.


VOCÊ PODE ME FALAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREGADO QUE CUMPRIU OU EXCEDEU SUAS EXPECTATIVAS?

As características são identificadas já no primeiro contato feito no
processo seletivo, na fala e em se expressar bem. Descrever a função e o
comportamento acaba sendo identificado na prática no trabalho em
equipe e na expressão, em geral, com todos ao redor.


QUAL DEVE SER O COMPORTAMENTO DO JOVEM QUE BUSCA SUCESSO PROFISSIONAL AO SE CANDIDATAR A UM PROCESSO?

Apesar da geração moderna, não podemos deixar as boas práticas de
cordialidade. Lembrando sempre que a primeira impressão é a que fica.


                         PROFISSIONAIS
                   INSPIRADORES


Algumas pessoas são verdadeiras fontes de inspiração, seja pelo trabalho que desenvolvem, as suas histórias de vida e superação ou ainda por impactarem a sociedade de alguma maneira, marcando o campo social, político, artístico e profissional.
Não é por acaso que elas despertam curiosidade. Afinal, saber mais sobre pessoas inspiradoras pode ser o primeiro passo para se tornar uma, não é mesmo? Nesta apresentação, trazemos 3 dos indivíduos que marcaram ou ainda marcam.

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário”.. - Albert Einstein

Heloísa Helena Assis


Heloísa Helena Assis, 53 anos, mais conhecida como Zica, não se conformava com as opções de beleza que seu cabelo black power tinha. Nascida no Rio de Janeiro, em uma família muito pobre, passou a adolescência experimentando alisantes, fazendo o possível com o que o dinheiro permitia. Trabalhando como empregada doméstica, começou a fazer um curso de cabeleireira na paróquia da comunidade que morava. Ela queria entender melhor o seu tipo de fio e conhecer as opções de tratamento. Para sua surpresa, não encontrou nada. 

“Na época, não tinha nenhum produto que era especializado no cuidado de cabelos crespos e cacheados, você podia cortar, deixar black power ou alisar. Mas eu queria meu cabelo com balanço, com volume controlado. Queria preservar sua originalidade” Foi aí que Zica percebeu a falha do mercado e decidiu ela mesma tentar resolver seu problema. Com uma colher de pau e uma bacia, começou a misturar algumas substâncias para tentar achar um produto que fosse eficiente. Hoje, ela é dona do próprio negócio, a marca Beleza Natural, especializada no tratamento de cabelos crespos, que a fez ser reconhecida como umas das 10 mulheres mais influentes do país pela Forbes no ano passado.

Entrevista com as estrelas !


Luiz Carlos Celente Dias – Casa&Video
57 anos
Casado
Atua na empresa Casa&Video há 19 anos
Gerente de Prevenção de Perdas
Gerente da Assistência técnica
Gerente de Inventário de Lojas

Como planejou sua carreira ?

“É difícil ter um planejamento para se obter um cargo, sempre tive a ambição de crescer, evoluir, progredir e buscar conhecimento tentando aprender a cada dia.”
Quais os principais desafios que foram encontrados na sua carreira ?

“Meu maior desafio sempre foi tentar reduzir as perdas da companhia e maximizar o lucro. ”

Qual foi a decisão mais difícil que teve que tomar ?

“A decisão mais difícil que eu tiver que tomar foi de ter que desligar alguém, ainda mais quando era uma forma estratégica da empresa reduzir os gastos. Quando você tem uma equipe bem sincronizada essa decisão fica cada vez mais difícil e é muito ruim essa escolha, pois você não demite apenas a pessoa como também a família.”

"Quem não senta para ouvir, não pode se levantar para falar"


Todos estes tópicos provam que o sucesso pode vir de qualquer lugar, do mais pobre ao mais alto, pois a riqueza pode ser tirada de itens ou atitudes que aos olhos de alguns são medíocres, mas na visão de outros aquilo há potencial.

“Na natureza tudo se molda e se transforma.”

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