A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO MUNDO CORPORATIVO 2018.2 SUPERMERCADOS
A comunicação, tanto oral como escrita, são importantes para explicar tarefas, e depois cobrá-las, sendo compreendida por todos.
Um texto bem escrito, sem erros ortográficos, e bem estruturado é muito importante para que não haja ruídos de de compreensão na escrita.
Oralmente, deve ser observado a incorreção na pronúncia, o emprego de palavras de difícil compreensão, o excesso de informações, gírias, palavras de baixo calão e expressões ofensivas, que possam comprometer a sua imagem, e a de seus colegas também, dentro da empresa.
A boa comunicação gera um bom convívio social e é uma forma de nos relacionar com pessoas e também de nos expressar. Através de elementos básicos da comunicação:
Código Mensagem Receptor Emissor Canal
E através da educação, empatia, respeito e da boa interpretação. Como exemplo usando a "teia" abaixo:
Comunicação Corporativa Feedback Fofoca Conversas Paralelas Conflitos
↖ ↑ ↑ ↑ ↗
Conversas Produtivas ← COMUNICAÇÃO → Ruídos da Comunicação → Linguagem Impropria
↙ ↓ ↓ ↙ ↘ Boa Interpretação Boas Maneiras Incorreção na Palavras Gírias pronuncia de baixo
calão
Na comunicação existe o lado positivo e o lado negativo, como citados abaixo:
Lados Positivos: Gera uma boa comunicação e um bom convívio social.
Conversas Produtivas: São conversas que acrescentam de alguma forma na vida de um individuo positivamente, através de uma dica, um conselho, uma conversa que te trará aprendizado, seja na vida pessoal, emocional ou profissional.
Feedback: As vezes achamos que o feedback é algo ruim e esquecemos que ele nos ajuda melhorar a forma de pensar, agir e mudar nosso comportamento.
Boa Interpretação: É você entender o ponto de vistado próximo, interpretar da forma como o outro vê e diz.
Boas Maneiras: É ter um bom comportamento, uma boa postura, ter o controle das suas atitudes, cumprimentar as pessoas, etc.
Lados Negativos: Os ruídos da comunicação, o que atrapalham o bom convívio, causam problemas nas comunicações.
Fofoca: É uma atitude muito desagradável, principalmente no ambiente de trabalho, pode vir a surgir através disso, brigas, demissões, pode também prejudicar o desempenho dos funcionários dentro da empresa. Além disso 80% das pessoas do mundo corporativo são despedidas pelo fator das fofocas.
Conversa Paralela: Quando seu responsável te passa uma tarefa e você continua conversando e não presta atenção.
Conflitos: São causados pelos ruídos da comunicação pelas fofocas, devemos abrir nossas mentes e aprender a escutar nossos colegas de grupo ou clientes de nossas empresas.
Incorreção na Pronuncia: Verificamos vários erros na pronúncia, pelo fato de funcionários exercerem um papel inferior a falta e aprendizagem.
Linguagem Imprópria: Gírias: Uma cliente faz uma pergunta e no meio da sua resposta, você usa "ta ligado, mec, menó, tamo junto, etc."
Palavras de Baixo Calão: Você está arrumando uma prateleira do mercado e algum produto cai, você simplesmente reage com palavrões.
É notório que a comunicação é muito importante na nossa sociedade, saber se comunicar com clareza e objetividade é um dos pontos mais importantes que podemos destacar.
Evitando os ruídos na comunicação, as pessoas se comunicam para manter contato e trocar informações. Um texto mal escrito, com erros ortográficos, com excesso de informação pode dificultar a compreensão.
A comunicação é importante para o ambiente de trabalho, porque temos variedades de problemas na comunicação nas empresas, podemos citar algumas...
Feedback: As vezes achamos que o feedback é algo ruim e esquecemos que ele nos ajuda melhorar a forma de pensar, agir e mudar nosso comportamento.
Boa Interpretação: É você entender o ponto de vistado próximo, interpretar da forma como o outro vê e diz.
Boas Maneiras: É ter um bom comportamento, uma boa postura, ter o controle das suas atitudes, cumprimentar as pessoas, etc.
Lados Negativos: Os ruídos da comunicação, o que atrapalham o bom convívio, causam problemas nas comunicações.
Fofoca: É uma atitude muito desagradável, principalmente no ambiente de trabalho, pode vir a surgir através disso, brigas, demissões, pode também prejudicar o desempenho dos funcionários dentro da empresa. Além disso 80% das pessoas do mundo corporativo são despedidas pelo fator das fofocas.
Conversa Paralela: Quando seu responsável te passa uma tarefa e você continua conversando e não presta atenção.
Conflitos: São causados pelos ruídos da comunicação pelas fofocas, devemos abrir nossas mentes e aprender a escutar nossos colegas de grupo ou clientes de nossas empresas.
Incorreção na Pronuncia: Verificamos vários erros na pronúncia, pelo fato de funcionários exercerem um papel inferior a falta e aprendizagem.
Linguagem Imprópria: Gírias: Uma cliente faz uma pergunta e no meio da sua resposta, você usa "ta ligado, mec, menó, tamo junto, etc."
Palavras de Baixo Calão: Você está arrumando uma prateleira do mercado e algum produto cai, você simplesmente reage com palavrões.
É notório que a comunicação é muito importante na nossa sociedade, saber se comunicar com clareza e objetividade é um dos pontos mais importantes que podemos destacar.
Evitando os ruídos na comunicação, as pessoas se comunicam para manter contato e trocar informações. Um texto mal escrito, com erros ortográficos, com excesso de informação pode dificultar a compreensão.
A comunicação é importante para o ambiente de trabalho, porque temos variedades de problemas na comunicação nas empresas, podemos citar algumas...
- Ruídos na comunicação;
- Texto mal escrito;
- Erros ortográficos;
- Incorreção na pronúncia;
- Mensagem mal estruturada;
- Excesso de informação.
A importância da comunicação no mundo corporativo é muito mais que falar em público. É conseguir se comunicar e expressar-se de modo que outras pessoas consigam entender. É transmitir informações não só pela fala, mas também expressão corporal. Além de ser importante se comunicar pela escrita corretamente, sempre usando as vírgulas, os pontos, entre outros. Comunicar-se com clareza e objetividade é indispensável no ambiente de trabalho, pois dessa forma podemos manter contato e informações com outras pessoas, exercendo nossas atividades com qualidade. Podemos citar exemplos de uma boa comunicação:
- Comunicar-se oralmente com clareza
- Comunicar-se por escrito sem erros ortográficos
- Passar uma mensagem objetiva
A comunicação é uma forma de se expressar e passar informações para outras pessoas; Sendo: canal,código,mensagem,receptor e emissor.
A comunicação é utilizada para passar informações e interagir com o próximo. A pessoa emissora tem que emitir com clareza e objetividade para não haver ruídos na comunicação; o receptor tem que ter atenção total no que está ouvindo para entender o que a outra pessoa está emitindo.
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