Doenças Ocupacionais 2018.2

DOENÇAS OCUPACIONAIS

Resultado de imagem para telemarketing

Pessoas que fazem muito movimento repetitivo usando o braço ou trabalham por um longo período sentadas são alvos fáceis para esse tipo de doenças. Então, pensando nisso preparamos um artigo falando um pouco sobre as mesmas.

EXEMPLO DE DOENÇAS:

  • LER- LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO. 
  • DOENÇA DOS RINS 

LER- LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO.


A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, mostrou que em 2013, 3.568.095 trabalhadores disseram ter tido diagnóstico de LER/DORT. Há décadas, dentre as doenças ocupacionais, são as mais frequentes nas estatísticas da Previdência Social. Em alguns casos, pode ser como uma doença de trabalho, acontecendo sempre que há incompatibilidade entre as características físicas do trabalhador e a força necessária para executar a atividade ou tarefa proposta. Alguns fatores de risco contribuem para a formação dessa lesão, dentre eles:

movimentos repetitivos, tracionamentos, postura incorreta, elevação de pesos etc. A doença se instala lentamente no organismo humano e, muitas vezes, passa despercebida ao longo de toda uma vida de
trabalho e quando é percebida já existe um grave comprometimento da área afetada. A digitação intensiva é uma das causas mais comuns da ocorrência da LER e é a que mais tem contribuído para o aumento do número de casos de doenças do trabalho.


TRATAMENTO:

A conduta de tratamento depende do estágio da doença, e quanto mais cedo for o diagnóstico e a intervenção, menos invasivo será o tratamento. A doença é preocupante, pois o tratamento dificilmente tem resultado após se tornar crônica, após o trabalhador se expor novamente aos mesmos riscos ocupacionais que a determinaram.

O objetivo fundamental do tratamento é eliminar ou diminuir a intensidade dos fatores físicos que a causaram ou a agravaram, pois, uma vez eliminados, dão lugar ao processo natural de recuperação do organismo, o que na maioria das vezes requer longo período, durante o qual deve haver restrições à atividade normal. Geralmente o tratamento envolve um conjunto de métodos conservadores, como medicamentos e terapia física, que são utilizados no combate da mesma. Quando estes métodos não apresentam resultados positivos, a conduta provavelmente é cirúrgica.

DOENÇAS DOS RINS



Problemas urológicos ocorrem em homens e mulheres e podem estar relacionados à incontinência, infecção urinária e pedra nos rins, por exemplo. Apesar de em menor número, esse tipo de doença também causa afastamento do trabalho — no caso de inflamação da bexiga (cistite) e da pedra nos rins, por exemplo, o funcionário pode mesmo ter que passar por cirurgia, o que aumenta o tempo de afastamento.

Este tipo de bactéria existe naturalmente no intestino de todas as pessoas, alguns fatores simples como fazer a higiene íntima incorreta, prender a urina ou não beber água durante o dia, por exemplo,
facilitam que essa bactéria chegue no trato urinário, causando a infecção.



Muitas vezes esta infecção passa despercebida e o corpo consegue combatê-la naturalmente, mas quando surgem sintomas de dor ou ardor ao urinar, por exemplo, é necessário procurar o médico e
iniciar o tratamento.

TRATAMENTO:


O tratamento mais comum é feito por antibióticos, que tem ação rápida na cura, e também analgésico que alivia a dor e a ardência ao urinar, este último não trata, só traz conforto. Para acelerar a recuperação é aconselhável que a pessoa beba cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, dessa forma, aumenta-se a produção de urina e a mesma fica menos concentrada, o que ajuda a eliminar as bactérias do organismo. Recomenda-se não tomar nenhum outro tipo de medicamento sem o conhecimento do médico.

Alunos: Beatriz Santos, Bruna de Paiva, Raíssa Menezes, Raquel Souza,Thainá Conceição e Víctor Hugo Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas