Integração social nas empresas 2018.2

Integração social é o termo utilizado para determinar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade, por questões de condições físicas, orientação sexual, entre outros.

A empregabilidade de LGBTs, por exemplo, e portadores de deficiências é visivelmente muito baixa, devido à falta de conscientização e informação das pessoas em nossa sociedade.

Isso se comprova com a implementação de cotas para deficientes (Lei 8213/91), que de certa forma é uma imposição para que esse grupo de pessoas sejam inseridos no mercado de trabalho.

                                                    https://lh5.googleusercontent.com/2i4oJsfNbRpnUXmXMeD1evQXWVFJH0V-QpssP7phokMUzFC7u-MHgQ-md7i9mJ_7F_1xvYcg9Tob2_ehzlWUDmaa9QJ2I323HICXjkDRlDlqt7PReO3px-BHIVs55lvA0OhCdlPkfH3h9H_tOA                               

Baseado em pesquisas e consultas para realização deste trabalho, deveríamos numa proporção bem mais acelerada tratar o assunto com a maior rapidez e urgência possível, pois certamente existem muitos talentos necessitando de uma oportunidade para fazer parte do mundo empresarial mais efetivo.

Mas a luta não para por aí. A população LGBT é outra que sofre com a exclusão social no mercado de trabalho. Em um estudo feito pela Consultoria Santo Caos, 43% dos entrevistados afirmaram ter sofrido algum tipo de discriminação por sua orientação sexual ou identidade de gênero. Outro estudo, ainda mais alarmante, elaborado pela empresa Flancers, constata-se que 38% das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBTs para cargos de chefia, e 7% não contratariam em hipótese alguma.

Com um sistema jurídico falho, faz-se necessário o uso de campanhas de conscientização dos direitos LGBTs. Campanhas como “Livres e Iguais” criada pela Organização das Nações Unida (ONU), que ajuda a promover a igualdade entre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.


Ákilla de Carvalho
João Filipe
Kelvin Silva
Larissa de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas