Como motivar sua equipe - 2018.3 Vendas

MOTIVAÇÃO

 
O ser humano é capaz de muitas coisas quando motivado,
muito além do que ele possa acreditar, podendo criar,
inovar e se dedicar sempre naquilo que se propõe a desempenhar .
Para um funcionário concluir suas tarefas de maneira eficaz,
é necessário que se sinta motivado. Para que a empresa
tenha sucesso nos negócios, ou seja, melhores resultados
em produtividade e lucro terá que motivar o funcionário.

Um funcionário motivado trabalha com satisfação naquilo que faz,
se sente confiante, ele tem comprometimento, tem ideias, são
criativos, são determinados a realizar tarefas e enfrentar os problemas
a cada dia. A pessoa sendo motivada podemos dizer que acaba sendo
um pouco mais feliz, tem um bom humor e isso acaba ajudando porque
nada o abala, a motivação é mais importante do que os próprios problemas, ele só pensa em fazer um excelente trabalho.
Os funcionários motivados trabalham mais e com mais a satisfação são necessidades muito importantes dentro de qualquer emprego.
Há algumas medidas qualidade, são bem colaborativos, responsáveis e além de atenderem bem os clientes. Além disso produzem grandes quantidades de lucros. Para que isso tudo aconteça com os funcionários, precisam-se de um líder motivando a cada dia, não basta só a nossa motivação.

Motivação interna vem de dentro de nós, talvez um chefe fala algo que não nos agrada e nós precisamos de uma motivação de nós mesmo para que isso mude. Mostrar que isso não nos afetará. Exemplos:
‘’Você é um incompetente’’ o nosso papel nesse caso, é mostrar que podemos ser bom e suficiente que eles se agradam a cada dia e mostrar que nossa capacidade e motivação interior é maior que um esculacho de um chefe, passando por problemas e sabendo enfrentá-los.

Mas é possível alcançar melhores resultados através táticas que visem o bem-estar tanto do funcionário quanto do líder e também da empresa.
Abaixo alguns exemplos para ter uma equipe motivada:
  • A tática brainstorming ou tempestade de ideias é uma ferramenta bastante útil quando se deseja alcançar a solução de determinado problema através da participação dos colaboradores.
  •  
  Com ela todos têm a oportunidade de expor     suas opiniões e sugestões em um debate livre, o que proporciona ao grupo o uso da criatividade trazendo soluções inovadoras. Incentivar e reconhecer os bons resultados dos colaboradores é crucial para manter ou até mesmo posteriormente gerar maiores resultados e não tem como esquecer do feedback O feedback sempre foi e continuará sendo uma ótima maneira de manifestar aos seus colaboradores os aspectos positivos e negativos de suas performances.

  • Estabeleça desafios. Mesmo que sua equipe não trabalhe com metas, você pode fazer uso da criatividade e elaborar desafios plausíveis para serem cumpridos.
  •  
  • Valorize as ideias e iniciativas dos colaboradores
  •  
  • Muitas pessoas se sentem motivadas com desafios, outras buscam reconhecimento. Para ambas, saber que suas opiniões e sugestões são ao menos ouvidas com atenção já é um importante passo para a motivação de equipes. Uma maneira de conseguir isso é a famosa caixa de sugestões, mas um concurso pedindo ideias para solucionar um problema específico da empresa, com um prêmio interessante, terá efeitos motivacionais, e ira despertar o desejo de fazer com excelência.
  •  
  • Um belo jeito de motivar seus colaboradores é fazer o que fala, ser o exemplo do exigi.
  •  

É importante saber como se sente um funcionário e tentar compreende-lo, notar seus pontos fortes e fracos e sempre ajuda-los a melhorar, com cursos e treinamentos, sempre reconhecer seus esforços mesmo quando não atingir as metas.
A motivação é alcançada quando tem integração, entre os profissionais e a organização, porém não há nenhuma regra para motivar as pessoas. Diante disso a motivação depende de conjuntos e trabalhos diários, são as pessoas que fazem a diferença.

As empresas esperam muito mais de seus funcionários, ou seja, as empresas querem com que seus funcionários sejam capazes de criar, inovar, ousar e superar todos os desafios que propõe para eles.
Escrito por: Gabrielle Nunes, Tainara Martins, Juliana Lyra
Editado por: João Víctor, Maria Fernanda, Carolina

Comentários

Postagens mais visitadas