#SLOWFASHION É O NOVO PRETINHO BÁSICO 2018.2

Em 2008, Kate Fletcher, consultora e professora de design sustentável do britânico Centre for Sustainable Fashion, inspirado no movimento Slow Food, criou o movimento sustentável chamado Slow Fashion que vem ganhando seu espaço no mundo da moda.

Esse movimento tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o consumo exagerado dos produtos do mundo da moda e traz uma alternativa diferente para a produção em massa. Trazendo benefícios para o meio ambiente, para a economia e também atua na luta contra o trabalho escravo.

Ingressando o movimento no seu meio de trabalho:

Se decidir dar voz a esse movimento, a melhor maneira de fazer com que as pessoas ao seu redor também se mobilizem é adaptando o seu dia a dia ao #slowfashion. E por que não começar pelo seu ambiente de trabalho? Afinal, grande parte do seu cotidiano faz parte dele.

Mas, por onde começar? Como envolver o movimento com o meio de trabalho?

Para Empresas: uma boa opção para adotar na

sua empresa é a utilização de uniformes confeccionados com tecidos reciclados. Facilita na decomposição do tecido quando jogado fora, além de reduzir o gasto da empresa em uniformes e passa para os clientes o comprometimento da empresa com o meio ambiente.




Hoje em dia, já existem fábricas de tecido especializadas em tecidos reciclados, feitos com garrafa pet, pneu e etc. Na imagem ao lado vemos um exemplo de tecido reciclado feito pela EcoSimple.

Para o colaborador: cada empresa tem normas de uniforme distintas da outra, algumas padronizações é a calça jeans escura ou o traje social.

Você como colaborador pode optar pela caça do seu uniforme em brechós. Aderindo a compra em brechós tanto para seu ambiente pessoal, quanto para o de trabalho, você diminui a demanda de fabricação das grandes lojas e isso pode influenciar na economia de tecido, diminui a geração de lixo e pode gerar impacto até no trabalho escravo de crianças e idosos em algumas possíveis grandes grifes. Além de também ser um benefício pro seu bolso, já que a faixa de preço em brechós é absurdamente baixa.


A moda dos anos 90 está super atual nos dias de hoje, estando no hype, as fast-fashion esbanjam editoriais e fotos quando se trata de uma tendência praticamente atemporal. Diga por si só, uma blusa básica, um jeans e um tênis é um look totalmente despojado e simples, e o melhor de tudo: você não precisa de tanto para estar na moda! Visando pelo lado minimalista, o look da NÃO VIVO SEM STORE é uma ótima pedida para os alunos do SENAC, onde os alunos podem variar entre a blusa cinza e branca (cores neutras e versáteis no dia a dia). Uma calça básica, sem lavagens e sem detalhes, e por último, mas não menos importante: um tênis fechado, queridinho eterno pelas fashionistas, e principalmente pelo público jovem. 



Look of work: se você pensa que a roupa de trabalho é algo monótono, você está muito enganado, ela reflete a sua identidade e é muito mais do que só um pedaço de pano. Um blazer com um recorte bacana, uma t-shirt com uma estampa descolada, um jeans com uma lavagem transada e um sapato da temporada são uma ótima pedida para o ambiente de trabalho e depois para o happy hour.

Ass: Larissa Barbosa, Kleyciane Bastos e Patricia Reis (redatoras da sessão Moda).




Comentários

Postagens mais visitadas