O papel de um gestor diante de fofocas e exageros de exposição 2018.2






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Cochichos, panelinha, recriminação, são fatores que acontecem muito em um local de trabalho, quem nunca ouviu um colega
de trabalho fofocar do outro? Porém dependendo da intensidade podem ocasionar inúmeros problemas no ambiente de trabalho, pois afetam o convívio social e o desempenho dos mesmos e todos ao redor. E nessas ocasiões a atuação de um bom gestor é imprescindível. 
Existem muitos tipos de fofocas: As “recreativas” onde as maiorias não trazem problemas, e as fofocas maldosas, que atingem o emocional da vítima.  Logo a interseção de um gestor nessas horas é indispensável. 

Como um gestor deve agir?  

De acordo com a Executiva e Master Coach, Bibianna Teodori, a melhor postura de um gestor diante essa situação “ O papel do líder é fundamental para administrar fofocas e conflitos que elas (sic) geram no trabalho. Sendo assim, o gestor precisa mostrar autoridade ao não tolerar boatos maldosos, identificando a origem, o autor da fofoca e punindo com chamadas, advertências e em último caso até mesmo, uma demissão. ” 

Portanto um gestor deve sempre ser profissional e pensar qual será a melhor atitude para ser tomada.  

Fonte: https://www.catho.com.br

O que fazer quando você é o alvo de fofocas no trabalho?


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Já percebeu que ao no seu local de trabalho, todos param de falar? Seus colegas o olham com “rabo de olho” ou cochicham quando você passa? O motivo é simples: Você virou alvo de fofoca.

Fofocas no trabalho servem com distração, mas como agir quando você é o motivo? Segundo especialistas, uma relação extrema ou dizer algo inadequado pode colocar ainda mais fogo na fogueira, mas ignorar certos comentários poderia prejudicar sua reputação e até sua carreia. Afirma Dana Brownlee, presidente da Professionalism Matters, empresa de capacitação corporativa, em um artigo do The Wall Street Journal que se os rumores forem inocentes ou se a principal fonte não tem credibilidade junto aos colegas, ás vezes é melhor ignorá-los.

Quando não estamos seguros da fonte, debater e negar só irá atrair mais atenção. Procurar ajuda e conforto com pessoas confiáveis, que o defenderão pode ser uma das melhores opções para lidar com essas situações.


Fonte: https://oglobo.globo.com

Fofoca pode dar justa causa?




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Sim, a fofoca pode ser um dos motivos da demissão por justa causa. 
Especulações sobre a vida alheia, realizada em um ambiente de trabalho pode gerar uma indenização em função do dano moral causado, dependendo da gravidade do problema pode gerar até uma justa causa.

Segundo o Art. 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:


“j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;”

Cinco tópicos de como evitar fofocas no trabalho

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Muitos de nós sabemos o quão difícil é lidar com fofocas dentro de empresa. Para que isso seja evitado, é necessário seguir as devidas regras:

NÃO REVELE

Quebre o ciclo e não retransmita a fofoca para outros colegas. Só fale ao outro aquilo que for bom, útil e necessário

NÃO OUVIR

Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no local de trabalho.

NÃO SEJA O DIFUSOR DE INFORMAÇÕES QUE PODEM VIRAR FOFOCA

Não conte o que viu, não crie terreno fértil para a fofoca

NÃO SE OMITA

Nem sempre isso é possível. E é preciso coragem e ousadia para não ser omisso e esclarecer a fofoca diretamente com o se alvo. ‘’Procure a pessoa e abra o jogo, com respeito’’

NÃO SE COMPROMETA

Um bom motivo para ficarmos calados, pois comentários não são bons para a reputação de ninguém.


Alunas: Anna Beatriz, Anne Carolline e Julyana Ferreira.
 

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