A Alfabetização no Mercado de Trabalho


A qualificação da alfabetização no mercado de trabalho!





Em um ambiente de trabalho é muito visado à competência e capacidade da língua portuguesa por parte dos funcionários e é muito importante o comprometimento dos gestores da empresa pela capacitação dos funcionários de acordo com suas necessidades. Exemplos: Uma recepcionista precisa se comunicar bem, falar bem, digo, obter em um ato de conversa mais acertos que erros perante a língua portuguesa, só o ato de não ter ruídos entre o funcionário e o cliente já se ganha uma capacidade maior de gerir.
Nos tempos atuais usa-se muita internet e com ela veio a “preguiça” não apenas de ler, como escrever, isso se tornou rotineiro na vida de muitas pessoas, são erros básicos, porém, que fazem muita diferença no mundo corporativo atual, por que sua capacidade está sendo testada diariamente, muitos jovens não passam em entrevistas por conta dos erros gramaticais cometidos no ato do teste, o que desqualifica na hora, pois pode não só comprometer o profissional em trabalho, como afetar a organização. É considerável para as empresas que um funcionário escreva corretamente pois estamos em uma época onde quase 100% das informações são propagadas pelo meio digital: e-mail, redes sociais, sites, entre outros, por isso é essencial para quem está na busca de um emprego se atentar para a gramática e ortografia, pois estas pequenas coisas fazem grande diferença no mercado de trabalho, não à toa que muitas empresas atualmente investem em aulas particulares para capacitação de seus profissionais, garantindo uma excelente corporação. 
Existem outras formas e incentivar funcionários, um bom exemplo é o “bolsa livro”, que permite o funcionário alugar livros na biblioteca ou comprar com descontos. 
Uma pergunta muito clássica que vem de anos é: 
Por que o colegial não garante uma alfabetização de qualidade? 
Existem variáveis, como estrutura familiar precária, falta de colégios bem equipados, falta básicos que muitas famílias não podem suprir, dentre outros. E nem sempre o ensino superior garante uma boa qualificação pois os erros ortográficos estão presentes no dia a dia de muitos profissionais, como médicos, gestores de empresas, advogados e até mesmo professores, por isso a importância de se atualizar e complementar sempre, pois a ortografia portuguesa também se atualiza constantemente e com ela temos que andar juntos. 
Definição final: 
Um bom texto é a porta de entrada para novos horizontes na sua carreira. Escrever textos impecáveis pode expandir o conhecimento, o comprometimento e o profissionalismo de um profissional. 
Para entrar no mercado de trabalho não é suficiente que o profissional se forme, ele precisa saber se apresentar visualmente e verbalmente ao mercado de trabalho. A boa apresentação e formação profissional ligada a correta utilização da linguagem pode elevar a sua própria imagem, além disso, saber se comunicar de maneira eficaz através da linguagem pode ser causa da elevação no trabalho.

Integrantes: Nathálya Pereira, Lara Ferreira, Emily de Souza, Larissa Ribeiro, Letícia Moreira e Yasmin Velasco.

Turma: 2019.11 - Aprendizagem de Vendas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas