Depressão no Ambiente de Trabalho


Depressão

A depressão é um dos males da sociedade capitalista contemporânea, seguido do transtorno de ansiedade e estresse acumulado por seguidas horas de trabalho altamente cansativo. Por isso que a depressão em alguns anos vai ser um grande motivo de afastamento de empregos e causas de suicídio.
Doença afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, segundo dados da OMS. Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo: 9,3%.

O ambiente de trabalho é um dos principais causadores do transtorno que pode levar a pessoa a casos de suicídio, fadiga, automutilação, afastamento social, estresse acumulado, desencadear uso de drogas pesadas, choros sem motivo aparente, etc. Vale lembrar que a doença mental não afeta apenas adultos que tem um ambiente de trabalho toxico; milhares de jovens, crianças e idosos também são atormentados pelo transtorno.

Ansiedade

O transtorno da ansiedade também pode acarretar afastamento do trabalho. Em sua maioria, os sofrem desse transtorno não tem noção do que estão passando; na maioria das crises o paciente não percebe que está tendo uma crise a não ser que avisem.
Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos de ansiedade era de 264 milhões em 2015, com um aumento de 14,9% em relação a 2005. A prevalência na população é de 3,6%. É importante observar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto transtornos de ansiedade.
O Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.


Segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos mentais comuns, como a depressão e o transtorno de ansiedade, está crescendo especialmente em países de baixa renda, pois a população está crescendo e mais pessoa chegam às idades em que depressão e ansiedade são mais frequentes.


Aprendizagem Vendas - 2019.10
Autores: Matheus Lemos, Letícia Lopes, Ana Beatriz da Silva e Lucas Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas