A TECNOLOGIA DO MUNDO CORPORATIVO 2019.8 ADM




   A TECNOLOGIA DO MUNDO CORPORATIVO




"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"
 Charles Darwin

                                                                                                                        
Sumário

1-Introdução ...................................................... 3
2-Tecnologia no ambiente corporativo ............. 3
    2.2 - Vantagem ........................................................... 3
   2.3 - Desvantagem ...................................................... 4
3- Sustentabilidade ......................................... 4


1-   INTRODUÇÃO
Antes da Revolução industrial todo bem produzido era feito artesanalmente, onde o homem era o principal responsável pelo o que produzia. A Revolução Industrial surge com as máquinas à vapor, produção em série, o carvão como combustível e utilizando principalmente as famosas máquinas de tear. O surgimento das fábricas, o trabalho assalariado, as locomotivas vêm entrelaçadas com a Segunda Revolução Industrial
O sentido que usamos neste caso é o de revolução como uma transformação profunda, uma mudança muito grande, uma ruptura com o que havia anteriormente. Ao falarmos, então, de uma "revolução industrial", estamos falamos numa modificação drástica no modo de fabricação dos produtos consumidos pelo homem.
O foco do nosso tema começa a partir da terceira revolução industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional que reestruturou a comunicação universal com a introdução da tecnologia da informação nos meios de produção, assim como a Quarta Revolução Industrial, que é a que vivemos hoje, também conhecida como Industria 4.0, traz como sua principal característica a tendência a 100% das fábricas automatizarem suas produções por meio de sistemas ciber-físicos.

2-   TECNOLOGIA NO AMBIENTE CORPORATIVO
Nos dias de hoje a tecnologia se expande em todos os ambientes corporativos, trazendo otimização no tempo de produção, facilitando a rotina de trabalho, qualificando a mão de obra, mas nem sempre foi assim.
Como abordamos acima, a tecnologia nem sempre foi vantagem para o homem no mercado de trabalho. Com o surgimento das máquinas, foi comum o homem ser substituído nas linhas de produção, pois onde antes o trabalho era feito braçalmente, agora era feito por máquinas, tendo assim uma desvalorização da mão de obra. No primeiro momento houve um aumento de desemprego e consequentemente o aumento de trabalhos informais.
Como disse o escritor Elbert Hubbard, “Uma máquina consegue fazer o trabalho de 50 homens ordinários. Nenhuma máquina consegue fazer o trabalho de um homem extraordinário”, ou seja, essa realidade fez com que o trabalhador olhasse o mundo do trabalho de outra forma e fez com que o homem se adaptasse a essa realidade e buscasse cada vez mais a qualificação técnica para se reintroduzir no mercado de trabalho.
2.1 - Vantagem
O que antes era desconhecido, hoje somos cada vez mais capacitados para trazer essa tecnologia para o nosso dia a dia, facilitando a comunicação e fazendo com que as informações transitem mais rápido e cheguem mais longe. A otimização do tempo também é uma das principais vantagens da tecnologia no ambiente corporativo, temos como exemplo prático, engenheiros ambientais que trabalham com a análise de desmatamento no Brasil. Antes era muito comum que as análises fossem feitas manualmente por várias pessoas. Eles tinham que delimitar a área de desmatamento manualmente ponto por ponto. Trabalho custoso, manual e que demandava muito tempo. Hoje um programa automático substituiu essa tarefa.
A qualidade na produção também entra como vantagem pelo fato de que com o uso da tecnologia, as chances de erro na produção ou em trabalhos administrativos diminuem drasticamente, com o uso de máquinas, programas de computador que fazem cálculos e controles que para o homem seria difícil.
2.2 - Desvantagem
Com a tecnologia no ambiente corporativo e essa facilidade que ela traz consigo, trouxe em conjunto a dependência. Enquanto antigamente os controles de dados e contabilidade, por exemplo, eram feitos à mão em papeis, agora podem ser feitos em planilhas no Excel, o que demora minutos. Claro que, sem dúvida, essa facilidade pode ser interpretada apenas como vantagem, mas hoje em dia, muitos profissionais se formam com menos capacidade intelectual justamente porque os programas fazem os trabalhos mais difíceis.
No mundo da tecnologia tudo acontece rapidamente, seja o seu avanço ou até mesmo algo mais presente no dia a dia, como a alimentação. Os produtores agrícolas buscam a rapidez no plantio afim de comercializar mais rapidamente o alimento e isso causa desvantagem na saúde do ser humano com o uso de agrotóxicos, pois a medida que os agrotóxicos são usados acelera e desenvolvimento do plantio, mas em contrapartida traz muitos danos à saúde humana.
Outra desvantagem a ser abordada é a substituição cada vez maior do homem pela tecnologia, muitas funções no mundo trabalhistas são feitos por máquinas, como caixas de supermercado, estacionamento e a tendência é cada vez mais as máquinas realizarem funções de trabalho.
3-   SUSTENTABILIDADE
Não podemos deixar de falar sobre sustentabilidade. Com o aprimoramento da tecnologia, o uso de recursos naturais das indústrias e empresas em geral levantou uma questão importante sobre o meio ambiente. No meio corporativo a sustentabilidade veio para conscientizar os funcionários com o desperdício de materiais. Com o uso frequente de tecnologia conseguimos diminuir significativamente o uso de papeis no dia a dia, além de atitudes simples que podem ajudar bastante o meio ambiente, seja sempre desligar as luzes ao sair de um ambiente ou fazer a coleta seletiva, por exemplo.
 Aprendizes: Camila Castro e Lucas Martins 


Comentários

Postagens mais visitadas