Intercâmbio de Estudo Profissional






O QUE É INTERCÂMBIO

Intercâmbio profissional é a possibilidade de se trabalhar ou estudar no exterior, conhecer novos lugares, culturas e idiomas. Fazer um intercâmbio permite que você desenvolva habilidades como: capacidade de se adaptar a diferentes ambientes, multilinguismo e que você aumente seus contatos internacionais, desenvolvendo-se profissionalmente e tornando-se mais seguro.

VANTAGENS

Morar no exterior faz com que o indivíduo conheça novas culturas, expanda seus horizontes e tem uma chance repensar sua cultura e desconstruir alguns preconceitos. Provavelmente será necessário desempenhar diversas funções, nas quais você pode não estar acostumado, e conviver com diversas pessoas com costumes e culturas diferentes.
Conheça novas pessoas, faça amizades, ao longo do seu tempo no exterior puxe assunto, converse, além de melhorar seu vocabulário expande seu círculo de amizades internacional.
Muitas empresas valorizam o currículo em que se tem experiência no exterior. O intercâmbio demonstra um sinal de amadurecimento pessoal e uma segunda língua. Todas essas características são apreciadas no mercado de trabalho.

OS 7 PRINCIPAIS TIPOS DE INTERCÂMBIO

-Intercâmbio para estudo de idiomas
Tem como objetivo o aprendizado de novas línguas, abordando iniciantes quanto fluentes. Quando são voltados para o estudo de iniciantes, costumam ter duração de um mês até um ano e para pessoas que já são fluentes pode ser feito um intercâmbio integrado. O custo é variável com o país e escola que irá estudar.
-Au Pair
Tem como objetivo cuidar de crianças e se manter nos Estados Unidos com o que recebe da família contratante, com esse programa é possível passar certa de um ano nos Estados Unidos. A pessoa precisa ser do sexo feminino, é bastante raro homens serem selecionados pelas famílias. Há exigência como ensino médio completo, ter de 18 a 26 anos, carteira de motorista e no mínimo 300 horas comprovadas de experiência com crianças.
-Graduação
O estudante pode cursar a graduação inteira em instituição estrangeiras quanto um semestre ou período específico, sabendo junto a instituição que estuda em seu país de origem com quais universidades estrangeiras ela possui convênio. Para quem deseja cursar a graduação inteira fora do país tem que ficar atento aos editais das universidades estrangeiras.

-Especialização profissional
Além da graduação é possível fazer especialização profissional, mestrado, doutorado fora do país. Caso o estudante inicie a pesquisa no brasil e viaje um período de 3 a 6 meses ainda a possibilidade de um mestrado ou doutorado que chamamos de “sanduíche”,
-Work And Travel
Nesse intercâmbio estudar e trabalhar é possível, com programa de trabalho a pessoa irá para outro país que trarão mais experiência para o currículo.
-Voluntariado
O voluntariado é a forma mais nobre de se fazer intercâmbio, porque além de ir para outro país aprender, você pode ajudar ONGs e instituições, passando adiante suas experiências e aprendendo experiência com pessoas locais.
- Pessoas com +50
Os intercâmbios não são apenas para pessoas jovens, muitas pessoas com mais de 50 anos têm buscado novas experiências e fazem intercâmbio para conhecer novas pessoas, sair da rotina, aprender novos idiomas. As turmas geralmente são formadas por pessoas da mesma idade.

PRINCIPAIS DESTINOS E QUANTO CUSTA

Cada lugar tem suas políticas e leis e as regras podem variar de acordo com o local escolhido para o intercâmbio. Alguns dos destinos mais populares para se fazer intercâmbio são: Irlanda, Malta, Austrália e Nova Zelândia.
É importante se preparar para a viagem pois cada país tem sua cultura. As vezes algum gesto ou palavra que para nós significa nada, em outros lugares pode ser encarado como uma ofensa, mutuamente.
Os preços do intercâmbio também variam muito de acordo com diversos fatores: Se o destino é muito ou pouco procurado; se a pessoa que faz intercâmbio vai permanecer por mais ou menos tempo; como é o programa (quantidade de horas por aula e quantidade de aulas por semana); se o intercâmbio inclui acomodação; entre outras coisas. Os preços vão de R$3.000,00 a R$17.500,00.

VOCÊ COMO CIDADÃO

Dentre os feitos políticos, é inevitável os impactos econômicos. Conhecendo a política brasileira, algumas instituições possibilitam para os jovens que sonham com a realização profissional; Viagens e pesquisas internacionais. Desenvolvendo seus primeiros intercâmbios. Consequentemente, a crise influência o local de estudos.
Para quem deseja viajar, é preciso driblar a economia. A Representação Brasileira do Parlasul aprovou a lei (PL 1.786/2015) garantindo aos estudantes de cursos técnicos de nível médio, o caminho de livre acesso a programas de intercâmbio em países do Mercosul, em união com escolas e universidades do bloco integram.
A lei também garante para cada viagem interestadual de ônibus, duas vagas gratuitas serão reservadas para jovens entre 15 a 29 anos, apresentando seu Cartão Cidadão (ID).




FONTES:
https://freesider.com.br/viajar/intercambio-profissional-tudo-o-que-voce-precisa-saber/ https://www.ef.com.br/pg/intercambio-trabalho-estudo/
http://blog.carreiras.sereducacional.com/7-principais-tipos-de-intercambio/

ALUNOS: David Daniel, Ester de Pontes, Kamille Santos, Luis Gabriel e Raiane Tarcyla
Turma: Aprendizagem Vendas 2019.10

Comentários

Postagens mais visitadas