Atendimento ao cliente: como realizar uma assistência de qualidade

É de conhecimento geral, ou ao menos de grande parte da população, que os atendimentos possuem grande peso diante da reputação do estabelecimento. Se um cliente é mal atendido, dificilmente voltará ao local. Já o lugar que possui uma boa fama, consequentemente terá novos clientes com frequência. E você? Já passou por alguma situação onde não foi bem atendido? E se você é um atendente, realiza todos os seus atendimentos com qualidade? Vamos conferir!

Antes de executar, de fato, o atendimento, verifique se o seu uniforme está apresentável, limpo e bem passado, e se o crachá com sua identificação está visível, pois esses requisitos fazem parte da primeira impressão que o cliente terá dos colaboradores da empresa. A linguagem corporal também é de suma importância, porque diz muito sobre o modo como você costuma agir em seu trabalho e a forma como você se dedica a ele. Como por exemplo, manter uma boa postura, evitar gestos excessivos (cruzar os braços, estalar os dedos, coçar a cabeça, olhar para baixo constantemente), assim como a expressão facial, embora atualmente estejamos utilizando máscaras, é possível identificar o humor através dela.

Saiba reconhecer o consumidor que você está atendendo naquele instante; se ele está com pressa ou com tempo de sobra, se ele necessita de informações mais técnicas ou informais, se é mais aberto a interações ou é mais fechado e se ele está disposto a conhecer novas opções ou se foi com um único objetivo em mente, pois essas características ajudam a mapear a forma do suporte necessário, e assim você fará um atendimento singular de acordo com as necessidades do cliente, e auxiliará na satisfação do mesmo. Além disso, aja com sinceridade para conquistar a confiança do consumidor de maneira em que ele se sinta seguro em finalizar a compra.

Não deixe o cliente esperar por muito tempo, seja veloz na hora de atendê-lo, mantenha o ritmo e ofereça um serviço humanizado. Otimize a organização pessoal e também a organização do estabelecimento. Um exemplo de organização pessoal é não atender mais de um cliente ao mesmo tempo, porque o resultado será um atendimento vago para ambas as partes. E na organização do estabelecimento, evite bagunças nos corredores, certifique-se de que todos os produtos estejam precificados e atualizados para que não haja conflitos futuros.

É crucial ser empático e prestativo, principalmente na questão da linguagem. Utilizar palavras difíceis pode acabar confundindo o cliente, então opte por uma linguagem

acessível e prática, em que o consumidor consiga te compreender de forma clara. Tenha paciência para explicar sobre os produtos de interesse do cliente, tanto como para sanar suas dúvidas em relação a ele. Principalmente com as pessoas de idade, pois elas ainda estão no processo de adaptação dessa nova realidade tecnológica e demandam uma atenção especial e diferenciada. Seja atencioso e demonstre interesse nos gostos pessoais de quem está sendo atendido, pois assim o cliente se sentirá confortável e poderá se tornar um cliente assíduo do estabelecimento, e também provavelmente indicará o lugar para outras pessoas.

Esses são os pontos mais importantes para que você seja um profissional adequado. Depois do que foi exposto, pare, pense e reflita. Você como cliente está recebendo um atendimento de qualidade nos lugares em que frequenta? E você, atendente, realmente está realizando seus atendimentos com excelência? E por último lembre-se, é essencial estar sempre se qualificando para garantir uma boa experiência para quem você atende!



Autores: Camily Arruda, Gabriella Tavares e Izabelle Praxedes - 2021.3 Vendas

Comentários

Postagens mais visitadas