Como a má alimentação pode prejudicar o desempenho no ambiente de trabalho?


Vivemos em um mundo capitalista e globalizado que exige de nós eficiência e rapidez, e, por vezes, optamos por fazer coisas de maneira mais rápida para podermos voltarmos ao trabalho e até termos tempo para fazer outras atividades.



Com isso, pode-se observar que essa escassez de tempo pode influenciar por exemplo, no que comemos.

As linhas de lanchonetes “Fast food”, que significam comida rápida, são bem auto-explicativas, oferecem comida “boa” e quentinha, sempre disponível. Tais alimentos são ultra-processados e possuem alta quantidade de gordura, conservantes e estabilizantes que fazem muito mal para a nossa saúde.

O consumo exacerbado destes tipos de alimentos podem desencadear doenças como diabetes, AVC’s e até câncer.

Ademais, ao optar por tais alimentos que são pobres em vitaminas e minerais você pode estar colocando em risco também a sua saúde mental,pois uma má nutrição pode causar ansiedade, irritabilidade e até depressão; Fazendo assim que o seu rendimento caia progressivamente.

Benefícios de uma boa alimentação



Além de benefícios, plano de carreira e outros que tornam maior a produtividade dos colaboradores, a alimentação saudável e balanceada propõe disposição para cumprirem a jornada de trabalho, até mesmo nos dias mais cansativos e longos.

A alimentação saudável ajuda a desenvolver neurônios que melhora o funcionamento cerebral, ajudando na concentração, raciocínio e memória.

Separamos alguns benefícios no seu dia a dia relacionados a alimentação saudável:

Melhora o humor- Os ingredientes que são ingeridos de forma correta, libera hormônios que deixam as pessoas muito mais felizes. Desta forma, se tornará mais produtivo e feliz.

Aumento na produtividade- Quando se come na hora certa e de forma saudável, a sensação de satisfação dura mais tempo e não causa sonolência e cansaço. Por isso, traz maior disposição para desenvolver tarefas do dia a dia.

Aumento na concentração- Alguns alimentos são capazes de aumentar a concentração e melhorar a memória das pessoas, pois sua composição contém nutrientes específicos. O peixe e as castanhas são ricos em ômega-3, que ajudam a manter o cérebro ativo, ao ingerir diariamente em suas refeições, desenvolverá maior concentração, garantindo eficácia em suas funções.

Como uma boa alimentação pode melhorar o desempenho no trabalho:

Para obter um bom desempenho no ambiente corporativo há várias formas, como: estudar e praticar exercícios mas, um dos temas menos falados é o da alimentação. Uma alimentação adequada auxilia em todo o seu dia inclusive no trabalho pois, o nosso corpo precisa de alimento e desse alimento ele vai extrair os nutrientes necessário para se manter, te dando energia, auxiliando na sua memória e prevenindo doenças.

Alguns alimentos que contribuem para desempenho profissional:

Peixe;

Brócolis;

Feijão;

Castanhas;

Ovo;

Banana;

Chocolate amargo;

Café;


Esses são apenas alguns alimentos de vários que pode influencia de forma positiva a produtividade do colaborador.

Outra coisa a se destacar é que não se pode pular uma refeição

De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, o importante, na verdade, é respeitar as principais refeições do dia e tentar comer, no máximo, 6 vezes. "Nós devemos realizar as 3 refeições principais do dia, que são café da manhã, almoço e jantar e os lanches de intervalo da manhã, tarde e noite que complementam o número máximo de refeições ao dia. O distanciamento poderá ser de 3 em 3 ou 4 em 4 horas", afirma.

Autores: Daniel Guimarães, Allan Reis e Gislayne Morandi - 2021.3 Vendas

Comentários

Postagens mais visitadas