Inexperiência e primeiro emprego dos Jovens no Mercado de Trabalho

 

Não é novidade para ninguém o quanto é difícil ingressar no mercado de trabalho, mas nesse texto eu quero trazer uma conscientização e dicas para os jovens. Sabemos das dificuldades e obstáculos que tais encontram para conseguir o primeiro emprego. 

A inexperiência, podemos colocar ela como uma inimiga ou até mesmo incentivadora, você pode se perguntar: Como é possível ter um lado positivo e negativo? Eu te explico! A inexperiência é um dos fatores que têm prejudicado os jovens, pois as empresas acreditam que o fato de não possuir experiência profissional possa atrasar ou prejudicar a empresa, até mesmo gerar mais gastos do que uma pessoa que já possui conhecimento. Assim, torna a inexperiência inimiga dos jovens, mas por outro lado, a inexperiência abre as portas do conhecimento, sabe como? Te fazendo refletir sobre como é bom aproveitar para investir em experiência você mesmo. Busque a experiência sozinho, cursos, trabalhos como freelancer… 

Para concluir essa parte de inexperiência, gostaria de finalizar dizendo que não se prenda ao pensamento de começar em um emprego com um salário altíssimo ou um cargo perfeito. Um Ex- CEO da ITT Corporation deu o seguinte conselho: “No mundo dos negócios, todos são pagos em duas moedas: Dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.” 

A falta de informação e dicas sobre o primeiro emprego hoje em dia atrapalha bastante principalmente os jovens inexperientes que estão começando com sua carreira profissional, como um jovem pode ter experiência se ninguém quer oferecer vaga de emprego para um jovem que está começando agora e não tem experiência? A maior dificuldade dos jovens para ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez é a falta de informação e de oportunidade. Oportunidade essas que são difíceis de chegar a um jovem da periferia, por exemplo. Com tanta crise e dificuldade, cada dia que passa fica mais difícil para o jovem se

profissionalizar e se qualificar. Sem meios de informações confiáveis e com dificuldades, a falta de experiência aumenta a cada dia. 

Quem nunca caiu no assunto "tenho um emprego pra você" e chegou lá era um curso, não é mesmo ? Milhares de jovens que estão atrás de um emprego já passaram por isso, acontece constantemente pós as empresas enganam com anúncios falsos de vaga de emprego, muitos jovens se sentem esperançosos quando ocorrem essas situações e ao se deparar, lidam com falsas promessas e cursos oferecidos, que são pagos, dizendo que assim que finalizarem serão encaminhados para empresas, que na maioria das vezes também é falso e as empresas nunca chamam. Procure fontes confiáveis antes de tentar essas ‘vagas’, procure se informar com outros jovens que provavelmente já caíram nessa mesma armadilha. Leve isso como um aprendizado, e procure ser mais paciente e cauteloso. A falta de informação atrapalha a todos, então fique atento em sites confiáveis de empregos, fique atento aos jornais que estão constantemente divulgando vagas e dando oportunidade aos jovens. Oportunidade essas que são difíceis de chegar a um jovem da periferia por exemplo, com tanta crise e dificuldade, cada dia que passa fica mais difícil para o jovem se profissionalizar e se qualificar. Sem meios de informações confiáveis e com dificuldades, a falta de experiência aumenta a cada dia. 

Uma dica para esses jovens é: Procure fazer cursos profissionalizantes, existem diversos, tanto pagos e gratuitos. Os gratuitos são os mais acessíveis para a população, até porque nem todo mundo tem condição de pagar um curso no Senai, por exemplo. Aqui citarei alguns cursos gratuitos que irão complementar no seu currículo e irão te ajudar a conquistar o seu primeiro emprego e ter a primeira experiência que tanto almeja. 

[ ] Curso de Marketing de conteúdo; 

[ ] Curso de inbound Marketing; 

[ ] Curso de Copywriting; 

[ ] Informática básica; 

[ ] Excel básico; 

[ ] Cursos com certificações do Mackenzie; 

[ ] Plataforma online de cursos gratuitos com certificados (ex: kultivi); 

[ ] Cursos de administração e empreendedorismo; 

[ ] Cursos de contabilidade e finanças; 

[ ] Cursos de programação. 

Todos esses cursos você consegue acessar gratuitamente, em sites ou aplicativos.


Autores: Jenifer Andrade, Luciene Rodrigues, Marlon Nunes e Emily Paiva - 2021.2 Supermercados


Comentários

Postagens mais visitadas