Dificuldades dos jovens para ingressar no mercado de trabalho

Tem sido cada vez mais difícil conseguir uma vaga de emprego para os jovens. Devido às circunstâncias do período que estamos vivendo, existe uma influência muito grande nisso. Com eles em casa, nota-se que as empresas passam a exigir ainda mais dos jovens pela falta de convivência. Relacionam este problema por muita das vezes os jovens permanecem a maior parte do seu tempo em casa e não que isso seja um problema exato, mas os jovens podem passar o tempo aprendendo algo que sirva para acrescentar ao currículo e assim fazer com que se destaquem na hora de preencher aquela vaga que buscam tanto.


Sendo que, para muitos, a realidade é completamente diferente. Não são todos que, por mais que estejam em casa, podem aprender algo, pois requer internet. O projeto Jovem Aprendiz, no início, pareceu uma porta para todos aqueles que buscam o primeiro emprego ou não. Existem jovens que já estão no seu segundo emprego como Aprendiz e está tudo bem! Na maioria das vezes, o que dificulta é a primeira oportunidade, diversas empresas exigem uma qualificação que o jovem ainda não tem. As vagas para aprendizes são para os que, na maioria das vezes, buscam o primeiro emprego, querem ingressar no mercado de trabalho e com isso adquirir experiência.

Claro que esse jovem pode se esforçar e se preparar para esse momento. É importante estar por dentro do que as empresas estão exigindo no tempo atual em que estamos vivendo, ter um currículo bem elaborado, simples, mas completo. Aprender um pouco sobre os assuntos mais falados, buscar uma forma diferente de se destacar já que não possui experiência ou uma certa qualificação. Ele pode saber fazer uma boa redação, pode saber conversar, como se comportar... Cabe às empresas observar isso e dar uma oportunidade de crescimento

Entretanto, em um mundo tecnológico onde a maioria está conectada, ainda encontramos falhas no sistema quando se trata de emprego. Mesmo A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes, Segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), os jovens correspondem a 41% dos 314 mil desempregados. Desse total, 76,9% são negros; e 54% são mulheres que sofrem dificuldades para fazer parte desse projeto, considerando ainda os jovens que portam alguma categoria de deficiência, os que são classificados como PCD’s.

É difícil de se vê, seja em mercado, lojas, pessoas com alguma deficiência empregada, em alguns casos as empresas não têm suporte para essas pessoas como, por exemplo, pessoas com surdez, haveria de ter uma pessoa com base de libras para que o jovem fosse instruído no seu período de trabalho, que a carga horária permitida por lei é de 4 horas. No último censo feito pelo IBGE, 55% das pessoas com deficiência estavam desempregadas. A lei de cotas que completa 17 anos este ano obriga as empresas a contratarem pessoas com deficiência.

Dependendo do número de funcionários, a cota chega a 5% das vagas. Quem não cumprir, paga multa de até 1,7 mil por dia por vaga não preenchida. Hoje existem muitas vagas, mas as empresas geralmente costumam ainda exigir pessoas só com determinada categoria de deficiência e isso acaba dificultando que estes jovens consigam trabalhar. Mas para finalizar a ideia é que muitas das empresas não contratam jovens facilmente, mesmo sendo um primeiro emprego as empresas sempre buscam por pessoas qualificadas.

A dica que podemos dar aos jovens que vão conseguir sua colocação no mercado de trabalho é primeiro de tudo a confiança, e depois é extremamente importante que mantenham o foco nos estudos, procure sempre por qualidade e não só quantidade, mantenha sempre vínculos de amizades em dia, contatos com seus colegas, professores, trabalhadores dentre outras pessoas que possam vir te ajudar com alguma indicação ou orientação. Mantenha sempre atualizado, não deixe de acompanhar livros, artigos, filmes da atualidade, revistas e faça com que sua escrita e fala fique cada vez mais aperfeiçoada. Participe de palestras, busque se aprimorar, mantenha sempre a mente aberta para o novo que mais cedo ou mais tarde você irá conseguir sua primeira colocação no mercado de trabalho.

Autores: Ian Jr, Lorena Lourenço, Fernanda Silva e Thainan Ramos - 2021.2 Supermercado

Comentários

Postagens mais visitadas