Como usar Empatia com seu colega de trabalho - 2018.1 ADM
ENTENDENDO A EMPATIA
Praticar o bem é muito bom, no entanto há
pessoas que fazem algo esperando volta e não deve ser assim. No mundo
corporativo a empatia pode abrir diversas portas.
Uma pessoa que pratica a Empatia pensa rápido:
Ex.:
- Segura o saco de lixo para a “tia da
faxina”, antes que caia.
- Aperta o botão que prende o elevador para
esperar por outras pessoas que estejam vindo.
- Oferece caneta para uma pessoa que tenta
escrever com uma que esteja falhando.
- Fazer perguntas para identificar em que se
pode ser útil.
Existem diferentes tipos de Empatia:
- Cognitiva
- Emocional
- Preocupação Empática
Cognitiva: É aquela em que eu consigo saber o que a outra
pessoa está pensando ou está vendo.
Emocional: Em casos em que a conexão com a pessoa seja muito
forte conseguimos até sentir o que a outra pessoa está sentindo.
Preocupação Empática: é o impulso que nos move a ter disposição de ajudar
uma pessoa.
De uns tempos para cá, as empresas estão
falando muito em Responsabilidade Social, Ética, Comportamento e Evolução
Espiritual. Eles procuram pessoas melhores, evoluídas, que não tenham tempo a
perder com coisas pequenas.
3 Passos para treinar a Empatia no trabalho:
- Ouça e observe
Ao ouvir e observar os diferentes perfis das
pessoas com as quais trabalhamos – desde as mais sérias e sorridentes, até as
mais tensas – conseguimos aperfeiçoar o nosso dom natural de criar afinidades.
Procure interagir com estes colegas, e
sempre que possível estimule diálogos que demonstram um real interesse em
percebe-los na sua totalidade (com qualidades e limitações). Entretanto esteja
mais atento as qualidades.
-Procure manter o autocontrole
Quando tudo exigir um grande esforço da sua
parte, procure colocar-se no lugar do outro para compreende-lo. Nesse treino de
convivência positiva, você será capaz de lidar até mesmo com pessoas mais
explosivas e o que é o melhor sem perder o autocontrole.
-Equilíbrio
Outra dica para não perder a compostura, ao
se deparar com comportamentos agressivos, é impor-se, porém com atitudes
inteligentes. Utilizar um tom de voz adequado, já é um bom começo para
desestabilizar um provocador. Seu equilíbrio emocional agradece.
Pode-se analisar que empatia é uma conexão
entre pessoas. Compreender o sofrimento ou alegria e se colocar no lugar do
outro. Nesse contexto, vale ressaltar: Receptividade e Saber ouvir.
É preciso, inicialmente, observar que a
receptividade é o fator fundamental para a abordagem do estado de absorção de
uma pessoa. Consequentemente, entendendo a necessidade do ser humano.
Um outro aspecto é escutar, ouvir realmente
o que a pessoa quer falar, perguntar para se conectar com a real situação. Entendendo
o contexto de vida da pessoa, sem julgamentos.
Diariamente estamos rodeados de pessoas com
problemas pessoais e quase sempre elas passam por nós desapercebidas e o nosso
papel é ajudá-las a superar tal problema.
Pode-se mencionar, por exemplo que no
ambiente de trabalho convivemos com as mesmas pessoas diariamente durante meses
e até mesmo, anos. Com isso, decifrar se essas pessoas estão em um dia bom ou
ruim não é uma tarefa difícil.
Deve-se usar a empatia com os clientes
internos, afim de construir um ambiente harmônico, motivador e produtivo,
fazendo com que os trabalhadores se sintam valorizados, compreendidos e
importantes para a empresa.
Portanto, conclui-se que a conciliação dos
fatores citados anteriormente é de suma importância para que o verdadeiro ato
de empatia seja colocado em prática.
Evelyn Gomes, Letícia Vasconcelos e Mariana Ferreira
Comentários
Postar um comentário