Como usar Empatia com seu colega de trabalho - 2018.1 ADM

ENTENDENDO A EMPATIA

Praticar o bem é muito bom, no entanto há pessoas que fazem algo esperando volta e não deve ser assim. No mundo corporativo a empatia pode abrir diversas portas.

Uma pessoa que pratica a Empatia pensa rápido:

Ex.:

- Segura o saco de lixo para a “tia da faxina”, antes que caia.

- Aperta o botão que prende o elevador para esperar por outras pessoas que estejam vindo.

- Oferece caneta para uma pessoa que tenta escrever com uma que esteja falhando.

- Fazer perguntas para identificar em que se pode ser útil.

Existem diferentes tipos de Empatia:

- Cognitiva

- Emocional

- Preocupação Empática

Cognitiva: É aquela em que eu consigo saber o que a outra pessoa está pensando ou está vendo.

Emocional: Em casos em que a conexão com a pessoa seja muito forte conseguimos até sentir o que a outra pessoa está sentindo.

Preocupação Empática: é o impulso que nos move a ter disposição de ajudar uma pessoa. 

De uns tempos para cá, as empresas estão falando muito em Responsabilidade Social, Ética, Comportamento e Evolução Espiritual. Eles procuram pessoas melhores, evoluídas, que não tenham tempo a perder com coisas pequenas.

3 Passos para treinar a Empatia no trabalho:

- Ouça e observe

Ao ouvir e observar os diferentes perfis das pessoas com as quais trabalhamos – desde as mais sérias e sorridentes, até as mais tensas – conseguimos aperfeiçoar o nosso dom natural de criar afinidades.

Procure interagir com estes colegas, e sempre que possível estimule diálogos que demonstram um real interesse em percebe-los na sua totalidade (com qualidades e limitações). Entretanto esteja mais atento as qualidades.

-Procure manter o autocontrole

Quando tudo exigir um grande esforço da sua parte, procure colocar-se no lugar do outro para compreende-lo. Nesse treino de convivência positiva, você será capaz de lidar até mesmo com pessoas mais explosivas e o que é o melhor sem perder o autocontrole.

-Equilíbrio

Outra dica para não perder a compostura, ao se deparar com comportamentos agressivos, é impor-se, porém com atitudes inteligentes. Utilizar um tom de voz adequado, já é um bom começo para desestabilizar um provocador. Seu equilíbrio emocional agradece. 

Pode-se analisar que empatia é uma conexão entre pessoas. Compreender o sofrimento ou alegria e se colocar no lugar do outro. Nesse contexto, vale ressaltar: Receptividade e Saber ouvir.

É preciso, inicialmente, observar que a receptividade é o fator fundamental para a abordagem do estado de absorção de uma pessoa. Consequentemente, entendendo a necessidade do ser humano.

Um outro aspecto é escutar, ouvir realmente o que a pessoa quer falar, perguntar para se conectar com a real situação. Entendendo o contexto de vida da pessoa, sem julgamentos.

Diariamente estamos rodeados de pessoas com problemas pessoais e quase sempre elas passam por nós desapercebidas e o nosso papel é ajudá-las a superar tal problema.

Pode-se mencionar, por exemplo que no ambiente de trabalho convivemos com as mesmas pessoas diariamente durante meses e até mesmo, anos. Com isso, decifrar se essas pessoas estão em um dia bom ou ruim não é uma tarefa difícil.

Deve-se usar a empatia com os clientes internos, afim de construir um ambiente harmônico, motivador e produtivo, fazendo com que os trabalhadores se sintam valorizados, compreendidos e importantes para a empresa.

Portanto, conclui-se que a conciliação dos fatores citados anteriormente é de suma importância para que o verdadeiro ato de empatia seja colocado em prática.


Evelyn Gomes, Letícia Vasconcelos e Mariana Ferreira

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