Objetivo: Qual é o seu? Turma 2019.. - Vendas

Objetivo: Qual é o seu?




Palavra do Professor: 

"A Revista Digital Corporativa é o produto final da Unidade Curricular Comunicação Corporativa, que faz parte do Programa de Aprendizagem do Senac Rio. 
Todas as matérias contidas aqui foram pensadas, pesquisadas e elaborada pelos Aprendizes da turma 2019.6 Vendas (inclusive as fotos). 
Leiam com carinho e observem o cuidado que os jovens tiveram com cada tema. Eles realmente vão longe, e além do que eles acreditam. 
Aproveitem a leitura."

Instrutor Cristian Renê Machado


A Inovação do Celular




A história do telefone móvel começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um fixo. A partir de abril de 1973 que todos as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente e a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta.
Os primeiros aparelhos
Vários fabricantes fizeram testes entre o ano de 1947 e 1973, mas a primeira empresa que mostrou um aparelho foi a Motorola, que deu o nome ao aparelho de “DynaTAC” e não estava a venda ao público (era somente um protótipo). 
O primeiro modelo que foi liberado comercialmente nos EUA (alguns outros países já haviam recebido aparelhos de outras marcas) foi o Motorola DynaTAC 8000x, isso no ano de 1983, ou seja, dez anos após o primeiro teste realizado. 
Iniciou com celulares não tão portáteis tanto que a maioria era desenvolvida para instalação em carros. Alguns celulares pensavam 1kg, e tinha dimensões de quase 30cm de altura, sendo um absurdo.
E claro, isso era apenas o começo, sendo que a tendência era a redução no tamanho físico e o aumento de funções. O preço dos celulares era muito caro, e nem todo mundo tinha condições para poder comprar um aparelho telefônico. 

A segunda e terceira geração
No início da década de 90, já estavam prontos para lançar novos aparelhos com tamanho e peso aceitável. A segunda geração de aparelhos não traria apenas novos aparelhos, porém também iria aderir a novos padrões de comunicação. Três tecnologias principais iriam dominar nesta época, eram elas: TDMA, CDMA e GSM. A segunda geração de telefonia móvel durou até a virada do ano milênio e trouxe novidades. 

A cobertura de telefonia 4G já está em 4.485 dos 5.570 municípios brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), a tecnologia está disponível a 95,7% da população brasileira. Segundo a Telebrasil, 6 milhões de novos celulares com a tecnologia 4G foram atividades nos primeiros três meses de 2019. Em um ano, março de 2018 e março de 2019, 25,5 milhões de novos chips 4G foram ativados no país e isso representa um aumento de 23% no número de chips 4G.
O 4G concede maior velocidade de navegação na internet, com até 100 megabits por segundo (MBPS) de download. A tecnologia chegou ao Brasil em 2013, possuindo as primeiras antenas instaladas na cidade e receberam a Copa das Confederações (Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília). O torneio antecedeu a Copa do Mundo, feita no Brasil no ano seguinte.
O número de municípios conectados à rede 3G também cresceu no Brasil chegando a 5,407 municípios em março. O Brasil agora tem 207 milhões de acessos à internet pela rede móvel. Considerando também os acessos fixos, o número aumenta para 238,2 milhões no país.

A Inovação do 5G

O avanço da tecnologia 5G, tem como função melhorar a internet, mas poucos sabem o perigo que ela pode causar a saúde.
Apesar da internet 5G representar um grande lucro no negócio e em grupos econômicos nos Estados Unidos e na China, as consequências de usar essa internet são extremamente graves, a mais de 10 mil pesquisas referentes a contaminação eletromagnética, tendo essa contaminação enfermidades cardíacas e câncer. A internacional Appeal afirma que a exposição permanente de radiação em altos níveis de radiofrequência, terá efeitos extremamente graves em todos os organismos vivos e em seus respectivos ecossistemas.
O lado positivo da tecnologia 5G é que além de permitir a conexão entre os seres humanos e suas organizações, ela também permitirá a conexão com todos os objetos, como por exemplo: Micro-ondas, câmeras de vigilância, automóveis, lavadoras, etc. Classificando assim a internet das coisas.
Isso proporcionará um extremo campo eletromagnético de enorme potência que atacará diretamente fracas ondas eletromagnéticas, como por exemplo o voo dos insetos. Com toda essa informação, concluímos que não só a vida do planeta Terra corre perigo, mas também a nossa.

Inovações no Mercado de Trabalho

O Mercado de trabalho vem crescendo gradativamente ao longo dos anos. Tivemos várias revoluções no meio corporativo, como a Revolução Agrícola e Industrial. Mas está acontecendo uma nova revolução, o Futurismo.
O Futurismo, como o próprio nome já diz, visa o futuro do mercado de trabalho, por exemplo, novas profissões que irão surgir, os novos métodos de relacionamento, o perfil do profissional que irá ser cobrado, etc. O Futurismo caminha junto com outra revolução, a quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0.
Os princípios da Indústria 4.0 são: a capacidade de operação em tempo real, a virtualização, a descentralização, a orientação de serviços e a modularidade. O Futurismo já trouxe uma nova profissão os Futuristas. Eles não preveem o futuro, mas eles usam vários métodos para estudar os diferentes futuros que podem existir e eles se baseiam nas pesquisas de dados científicos, sociais e econômicos.
Muitas pessoas não depositam muita credibilidade nos profissionais dessa área, pois acham que Futurismo é um conjunto de previsões que seguem de acordo com a mudança tecnológica. As mudanças no mercado serão drásticas e mudarão o nosso entendimento de empresa.
As tendências futuras visam a praticidade e a rapidez nas comunicações entre empresas e funcionários. Umas das principais tendências é o fim dos escritórios e a substituição deles por espaços de Coworking (espaço criado para compartilhar ideias e convivência dos profissionais). Outras tendências são o fim da verticalização no trabalho, novas funções que irão existir e outras que serão extintas (por causa da automatização). O contato com os funcionários será maior e teremos mais diversidades nas empresas.
Agora citaremos algumas carreiras que estão surgindo graças ao avanço da indústria:
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: Mecânico de veículos híbridos
ALIMENTOS E BEBIDAS: Técnico em impressão de alimentos
CONSTRUÇÃO CIVIL: Técnico em automação predial
TÊXTIL E VESTUÁRIO: Engenheiro em fibras têxteis.


COMPORTAMENTO
Comportamento é um termo usado para caracterizar qualquer tipo de reação do indivíduo ao ambiente. Também pode ser considerado como a forma que um indivíduo reage perante os estímulos externos e internos.
Isto quer dizer que em determinada situação haverá diversas formas de reagir, devido aos diferentes comportamentos, tanto de forma positiva como negativa. Quando criança, todos recebem essa admoestação, de que é necessário saber se portar em determinados ambientes, como em restaurantes, mercados, eventos executivos, que exigem um comportamento mais conservador, isto é, para que não seja mal interpretado.
Vale ressaltar que o comportamento, muitas das vezes, anda junto com a personalidade (lógico, comandante, mediador, ativista, protagonista, entre outros). O que nos faz entender que uma pessoa que é de personalidade lógica possivelmente agirá de forma diferente de uma com personalidade ativista.
O comportamento abrange uma gama de áreas, entretanto, abordaremos as seguintes ramificações:
. Comportamento no mercado de trabalho;
. Comportamento no meio estudantil;


. Comportamento social.

Comportamento no Mercado de trabalho



Toda empresa exige uma conduta e uma ética profissional, que o especialista em recrutamento deve estar atento ao candidato, pois este deve demonstrar pensamentos e atitudes que combinam com a empresa.
Têm-se total ciência de que as pessoas em geral passam mais tempo fora de casa, isto é, no trabalho, do que em suas próprias residências; no entanto não se pode confundir os dois ambientes. No trabalho, é necessário portar-se de maneira educada, firme e conservada, pois é um ambiente em que há uma coisa chamada hierarquia, ou seja, existe uma gama de pessoas acima de você. Em casa, o ambiente é livre, tudo cabe ao indivíduo saber e fazer, pois em sua casa ele é a autoridade máxima; é claro, nada que fuja da lei. 
Para que sua entrevista de emprego seja efetiva, citaremos aqui, alguns fatores que podem ajudar você nisto: 
1>Controle emocional
Ser explosivo e pôr sua personalidade à tona pode acarretar em sua desclassificação, seu entrevistador sabe que você está nervoso e até mesmo aflito, no entanto não é necessariamente inteligente transparecer isso. Seja objetivo e claro em suas respostas, transpareça segurança, e acima de tudo contenha-se.

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2>Postura
É preciso saber que na entrevista até o menor dos detalhes é avaliado, isto quer dizer que a forma como o entrevistado se apresenta perante o entrevistador é de extrema importância e irá colaborar muito para sua possível admissão. Evite cruzar os braços, pois isso passa a intenção de desinteresse, tente ficar com os braços livres ao lado do corpo, ou se estiver sentado, em cima da coxa. Mantenha uma postura ereta, jamais de coluna curvada, pois isso passa a imagem de preguiça.

3>Vestimenta
A forma como se vestir sempre é ditada de acordo com o ambiente. Em casa, o indivíduo se porta de forma mais livre e informal, pois não há necessidade de se estar apresentável. A mesma situação é adaptada em festas executivas, formaturas, casamentos, entre outros. Na entrevista de emprego não é diferente, o uso de boné, chinelo e bermuda não é admissível, roupas curtas ou decotadas devem ser excluídas de seu conjunto de roupas naquele momento. Use uma roupa que passe seriedade, isto é, uma calça jeans, um sapato e uma camisa gola polo é uma vestimenta adequada para a sua seleção; e para as mulheres não é muito diferente, no caso a mesma usaria uma sapatilha ou algo do gênero, juntamente com uma blusa que não chame muita atenção, o uso da calça jeans também vale para esse caso.

Comportamento enquanto funcionário
No meio profissional ninguém é perfeito, isso é um fato, para isso que serve o trabalho em equipe, então para se trabalhar com pessoas é necessário saber que você não está sozinho e que a empresa é um corpo, no qual todos os funcionários são importantes membros que trabalham em conjunto. Um bom funcionário sabe que o horário é primordial, na medida em que a empresa conta com os seus serviços, ou seja, um funcionário que se atrasa não demonstra compromisso com a empresa, logo, não faz sentido ter um funcionário como este na mesma.
Trabalhar com pessoas é complicado, mas há medidas que podem ajudar com essa convivência, podemos citar como fator principal, o respeito. Este deve ser direcionados a todos, sejam eles inferiores ou superiores a você, deste modo as relações sociais no trabalho serão mais firmes e consistentes, gerando assim uma empresa sólida e empenhada no crescimento de todos.
A empresa tem um propósito, que é satisfazer o cliente e seus anseios mercantis, ou seja, não há empresa sem o cliente. Ele é quem movimenta o capital, mas para que isso aconteça constantemente é necessário o fidelizar com um bom atendimento. Trate o cliente como se ele fosse único, e respeite seu espaço, mantenha seu tom de voz sereno, sabendo que o cliente é a prioridade, isso quer dizer que o atendimento ao mesmo deve ser muito eficaz e acolhedor.

Comportamento social 



De maneira geral, em sociedade, o comportamento varia bastante, na maioria das vezes dependendo dos estímulos produzidos pela mesma no indivíduo. Em uma hierarquia sociológica, o comportamento social é seguido por ações sociais, que são direcionadas a outras pessoas e induzem respostas.

A ética é, assim como nos outros âmbitos de comportamento, presente neste aqui. Há uma imensa variedade de pessoas, com várias personalidades e diversas situações pessoais que podem sim influenciar no modo de se portar das pessoas. É bom ressaltar que o comportamento do ser humano é muito variável e sofre mudanças frequentes, pois faz parte dos seus estímulos e por isso sofre modificações o tempo todo.
. Aqui iremos dar algumas dicas comportamentais que irão te ajudar bastante no cotidiano, são as seguintes:
. Quando você chegar em algum lugar, comprimente as pessoas, isso é o básico da educação. Tente ser amável e sorria, isso tornará o ambiente mais leve.
. Pontualidade deve ser inerente à cada pessoa que quer desenvolver boas relações sociais, isto é, se tu queres estabelecer laços com pessoas é bom chegares no horário, caso você marque algum compromisso, e também faça o que prometer, isso faz com que você ganhe confiança dos demais.
. Ao sentar-se à mesa de algum local é preciso saber se portar, não atrapalhando aqueles que estão ali para jantar ou para ter uma conversa calma. Respeite o espaço dos outros.
Independente da diversidade, nada é desculpa para tratar alguém com desdém ou inferioridade, esse talvez seja a forma mais relativa dos comportamentos, pois nem sempre terá um retorno. Mas, faça a sua parte e tome controle de seu comportamento.
                   
 Comportamento estudantil
Infelizmente o cenário nas escolas e universidades do Brasil é deplorável, e o maior problema com isso é que não é falta de empenho de profissionais da educação, os professores. A principal questão é os alunos, que não respeitam os seus mestres e agem de forma agressiva na maioria das vezes. A culpa sempre recai sobre o sistema educacional, entretanto, é ignorado a violência com os professores, que muitas das vezes trabalham com medo por suas vidas em risco.

Isto tudo se dá por conta dos problemas comportamentais produzidos em casa mesmo, pais que não ensinam seus filhos as regras básicas de ética e educação, isso gera uma reação em cadeia nas escolas, onde, infelizmente, os alunos são os “bonzinhos” e os professores os “vilões” da história, algo que se olhar na íntegra não chega nem perto da verdade.


O meio acadêmico tem por finalidade formar profissionais e pessoas capacitadas para o Mercado de Trabalho, indivíduos que podem alcançar seus objetivos por meio do conhecimento e do esforço. O comportamento neste meio deve ser inerente às pessoas que fazem parte do mesmo, isso vai de encontro tanto aos professores como alunos, isto é, as regras de conduta devem ser as mesmas. Isso quer dizer que se um aluno deve respeitar um professor, o mesmo também o deve respeitar.. 


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