ÚLTIMO LUGAR?



Pesquisas apontam que o Brasil é o penúltimo lugar na classificação sobre atendimento a clientes iniciados com um sorriso. Apesar do brasileiro ter a fama de ser carismático e atencioso, no atendimento nas lojas, não é bem assim; é muito comum o consumidor chegar na loja e encontrar o vendedor de cara fechada e demonstrando má vontade de atender.
Uma pesquisa feita pela Better Business World Wide reuniu diversas avaliações de atendimento ao cliente, feitas em diversos continentes. De 16 posições, o Brasil atualmente se encontra em 15° posição. Mas quais são os atributos para um bom vendedor ter um excelente atendimento pessoal? Primeiro vamos descobrir o que é:
Atendimento Pessoal
O que é?

Atendimento é estar atento, servir, escutar, responder, saber sobre, dar atenção ao consumidor. De uma forma resumida é fazer com que o cliente esteja sempre satisfeito com o produto ou serviço que você oferece para ele.
No atendimento pessoal há maneiras corretas e incorretas de prestar um atendimento. Ambos geram consequências, boas ou ruins.
Consequências
 Se for um bom atendimento, você pode adquirir um bom elogio do cliente ou até do seu chefe, além de ficar bem visto pelo seu superior e futuramente ter a chance de ocupar um cargo melhor na empresa. Caso o atendimento seja ruim, será totalmente ao contrário! Você pode perder o cliente, fazendo com que a empresa perca futuros clientes pela má divulgação do cliente que foi mal atendido. O cliente também pode fazer uma reclamação para seu chefe e com isso, você ficará mal visto por ele ou até mesmo perder seu emprego.
O que fazer para um bom atendimento
Só prometa o que for cumprir;

Um exemplo de falta de compromisso com o cliente é prometer algo para ele que você não pode cumprir. Exemplo: Não ofereça um desconto que você não possa dar. Primeiro confira com o seu superior se há possibilidades de negociação.
Fale a verdade;
Seja direto e objetivo com o cliente, evite omitir uma situação ruim mentindo para o cliente, para que ele não venha perder a confiança na sua empresa.
Cumpra os prazos;
Evite deixar o cliente esperando com frases como: “Só um minuto”, “Retorno em uma hora”, “Só um instante”. Se for o caso de precisar se ausentar por um momento, cumpra com prazo dado por você.
Seja ágil;
Caso haja um problema, contorne o problema com uma solução, mostrando para o cliente agilidade e interesse em resolver o problema de forma eficaz.
Ouça o cliente com atenção;
Quando o cliente estiver falando, procure estar atento ao que ele tem a dizer, não o interrompa e entenda o problema.
Olhe nos olhos;
Olhe fixamente para o cliente, jamais olhe para cima ou para os lados, pois isso demonstrará desinteresse pelo que o cliente está dizendo e isso fará com que ele se sinta desconfortável.
Tenha paciência;
Ao lidar com clientes nervosos ou exaltados, procure manter a calma, falar devagar, nunca falar no mesmo tom de voz que ele, procure sempre reverter a situação, fazendo com que o cliente se acalme e saia satisfeito da loja.
Sorria sempre.
Tenha empatia com o cliente, seja proativo e mostre que você está ali para ajudá-lo e sempre com um sorriso no rosto para que o cliente perceba a sua boa disposição para atendê-lo.




Gleiciane dos S. Pereira
Patrick Da Silva E. Pereira
Matheus Dias Basílio
Luiz Gustavo F. De Oliveira
Adm 2019.5 

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