ÚLTIMO LUGAR?
Pesquisas apontam que o Brasil é o penúltimo lugar na classificação sobre atendimento a clientes iniciados
com um sorriso. Apesar do brasileiro ter a fama de ser carismático e atencioso,
no atendimento nas lojas, não é bem assim; é muito comum o consumidor chegar na
loja e encontrar o vendedor de cara fechada e demonstrando má vontade de
atender.
Uma pesquisa feita pela Better Business
World Wide reuniu diversas avaliações de
atendimento ao cliente, feitas em diversos continentes. De 16 posições, o
Brasil atualmente se encontra em 15° posição. Mas quais são os atributos para
um bom vendedor ter um excelente atendimento pessoal? Primeiro vamos descobrir
o que é:
Atendimento
Pessoal
O
que é?
Atendimento é
estar atento, servir, escutar, responder, saber sobre, dar atenção ao
consumidor. De uma forma resumida
é fazer com que o cliente esteja sempre satisfeito com o produto ou serviço que
você oferece para ele.
No atendimento pessoal há maneiras corretas e incorretas
de prestar um atendimento. Ambos geram consequências, boas ou ruins.
Consequências
Se for um bom atendimento, você pode adquirir
um bom elogio do cliente ou até do seu chefe, além de ficar bem visto pelo seu
superior e futuramente ter a chance de ocupar um cargo melhor na empresa. Caso
o atendimento seja ruim, será totalmente ao contrário! Você pode perder o
cliente, fazendo com que a empresa perca futuros clientes pela má divulgação do
cliente que foi mal atendido. O cliente também pode fazer uma reclamação para
seu chefe e com isso, você ficará mal visto por ele ou até mesmo perder seu
emprego.
O que fazer para um bom atendimento
Só prometa o que for cumprir;
Um exemplo
de falta de compromisso com o cliente é prometer algo para ele que você não
pode cumprir. Exemplo: Não ofereça um desconto que você não possa dar. Primeiro
confira com o seu superior se há possibilidades de negociação.
Fale a
verdade;
Seja direto
e objetivo com o cliente, evite omitir uma situação ruim mentindo para o
cliente, para que ele não venha perder a confiança na sua empresa.
Cumpra os
prazos;
Evite deixar
o cliente esperando com frases como: “Só um minuto”, “Retorno em uma hora”, “Só
um instante”. Se for o caso de precisar se ausentar por um momento, cumpra com
prazo dado por você.
Seja ágil;
Caso haja um
problema, contorne o problema com uma solução, mostrando para o cliente
agilidade e interesse em resolver o problema de forma eficaz.
Ouça o
cliente com atenção;
Quando o
cliente estiver falando, procure estar atento ao que ele tem a dizer, não o
interrompa e entenda o problema.
Olhe nos
olhos;
Olhe
fixamente para o cliente, jamais olhe para cima ou para os lados, pois isso
demonstrará desinteresse pelo que o cliente está dizendo e isso fará com que
ele se sinta desconfortável.
Tenha
paciência;
Ao lidar com
clientes nervosos ou exaltados, procure manter a calma, falar devagar, nunca
falar no mesmo tom de voz que ele, procure sempre reverter a situação, fazendo
com que o cliente se acalme e saia satisfeito da loja.
Sorria sempre.
Tenha empatia
com o cliente, seja proativo e mostre que você está ali para ajudá-lo e sempre
com um sorriso no rosto para que o cliente perceba a sua boa disposição para
atendê-lo.
Gleiciane dos S. Pereira
Patrick Da Silva E. Pereira
Matheus Dias Basílio
Luiz Gustavo F. De Oliveira
Patrick Da Silva E. Pereira
Matheus Dias Basílio
Luiz Gustavo F. De Oliveira
Adm 2019.5
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