A importância da inclusão do jovem no mercado de trabalho
Existe uma lei em relação aos menores de 14 a 24 anos de idade, essa lei e a seguinte (A lei 10.097/2000, ou Lei da Aprendizagem), assegura ao aprendiz formação técnico-profissional metódica compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico”. Desse modo, tal formação deve ser desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas, coordenadas pelas empresas em parceria com os Serviços Nacionais de Aprendizagem ou uma entidade sem fins lucrativos).
Felizmente na maioria das empresas de grande ,médio e pequeno porte,essa lei já esta em vigor,essa lei que foi criada para que os jovens tivessem a oportunidade de ,entrar no mercado de trabalho com mais facilidade e rapidez independente de sua idade,e ela exige que 5% a 15% dos colaboradores por tais empresas sejam jovens aprendizes ,esses jovens tem os mesmos direitos que qualquer outro tipo de trabalhador.
Isso e de extrema importância pois a inclusão do menor no mercado de trabalho traz diversos benefícios a ele, faz com que ele aprenda bem cedo a trabalhar, e a ter mais intimidade com as ferramentas utilizadas nas empresas,se o jovem for posto para trabalha na paste administrativa da empresa como na maioria dos casos ,ele já ira se familiarizar com as tarefas, atividades, ferramentas... E quando futuramente ele for incluído no mercado de trabalho novamente ,ele já estará familiarizado com diversas funções na empresa, ele irá exercer várias tarefas e atividades que prendeu de maneira rápida e prática.
Atualmente podemos notar que, após o início da pandemia, houve forte retração do emprego no país, muitas empresas fecharam por conta da pandemia, mas enfim tudo está se normalizando.
Enfim o jovem aprendiz tem seus diretos e deveres, e ele deve cumprir todos com zelo e deve valorizar as oportunidades que lhe são dadas, a introdução do menor aprendiz nas empresa já e lei, e todos os jovens devem valorizar isso e aprender a cada dia mais em seus locais de trabalho, o jovem precisa sempre mostrar interesse, ser profissional, educado, proativo, criativo e ele deve aproveitar para aprender coisas novas, como o nome já diz 'jovem aprendiz' são pessoas que estão ali para aprender obter conhecimento, e vale lembrar que conhecimento nunca e de mais. Faça valer apena, valorize seu trabalho corra a trás dos seus sonhos.
Autora: Thais Ferreira - 2020.3 Administração
Comentários
Postar um comentário