A Inclusão de PCD no Mercado de Trabalho
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é muito desafiadora, mas é de extrema importância abordar esse assunto pois as oportunidades que muitas outras pessoas têm elas não possuem por causa de sua deficiência, algumas pessoas não os consideram aptos para realizar com perfeição suas tarefas e preferem não os contratarem tornando um caminho muito difícil para as PCD criando a desigualdade social. A desigualdade é causada pela limitação associada ao preconceito, que acaba gerando a exclusão social das pessoas com deficiência.
Diante disso, foi fundamental criar leis de cotas de acessibilidade, no Brasil existe uma lei que obrigada empresas com 100 colaboradores ou mais a ter de 2% a 5% dos cargos ocupados por pessoas com deficiência, dando a eles a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho.
A inclusão de PCD no mercado de trabalho ainda é um fato que surpreende muitas pessoas, pois para algumas empresas ainda é um fardo ter que contratar pessoas com deficiência e acabam desvalorizando-os contratando somente por obrigação, propondo cargos de baixa qualidade e muitas vezes com salário injusto.
É necessário tratar todos iguais eles não são coitadinhos ou incapazes de realizar algo, eles são pessoas como nós que também precisam de oportunidades na vida como por exemplo de trabalhar, de estudar, de ter o seu próprio sustento, eles têm o direito de ir e vir e conseguem demonstrar até onde podem chegar com suas capacidades e força de vontade. São pessoas incríveis que diante desse preconceito todo superam todos os obstáculos que área de trabalho possa oferecer.
Comentários
Postar um comentário