Um bom Atendimento ao Cliente
Todos sabemos que em todo canto do mundo, há pessoas atendendo a cada segundo que passa e um bom atendimento faz literalmente toda a diferença. Existe uma grande importância em saber atender, pois um cliente satisfeito é uma empresa feliz, pois um cliente satisfeito, diz aos seus familiares e amigos como foi o bom atendimento daquela empresa, fazendo com que outras pessoas visitem o estabelecimento e ainda ganha um cliente fixo.
Existem algumas práticas que não podem faltar para executar um bom atendimento ao cliente, como:
∙ Atender bem o cliente
∙ Ouvir o cliente
∙ Ter empatia
∙ Ter uma boa comunicação
∙ Demonstrar boa vontade em ajudar
∙ Procurar estudar seu cliente
∙ Entre outros.
Um atendimento com excelência vai muito mais do que tratar e receber os clientes bem, tem que ter muito profissionalismo e boa vontade para escutar e atender e entender cada cliente da forma que ele precisa e necessita.
É preciso ter força de vontade e paciência para ouvir cada cliente e satisfazer as necessidades do consumidor, não é preciso fazer exatamente uma amizade com seu cliente, mas sim ter uma boa afinidade que possa fazer o cliente ter confiança em comprar o produto e com o vendedor.
É de fato notório que um bom atendimento muda tudo e assim, podemos dizer que o mau atendimento ao cliente também muda, quando um cliente sai de uma loja ou empresa, insatisfeito pode ser que ele não volte mais e ainda faça críticas do ambiente, fazendo com que outras pessoas sigam seu conselho de não ir aquele lugar, dessa forma perde muitos clientes e o ambiente fica mal visto.
Há muitas pessoas que fazem críticas na internet e da mesma forma que pode ser negativa, ela pode ser positiva. A crítica pode acabar sendo vista por milhões de pessoas, onde caso ela seja positiva, todos irão frequentar o lugar, mas caso seja negativa, muitos irão descartar de sua lista. Pode ser de lojas, restaurantes, supermercados, entre outros.
Portanto, nos dias atuais percebe-se a influência de um bom atendimento para uma empresa, seja por atendimentos presenciais ou até mesmo com o auxílio das redes sociais que possibilitam uma forma de atendimento mais precisa e rápida dentro de algumas empresas. Importante ressaltar sobre o bom atendimento ao cliente, que de certa forma, influencia muito sobre uma avaliação de empresas. O mercado de trabalho atualmente se tornou competitivo e exigente, daí surge novas tecnologias de comunicação em prol de melhorar determinadas condições de trabalho, como o atendimento ao cliente. Por conseguinte, as maneiras e possibilidades de proporcionar um atendimento bom se torna cada vez mais vigente nas empresas, visando o desenvolvimento de práticas positivas para a relação com o cliente de cada empresa específica.
Autores:
Ana Beatriz Alves, Ana Caroline Sampaio, Caio Ferreira e Maria
Eduarda Rodrigues - 2020.3 - Administração
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