Medicina do Trabalho
Para quem conhece, sabe como esse departamento é fundamental para a organização de uma empresa. A pessoa que atua nessa área realiza principalmente, o encaminhamento de exames admissionais, demissionais, periódicos, e de retorno ao trabalho, para os funcionários(as) de determinada empresa vinculada a clínica, pois assim, saberá se está apto(a) a trabalhar.
Na Medicina do Trabalho, é realizado as listas de faturamento da clínica, para saber quanto a mesma está recebendo financeiramente, é onde são organizados em ordem alfabética, todos os nomes de cada pessoa que passa para fazer algum tipo de exame médico, sendo esta, vinculada ou não a alguma empresa, seus dados cadastrais ficam guardados para caso haja alguma necessidade de verificação.
Ou seja, é onde encontram-se todos os documentos ligados ao financeiro e de pessoas que passam pela clínica.
Algumas pessoas ficam na dúvida sobre quais exames são realizados. Portanto, iremos citar alguns aqui:
Anamnese Ocupacional: trata-se de uma entrevista do médico com o trabalhador. Tem como função avaliar se o funcionário está apto fisicamente e mentalmente para a função.
Pressão Arterial e Batimentos Cardíacos: o médico irá verificar se os valores estão dentro do comum.
Saúde das Articulações: é comum o médico avaliar a postura, movimentos e possíveis lesões nas Articulações. O trabalhador pode ter sofrido alguma lesão no emprego anterior e o médico precisa relatar isso.
Funções de Risco: São para profissionais que trabalham em funções de risco, como agentes físicos, químicos e biológicos. Esses profissionais precisam realizar alguns exames admissionais complementares. São eles: audiometria, acuidade visual, espirometria, EEG, ECG, raio-x.
Temos também as análises que não podem ser realizadas na admissão. São elas:
Teste de Gravidez
Teste de HIV
Conhecendo o procedimento que faz parte da contratação de funcionários, fica mais fácil entender quais exames admissionais podem ser pedidos pela empresa.
Autoras: Katarina Saens Coelho e Gisele Pessoa. 2020.5 Administração
Comentários
Postar um comentário