A importância da inclusão social dentro do mercado de trabalho.


 

O que é inclusão social?
Inclusão social é proporcionar direitos e acessos iguais a todos. É evitar a exclusão dos benefícios do mercado de trabalho provocados pelas diferenças
como: Classe social, idade, gênero, educação, deficiência, preconceitos raciais ou
preconceitos sociais.


Inclusão social dentro do mercado de trabalho:
Vai muito mais além do que gerar empregos, ela tem o poder de causar grande impacto na vida de pessoas deficientes, de classes sociais baixas, de outros  gêneros etc. Porque o fato de ser possível está em uma empresa sendo remunerado e de ocupar cargos importantes trás aos grupos minoritário a sensação de inclusão na sociedade. Inclusão social é trabalhar para que todos os grupos sociais tenham os mesmos direitos. A inclusão social dentro de uma  empresa é importante pois trás variação, trás conhecimentos e ideias distintas. É importante porque trás muitos pontos de vistas diferentes e novas idéias. Pois cada cultura, cada pessoa tem uma cabeça diferente, sendo assim, a diversidade dentro da empresa trás muitos benefícios. Dentro do mercado de trabalho percebermos que a inclusão se tornar a coisa mais difícil de se fazer, pois precisamos se colocar no lugar do próximo, aceitar que as pessoas não precisam ser iguais para ganhar os mesmos direitos, inclusão social é entender que ninguém merece ser julgado pela aparência, mais sim pela capacidade de ser útil e se adaptar a todos os ambientes.


Hoje exitem leis que defendem a inclusão como:
 

De acordo com a Lei 13.146/2015: Conhecida como a lei que proporciona a inclusão, foi aprovada dia 6 de julho de 2015. Garantindo a igualdade de pessoas deficientes no mercado de trabalho.
De acordo com a Lei 8.213/1991: Conhecida como Lei de Cotas, considerada o maior instituto que garante a inclusão de portadores de necessidade no mercado de trabalho.

Autores: Millena Camargo e Manoela Torres - 2020.3 Administração

Comentários

Postagens mais visitadas