Como se comportar em uma entrevista de emprego sendo um jovem aprendiz:
Pegue o seu bloquinho de anotações e sente aí para anotar todas essas mega dicas!
O programa Jovem Aprendiz é o primeiro passo para jovens que desejam ingressar no mundo profissional. Tem como o principal foco, jovens que em sua grande maioria tem idades que variam entre 14 à 24 anos e que nunca tiveram nenhum tipo de contato com a carreira empresarial antes. Se você deseja fazer parte desse programa, é necessário estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio e possuir uma boa frequência escolar.
Antes de ser contratado, o jovem precisa passar por uma seleção, assim como em todas as oportunidades de trabalhos. As contratantes possuem a sua política para selecionar novos aprendizes, com isso, a empresa vai escolher o jovem que mais se encaixa no perfil que ela procura, para aí sim o tornar aprendiz. O esse setor vem se ampliando nos últimos anos, gerando mais vagas de emprego.
Por ser a sua primeira oportunidade empresarial, o nervosismo e medo dominam o possível colaborador, muitas dúvidas começam a surgir, pensando nisso, criamos 10 dicas para fazer você arrasar na sua entrevista e ir com o pé direito. Fique ligado!!! E não se esqueça: a vaga já é sua!!!
1- Evitar gírias e colocações erradas:
O uso de gírias e o colocações erradas mancha muito a imagem do entrevistado, pois a empresa está à procura de um funcionário com boa comunicação e com um bom diálogo.
2- Evitar o uso de roupas curtas e inadequadas:
É fundamental usar uma roupa adequada e formal, podendo até usar brincos, acessórios e maquiagens discretas. Jamais se deve ir com roupas informais, curtas, decotadas e chamativas demais. O mau uso de roupas gera uma primeira impressão ruim ao contratante.
3- Fique atento a sua postura:
Demonstre seus objetivos de forma clara, fale resumidamente sobre os seus planos para o futuro, suas intenções na empresa, entre outros. Use o seu tom de voz de uma maneira que o entrevistador consiga te ouvir, mas não fale muito alto. Evite ser uma pessoa impaciente e que ninguém queira por perto.
4- Seja sempre profissional:
Nunca fale da sua vida pessoal no ambiente de trabalho e lembre-se que você está conversando com o seu futuro chefe , por isso evite uma intimidade exagerada e forçada. Mantenha a formalidade!
5- Demonstre entusiasmo e evite reclamações:
Caso você já tenha trabalhado em alguma outra empresa, seja sincero! Isso é muito importante, conte suas experiências profissionais antepassadas.
6- Quais são os seus intuitos em longo prazo?
É primordial deixar claro quais são seus desejos em relação a sua vida profissional. Para isto, é preciso ter clareza e pensamentos a longo prazo. Tenha em mente o que deseja fazer.
7- Seja um perfil em que a empresa deseje te ter como colaborador:
Seja agradável, simpático, profissional. Tenha bons modos e costumes e tenha sempre um currículo exemplar. Busque sempre se auto-melhorar; fazendo cursos; acrescentando experiências; boas informações e tendo conhecimentos para acrescentar na empresa.
8- Evite falar muito:
Saiba ouvir e falar apenas o essencial. O ato de falar muito pode te prejudicar e fazer com que o entrevistador se incomode em relação à isso.
9- Por que precisamos contratá-lo?
Dizer que você deseja crescer profissionalmente e deseja contribuir para o crescimento empresarial são falas que cativam. Isso faz com que tenham interesse em confiar em você para agregar.
10- Evite se posicionar sobre temas polêmicos:
Cada um tem a sua própria opinião e isso faz com que debates surjam. Então evite falar sobre isso.
Mas pra te ajudar ainda mais, vai aí o resumo, se liga só:
Autores: Ana Carolina Calado, Juliana Da Silva, Marcello Dos Santos e Maria Isabelle – 2020.5 Administração
Comentários
Postar um comentário