POR QUE A APRENDIZAGEM É IMPORTANTE NA INTRODUÇÃO DO JOVEM AO MERCADO DE TRABALHO?

Com a crescente competitividade gerada pelo aumento do desemprego no país, investir em capacitação é uma ótima saída para o jovem que busca conquistar seu espaço no meio profissional.


Atualmente, é notório a existência de uma grande disputa por vagas de emprego na sociedade brasileira. Tal situação é gerada, principalmente, pela relação entre o número de cargos disponíveis com a quantidade de pessoas que se encontram em situação de desemprego – número que não para de crescer. Assim, pessoas com maior capacitação tendem a ter a preferência dos empregadores no momento da contratação. Consequentemente, os jovens que buscam conquistar seus respectivos espaços no mercado de trabalho encontram enormes dificuldades, visto que muitos estão buscando, ainda, suas primeiras experiências profissionais.

Em primeira análise, percebe-se como é assustador o número de desocupação profissional no Brasil: segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o país atingiu, em setembro de 2020, a taxa recorde de 14,6% da população na fila do desemprego – número correspondente a mais de 14 milhões de brasileiros. Essa situação, expressada com clareza nos dados apresentados pelo órgão de pesquisas citado, faz com que seja de extrema necessidade a implementação de programas que visem fazer com que os cidadãos cheguem capacitados para enfrentar tal competitividade.

Urge ressaltar, então, a importância do Jovem Aprendiz na sociedade. Esse programa faz com que os jovens aprendam de maneira teórica e prática, com profissionais extremamente capacitados, quais são os princípios básicos que devem ser seguidos no ramo trabalhista. Acompanham, também, cursos técnicos em diferentes áreas, que fazem com que o indivíduo, ao término do contrato, saia bem mais preparado para enfrentar os desafios impostos diariamente. São ensinados, durante 12 meses, tudo o que faz-se necessário para a formação de um bom profissional, do módulo básico ao específico, como, por exemplo, qual a maneira ideal de se postar diante de impasses, como se comunicar de forma correta na empresa e entre tantas outras coisas.

Logo, o jovem que antes enfrentaria o mercado de trabalho de forma “cru”, passa a ter um currículo muito mais atraente, algo que facilita seu ingresso em um novo cargo e sua aprovação em uma nova entrevista de emprego. Ademais, o programa também lida com situações cotidianas, o que forma, além de bons profissionais, cidadãos prontos para enfrentarem as problemáticas da vida de forma ética, cordial e sensata, sem que violem pautas importantes – também tratadas durante esse período – como o respeito a pessoas com opções sexuais diferentes e o combate ao preconceito racial, cultural e de classes.

Nota-se, portanto, que investir na aprendizagem traz beneficiários para todas as partes envolvidas. Para a empresa, que terá um profissional capacitado; para o jovem, que se tornará apto a disputar cargos com maior igualdade; e para a sociedade, que contará com bons cidadãos e bons trabalhadores, o que pode gerar uma maior produtividade e fazer com que o país saia da situação precária a qual se encontra. Cabe ao Governo Federal, também, gerar empregos e continuar incentivando o Jovem Aprendiz, para que os jovens continuem tendo a oportunidade de crescerem profissionalmente e socialmente. O caminho para uma sociedade mais justa passa por políticas que incentivem a educação e a capacitação de jovens profissionais e, por conseguinte, pela importância da existência do Jovem Aprendiz.

 

Autor: Yago Godoy - 2020.5 Administração



Comentários

Postagens mais visitadas