O Currículo Para o Mercado de Trabalho
Sabe aquele momento em que você não tem certeza se seu currículo está bem elaborado para concorrer a uma vaga de emprego? Então, com esse blog você poderá tirar todas as suas dúvidas e criar um currículo digno de efetivação.
Não perca tempo e comece agora mesmo.
É preciso primeiramente entender que o currículo é sua porta de entrada para o mercado de trabalho, pois é com ele que a empresa passa a te conhecer e saber se você está apto para uma determinada função. A coordenadora de recursos humanos do Centro de Apoio ao Trabalhador, Flávia Mentone, afirma que ”O mais importante é ser objetivo e sucinto. A pessoa tem que pensar que através desse documento ela será chamada para uma entrevista”.
Na segunda etapa, é preciso que você conheça as regras da ABNT, afinal de contas, seu currículo é um documento e a organização conta como uma boa apresentação, fazendo com que o seu currículo se destaque no meio de um processo seletivo.
Mas não se assuste caso não conheça essas normas, você irá encontrar logo abaixo uma explicação das normas da ABNT. Não se esqueça de adaptar o seu currículo para a função que você deseja trabalhar, pois nem sempre determinado modelo é adequado para a função.
Margens: Esquerda e superior com 3 cm;
Direita e inferior com 2 cm;
Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade:
Tamanho 12 para texto;
Tamanho 14 em negrito para títulos;
Tamanho 10 para citações e notas de rodapé;
Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho;
Colocar o texto justificado;
Espaçamento de 1,5 no texto;
Espaçamento de 1,0 para citação longa;
Parágrafo de 1,25.
A terceira etapa exige um pouco mais de sua atenção, pois você deve colocar suas informações pessoais no currículo de forma bem escrita e detalhada, para que chame a atenção do contratante. Não se esqueça de sempre informar o seu objetivo dentro do quadro de trabalho da empresa, isso ajuda o contratante a avaliar sua postura profissional e sua qualificação para a vaga. As informações que devem estar no seu currículo são:
1. Informações pessoais:
Esse será o início do seu currículo e deve ser uma apresentação profissional, contendo nome completo, idade, estado civil, endereço completo, telefone de contato e e-mail.
2. Objetivo:
Aqui você deve escrever de forma direta para o contratante veja qual é a função que você quer trabalhar na empresa. Não se deve colocar vários objetivos juntos.
3. Qualificação:
É de extrema importância que você aproveite esse espaço para pôr informações positivas sobre sua carreira, você precisa colocar quais as suas habilidades, conhecimentos e experiências que você têm. O objetivo é fazer com que o contratante se encante por seu currículo.
4. Formação acadêmica:
Nesta parte você deve dizer seu último grau de escolaridade que possui, se caso não tiver superior, cite o nível do ensino médio e assim consecutivamente. Se por acaso você tiver MBA, pós-graduação ou curso técnico deve também mencioná-los. A ordem das informações deve ser o nome da instituição, depois o curso e por fim o ano ou previsão de término.
5. Experiência profissional:
Caso você não tenha nenhuma experiência profissional, ponha eventuais trabalhos em empresa júnior ou eventos que houve na faculdade, colocando em seguida a responsabilidade que tinha. Caso as tenha, coloque o nome da empresa, a ocupação e o tempo em que esteve trabalhando.
6. Cursos complementares:
Os cursos de curta duração, workshops e/ou cursos extracurriculares podem ser colocados nessa parte do currículo, não se esqueça de pôr o nome da instituição, data de início e término e carga horária.
7. Idiomas:
Aqui você deve indicar seu conhecimento do idioma, a fluência pode ser caracterizada como básico, intermediário, avançado ou fluente. Você precisa ser honesto, pois pode haver chances do recrutador testá-lo durante a entrevista.
8. O que não se deve colocar:
Foto
Número de documentos
Título “currículo vitae” ou “currículo”
Informações negativas
Nome de pais, marido ou esposa e filhos
Motivo de saída de empregos anteriores
Pretensão salarial
Cartas de referência
Assinatura
É importante ressaltar que por mais que você esteja desesperado para conseguir a vaga de emprego, nunca minta no seu currículo, a empresa ao descobrir se sente enganada e qualquer outra tentativa naquela empresa, seu currículo não será mais analisado.
Essas foram as informações sobre o currículo para o mercado de trabalho, e como forma de agradecimento por terem lido, deixamos abaixo um modelo de currículo seguindo as normas da ABNT para você.
Autoras: Caryn Araújo e Júlia Lima
Comentários
Postar um comentário