A IMPORTÂNCIA DO JOVEM APRENDIZ PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Jovens vêm ganhando espaço no mercado de trabalho com o programa Jovem Aprendiz.

Jovens com idade entre 14 e 24 anos vem conquistando cada dia mais seu espaço nas empresas públicas e privadas em todo o Brasil. Alguns jovens não sabem, mas até aos 24 anos podem ser contratados no programa de acordo com a lei 10.097/2000.

O programa Jovem Aprendiz é ótimo para quem busca o primeiro emprego, dando oportunidade de conquistar seu espaço e obter experiências no mercado de trabalho. Sendo assim, o jovem estará adquirindo conhecimento e crescimento profissional para outra empresa ou para a empresa no qual estará contratado. Ademais, a empresa no qual contratou, irá moldá-lo e o fará um bom funcionário a fim de ser eficaz e efetivado futuramente e trazendo benefícios para a empresa.
   Portanto, o jovem começará a desenvolver seus talentos e habilidades na empresa, colaborando e ajudando no desenvolvimento da empresa e aprendendo coisas que farão diferença em seu futuro.
    O primeiro emprego é importante para descobrir suas qualidades, eficácia e talentos que até mesmo o jovem ainda não descobriu, o programa ajuda na descoberta de si mesmo.

Jovem aprendiz = Futuro das Empresas

Algumas dúvidas surgem na cabeça de nós jovens “como eu consigo um emprego para jovem aprendiz? ” “Posso ser estagiário?”  aqui vai as perguntas que mais os  jovens têm duvida:

1. O que Fazer para se tornar um jovem aprendiz?


         é necessário estar matriculado ou cadastrado em um programa de aprendizagem de uma organização formadora, estar cursando o ensino fundamental ou já tê-lo concluído e ter entre 14 e 24 anos incompletos.

2. Aprendiz e estagiário são a mesma coisa

Para ser um aprendiz é preciso que o adolescente/jovem tenha entre 14 e 24 anos incompleto; estejam cursando, no mínimo, o ensino fundamental; não faça hora-extra mesmo que receba compensação; tenha contrato de, no máximo, dois anos e carga horária não superior a seis horas diárias. Além disso, sua contratação é obrigatória às médias e grandes empresas. Já o estagiário não cria vínculo empregatício com a empresa, pode receber bolsa-auxílio ou outra forma de compensação que venha a ser abordada, sua prática deve ser compatível com a formação e horário escolar, seu contrato não pode durar menos que um bimestre e sua contratação não é obrigatória.


3. Como é feita a contratação do aprendiz?contratação é feita por meio de um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao adolescente/jovem, entre 14 e 24 anos incompletos, inscritos em programa de aprendizagem, formação profissional.


4.Com quantos anos um aprendiz pode ser efetivado na empresa?

aprendiz pode ser efetivado ao completar 16 anos. É mais vantajoso para a empresa contratar um aprendiz já que ele conhece o funcionamento da empresa e as atividades a serem executadas.



COMO FUNCIONA O PROCESSO SELETIVO?
O processo seletivo para o programa Jovem Aprendiz tem se tornado cada vez mais difícil e concorrido, graças a alta taxa de jovens buscando experiência profissional. Diante disso, como fazer para se destacar no processo seletivo?
 Muitos jovens procuram fazer um currículo “ relaxado” ou as vezes nem sabem como fazer.
Sabendo disso vamos dar algumas dicas para se destacar:
·  Deixe as informações pessoais claras.
·  Reforce ( sem exagero, né?! ) suas qualidades e pontos fortes.
· Faça um currículo especifico para cada empresa, atendendo
aos seus diferentes requisitos.
· Faça uma revisão antes de enviar.

Fez o currículo? AGORA VAMOS LÁ!


Agora chegou o momento! Fazendo um currículo que se destaque entre os demais, você provavelmente irá passar para a próxima fase: A entrevista de emprego!
· Se vista adequadamente – as pessoas irão te julgar conforme sua vestimenta, então, nada de informalidade e extravagância. Use roupas de acordo com o estilo da empresa, mas sempre lembrando em não optar por roupas decotadas, rasgadas, acessórios chamativos e bonés.

· Converse de maneira profissional – O entrevistador não quer saber mais do que o necessário para a sua seleção, responda sempre de forma objetiva e clara e lembre – se a primeira impressão é a que vale, você não esta na sua roda de amigos, opte sempre pela linguagem formal.

· Linguagem corporal – Você estará sendo avaliado a cada minuto, então mesmo que esteja nervoso mantenha os olhos no entrevistador, com a cabeça erguida e a postura reta, deixe os pés firmes no chão (se não alcançar o chão não balance as pernas!) e não esconda as mãos.

COMO SOU RECONHECIDO DENTRO DA EMPRESA? 
Esse programa é reconhecido como a primeira oportunidade na vida dos jovens para ingressarem no mercado de trabalho. A iniciativa teve início na necessidade de incluir os jovens no mercado de trabalho, dando a oportunidade do primeiro emprego.
Pela lei do jovem aprendiz, toda empresa de médio ou grande porte precisa contratar adolescentes e jovens, destinados de 5% a 15% das vagas da empresa para esse tipo de contrato.
É reconhecido por promover inclusão social para os jovens entre 14 e 24 anos que esteja no ensino médio ou já tenha terminado.
O objetivo é incluir socialmente jovens de baixa renda, possibilitando uma formação cidadã e uma qualificação que seja atraente só mercado de trabalho. A empresa que adere ao programa, ganha muitas vantagens, podendo formar funcionários sem nenhuma experiência que atuarão

QUAIS OS MEUS DIREITOS E DEVERES?
Muitos jovens aprendizes não sabem quais direitos possuem dentro da empresa, por isso iremos destacar alguns dos direitos que todos nós jovens aprendizes temos:

Direitos:
1. É do direito do jovem aprendiz; ser tratado com igualdade no acesso ao emprego, formação e promoção profissional.

2. Receber retribuição, devendo ser entregue ao trabalhador documento que contenha, entre outros elementos a 
retribuição base, os descontos, e o montante líquido a receber. Trabalhar o limite máximo de 20 horas por semana e 4 horas por dia.

3. Descanso remunerado.

4. Férias remuneradas.

5. Décimo terceiro salário.

6. Ser protegido na maternidade e paternidade.

7. Segurança no emprego, sendo proibidos os despedimentos sem justa causa, ou por motivos políticos ou ideológicos.


Deveres:

1.  É do dever do jovem aprendiz; respeitar e tratar com educação o empregador, os companheiros de trabalho e as demais pessoas com quem se relacione no estabelecimento profissional.

2. Comparecer ao trabalho com pontualidade.

3. Cumprir as ordens do empregador em tudo o que respeite a execução do trabalho.

4. Velar pela conservação e boa utilização dos bens relacionados 

com o seu trabalho que lhe forem confiados pelo trabalhador
5. Não haver faltas.

QUAIS SÃO OS MEUS BENEFICIOS DENTRO DA EMPRESA?

·  Pagamento de apenas 2% do FGTS;
·  Fundo de garantia pelo tempo de serviço prestado (FGTS);
·  É dispensado o aviso prévio remunerado;
·  Não precisa pagar a multa rescisória ;
· empresas registradas no SIMPLES não terão aumento na contribuição previdenciária;
·  Remuneração de meio salário;
·  Vale transporte e vale alimentação;
·  Quatro horas de jornada de trabalho;
·  Carteira de trabalho;
·  13º Salário;
·  Férias;
Entre outros...

Comentários

Postagens mais visitadas