Ruídos na comunicação
Ruídos
na comunicação
O
que são?
· São interferências em uma conversa entre duas pessoas ou mais. Quando algo prejudica a mensagem na qual o emissor está passando para o receptor
· São interferências em uma conversa entre duas pessoas ou mais. Quando algo prejudica a mensagem na qual o emissor está passando para o receptor
- Existem diversos tipos de ruídos, como por exemplo:
- Físico: São sons externos que estão presente em qualquer lugar, prejudicando a comunicação. Exemplos: ventilador, secador de cabelo, automóveis, etc.
- Psicológico: É causada pela falta de atenção do receptor em uma conversa. Quando a pessoa se encontra desatenta e até mesmo com pensamentos em outros assuntos.
- Semântico: São mensagens que tem palavras com significados diferentes atrapalhando o entendimento que o emissor quis passar. Exemplo: dois indivíduos conversando e um deles; falar formalmente e a outra não entender o significado de certas palavras ou vice-versa.
- Fisiológico: Como o próprio nome diz é uma questão fisiológica, onde o corpo apresenta problemas que prejudicam na comunicação. Exemplos: dores na cabeça, febre, dores no estômago, etc.
Ruídos no ramo empresarial
Agora que sabemos o que são ruídos, está claro que isto é prejudicial em sua carreira profissional, pois a comunicação é essencial para seu rendimento ou desempenho no ambiente corporativo. Para evitar problemas temos algumas orientações a se seguir:
Promover
exercícios para melhorar a comunicação;
|
Saber com quem
você está falando;
|
Comunicar-se da
forma mais clara e objetiva;
|
Manter-se
focado;
|
Comunicar-se em
ambientes apropriados para que não aja uma interferência.
|
Lucas Maia
Lucas Oliveira
Peterson Costa
Editado por: Tiago dos Santos e Victor de souza
Comentários
Postar um comentário