Ruídos na comunicação


Ruídos na comunicação

O que são? 

·      São interferências em uma conversa entre duas pessoas ou mais. Quando algo prejudica a mensagem na qual o emissor está passando para o receptor
- Existem diversos tipos de ruídos, como por exemplo:
  •      Físico: São sons externos que estão presente em qualquer lugar, prejudicando a comunicação. Exemplos: ventilador, secador de cabelo, automóveis, etc.





  •        Psicológico: É causada pela falta de atenção do receptor em uma conversa. Quando a pessoa se encontra desatenta e até mesmo com pensamentos em outros assuntos.


  •         Semântico: São mensagens que tem palavras com significados diferentes atrapalhando o entendimento que o emissor quis passar. Exemplo: dois indivíduos conversando e um deles; falar formalmente e a outra não entender o significado de certas palavras ou vice-versa.
  •         Fisiológico: Como o próprio nome diz é uma questão fisiológica, onde o corpo apresenta problemas que prejudicam na comunicação. Exemplos: dores na cabeça, febre, dores no estômago, etc.


Ruídos no ramo empresarial
   Agora que sabemos o que são ruídos, está claro que isto é prejudicial em sua carreira profissional, pois a comunicação é essencial para seu rendimento ou desempenho no ambiente corporativo. Para evitar problemas temos algumas orientações a se seguir:


Promover exercícios para melhorar a comunicação;
Saber com quem você está falando;
Comunicar-se da forma mais clara e objetiva;
Manter-se focado;
Comunicar-se em ambientes apropriados para que não aja uma interferência.

Lucas Maia
Lucas Oliveira
Peterson Costa
Editado por: Tiago dos Santos e Victor de souza

Comentários

Postagens mais visitadas