Depressão


O que é DEPRESSÃO?

Todo mundo uma vez ou outra na vida se sente deprimido ou triste. É uma reação natural à perda, aos desafios da vida e à baixa autoestima. Mas, às vezes, o sentimento de tristeza se torna intenso, dura longos períodos e retira a pessoa da vida normal. A depressão é o mais comum dos transtornos mentais, mas é uma doença tratável. Os tipos de depressão são: clássica, distimia, transtorno bipolar e sazonal.

        Reconhecer a depressão é frequentemente o maior obstáculo para diagnosticar e tratar a depressão. Infelizmente, aproximadamente metade das pessoas que passa pela depressão nunca tem a doença diagnosticada ou tratada. E isso pode ser uma ameaça: mais de 10% das pessoas que têm depressão se suicidam. Aqui estão alguns sinais aos quais você deve ficar atento.


Sintomas



Causas da depressão
§  Pós-parto
§  Fatores físicos
§  Envelhecimento
§  Violência sexual
§  Problemas de saúde
§  Uso de álcool e outras drogas
§  Questões familiares e financeiros
§  Eventos estressantes / Traumas
§  Maus-tratos durante a infância


    Dados sobre depressão
      



Depressão no trabalho


Rotinas exaustivas, pressão por excelentes resultados e a necessidade de melhorar continuamente o desempenho. Esses são apenas alguns dos fatores que geram estresse aos trabalhadores e afetam sua qualidade de vida e podem causar uma grave doença: a depressão.
A depressão é o grande mal do século. São tempos em que as pessoas se queixam da falta de trabalho, da ameaça de perdê-lo ou das pressões a que se submetem para preservá-lo.  É comum encontrar funcionários insatisfeitos e inseguros com relação ao futuro, conversas de corredor e fofocas cada vez mais tóxicas e um clima de pessimismo generalizado. 
Algumas profissões mais afetadas com essa doença são médicos terapeutas, fisioterapeutas, assistentes sociais, professores, etc.
§  Desânimo, cansaço e indisposição
§   Ansiedade, preocupação, insegurança e indecisão
§   Sensação constante de culpa, inutilidade, solidão
§   Alteração no sono (insônia ou excesso de sono)
§  Dificuldade de concentração e falhas na memória



Tratamento/Ajuda

§  Uso de remédios


Os antidepressivos são medicamentos usados para repor os neurotransmissores no cérebro, como serotonina, dopamina e noradrenalina que, normalmente, estão diminuídos na depressão. O uso de remédios é indicado principalmente nos casos moderados e graves, devendo ser usados com regularidade pois, caso contrário, pode ser muito difícil se recuperar da doença.

§  Sessões de psicoterapia


A psicoterapia é feita por um psicólogo ou psicoterapeuta, e é importante para ajudar na resolução de dificuldades emocionais, estimulando o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos da pessoa. Ela é fundamental, mesmo quando a pessoa já utiliza medicamentos, pois ajuda a reorganizar os pensamentos e estimular sentimentos e sensações de alegria.


§  Terapias alternativas
Existem formas mais naturais que são ótimas aliadas para complementar o tratamento da depressão, dentre elas estão:
§  Acupuntura
§  Meditação
§  Atividade física
§  Reiki
Além disso, é recomendado investir em hobbies como música, leitura e atividades em grupo, por exemplo, pois são atividades que melhoram a autoestima e a autoconfiança, sendo importantes passos para a cura da depressão.







É uma instituição que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Informações sobre o atendimento pelo número: 188
Site: https://www.cvv.org.br/


Turma: 2019.3

Comentários

Postagens mais visitadas