Ditadura da beleza.
Ditadura da beleza: A BUSCA INALCANÇÁVEL DO CORPO PERFEITO
A sociedade sempre “determinou” um padrão de beleza a ser seguido. Para entendermos isso vamos fazer uma viagem ao longo do tempo...
ANOS 40 - 50
Marilyn Monroe (1926 – 1962)
O símbolo da época era Marilyn Monroe, o ícone de beleza e estilo internacional. Era considerado como “beleza” mulheres que tinham curvas bem definidas e sensuais, peitos salientes quadris arredondados.
ANOS 60 - 70
Twiggy, atriz e modelo, foi o rosto dos anos 60 e 70 no estilo Hippie/rebelde, chamou atenção justamente por se contrapor ao padrão das décadas anteriores. Com seu corpo magro e sem muitas curvas. A mulher alta começa a ser exaltada.
E no Brasil, a musa do momento era Helô Pinheiro, a “moça do corpo dourado” a Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Anos 80 – 90
Madonna marcou o início dos anos 80, onde para mulher ser considerada “bonita”, deveria estar malhada e tonificada. Já nos anos 90, inicia-se a Era Das Supermodelos e a cultura da magreza ainda estava reinando. Naomi Campbell era um dos destaques daquela época e chamava atenção pelo seu rosto perfeito.
2000 – 2010
O início dos anos 2000, a magreza e altura lidera definitivamente e a modelo destaque Gisele Bündchen. Logo após, Angelina Jolie se torna a grande admiração da mídia com seus lábios carnudos, grandes maçãs do rosto, olhos graúdos. E o grande ícone de estilo e beleza, a cantora Beyoncé com o corpo magro, menos musculoso e com curvas.
ATUALMENTE
Kim Kardashian se tornou um dos maiores símbolos femininos da década, seguindo o “padrão” anterior valorizando grandes quadris e pele bronzeada.
O objetivo dessa “viagem no tempo” foi para demonstrar que os padrões de beleza são imprevisíveis, se modificam e sempre acompanha as pessoas que estão mais em evidência. Todos as mulheres são igualmente bonitas e suas diversidades também. Mas a mídia impõe o que é “perfeito” em cada época. E a consequência disso são pessoas que abrem a mão da sua própria saúde pra alcançar o que a sociedade determina, se submetem a cirurgias complicadas, dietas e aderindo qualquer produto do mercado milionário de beleza que promete emagrecer e na maioria das vezes administrados por conta própria podendo desenvolver doenças graves arriscando sua própria vida. Não é proibido seguir tendências, mas tenha sempre em mente o que realmente te representa e faz o seu estilo.
Comentários
Postar um comentário