Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho



Apesar da lei de cotas determinar que as empresas com mais de 100 funcionários devem reservar vagas para profissionais com deficiência, a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho e o crescimento profissional sempre foi um grande desafio, que esbarra muitas vezes no preconceito.

Deficiências que se enquadram na lei de cotas:

-Deficiência Física 
-Deficiência Auditiva
-Deficiência Visual
-Deficiência Mental
-Deficiência Múltipla


Uma pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Nacional, social e Catho realizada em 2.949 profissionais do setor apontou que 81% dos recrutadores contratam pessoas com deficiência para "cumprir a lei". Apenas 4% declararam fazê-lo por "acreditar no potencial" e 12% o fazem "independe de cota".


Existe a lei, porém ela tem sido um problema para as empresas, é necessário que esta situação se reverta fazendo com que a inclusão seja vista como um benefício para as empresas e para a sociedade e não uma caridade.

-Dicas Para Pessoas Com Deficiência 
Manter-se sempre atualizado, participando de cursos e palestras, além de desenvolver um bom trabalho onde passa, em qualquer situação, independente de profissional com deficiência ou não , o respeito e ética são fundamentais.
  • Se há dificuldade em deslocamento, o Ensino a Distância (EAD) pode ser uma opção mais confortável (e barata) para finalizar os ensinos fundamental, médio e superior.
  • Especializar-se em tarefas específicas como atendimento, assistência administrativa e informatica é ainda mais importante para quem tem deficiência, uma vez que poucas empresas oferecem programa de treinamentos.
  • Deixe claro ao empregador que o transporte e o seu deslocamento não serão uma barreira. Prepare-se para quando tiver de enfrentar condições meteorológicas adversas. 


2019.8 Aprend.Vendas

Comentários

Postagens mais visitadas