Vícios de Linguagem

Vícios de Linguagem




Recebe o nome “Vícios de Linguagem” os desvios da norma-padrão da língua, ocorridos nos campos morfossintático, semântico ou fonético.

Tipos de Vícios de Linguagem:

Barbarismo

É o nome que se dá aos erros de grafia, morfologia, semântica ou de pronúncia.

Exemplos:

· Adevogado por advogado.

· Obteram por obtiveram.

· Rúbrica em vez de rubrica.

· Pousar em vez de posar.





Estrangeirismo

Espécie de barbarismo que consiste em dar preferência ao uso de palavras ou expressões de língua estrangeira, mesmo quando há vocábulo equivalente em português.

Exemplos:
Abajur (do francês abat-jour).
Batom (do francês bâton).
Buquê (do francês bouquet).
Estresse (do inglês stress).




Solecismo

Todo desvio sintático provoca um solecismo.

· Concordância: É o mecanismo pelo qual algumas palavras alteram suas terminações para adequar-se à terminação de outras palavras.

Exemplos:

1) Houveram eleições/Houve eleições

2) O pessoal chegaram/O pessoal chegou

· Regência: É a relação de dependência que se estabelece entre o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e o termo por ele regido.

Exemplos:

1) Assisti esse filme/Assisti a esse filme

2) Não lhe conheço/Não o conheço

· Colocação: Refere-se à colocação dos pronomes oblíquos átonos

Exemplos:

1) Darei-lhe um abraço/Dar-lhe-ei um abraço

2) Tenho queixado-me bastante/Tenho me queixado bastante


Cacófato ou cacofonia

Todo som obsceno resultante da união de sílabas de palavras diferentes provoca um cacófato. Outras uniões não constituem cacófatos, mas simples cacofonia, de menor importância (ela tinha, boca dela, alma minha).

Exemplos:

· Preciso ir-me já

· Vaca gaúcha

Ambiguidade ou anfibologia

É todo duplo sentido, causado pela má construção da frase, é uma ambiguidade.

Exemplo:

· Mataram o porco do meu tio/Mataram o porco que era de meu tio

· Lara comeu um doce e sua irmã também/Lara comeu um doce, e sua irmã também

Obscuridade

Vício que ocorre quando falta clareza no texto, por falha de construção.

Exemplo:

Quando as normas, mesmo tendo sido apresentadas e impressas para dar aos alunos, para que não venham dizer depois que desconheciam as regras da escola, são desobedecidas é muito ruim.

Colisão

Ocorre quando há repetição de consoantes iguais ou semelhantes, provocando dissonância.

Exemplo: Sua saia sujou.

Hiato

Ocorre quando há uma sequência de vogais, provocando dissonância.

Exemplos:

· Eu a amo.

· Ou eu ou a outra ganhará o concurso.

Eco

Ocorre quando há palavras na frase com terminações iguais ou semelhantes, provocando dissonância.

Exemplo: A divulgação da promoção não causou comoção na população.

Redundância

Toda repetição de uma ideia mediante palavras ou expressões diferentes provoca uma redundância ou pleonasmo vicioso.

Exemplos:

· Subir lá em cima

· Descer lá embaixo

· Entrar pra dentro

· Sair pra fora

· Novidade inédita

· Hemorragia de sangue


Turma: 2019.6 ADM
Alunos:Gabriel Phellipe Pereira dos Santos
Luan Pitter Lima Pereira 
Luana Pereira Barbosa
Lucas Vieira dos Santos
Matheus Pereira da Silva
Sara Rodrigues Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas