Organização no ambiente corporativo 2019.9 ADM


Organização no ambiente corporativo

Quantas vezes você abre o seu guarda roupa e não encontra absolutamente nada? Ou com que frequência você acha que perdeu alguma coisa que, na verdade, só está perdido na bagunça?
É fato que nos comportamos de maneira mais livre quando estamos em casa, no entanto se pensarmos que maus hábitos podem acarretar em uma péssima conduta fora da intimidade do lar, percebemos cenas como as que foram descritas acima não é tão difícil de encontrar no ambiente corporativo.
Deste modo, é preciso ter consciência que a organização é um fator de extrema importância no ambiente de trabalho e até mesmo na sua vida pessoal, visto que as vantagens podem refletir em ambas as situações.
Nesse sentido, existe alguns métodos utilizados para se buscar uma melhor organização no ambiente corporativo, sendo um dos mais empregados (e o que será usado nesta matéria), o Programa dos 5S’s.


O que são os 5S?


Se trata de um programa japonês desenvolvido com o objetivo de criar uma melhor avaliação do espaço de trabalho, visto que a ideia principal do sistema é criar um modo de organização próprio para otimizar a produtividade de cada funcionário.

Como funciona os 5S’s?

É dividido em cinco passos a serem seguidos, são eles:

1 – Seirin / Utilização


Definir o que é útil e o que não é. Fazer uma avaliação total do espaço sobre o que é utilizado e o que precisa ser retirado do ambiente, pois não tem mais uso. Este passo tem como objetivo avaliar e classificar os itens necessários para estar ali.

2 – Seiton / Organizar


Esse passo se trata sobre ordenar cada objeto em uma disposição mais inteligente. A fim de coloca-los em lugares estratégicos para otimizar o processor de produção. Definir onde cada coisa deve ficar ou até mesmo colocar etiquetas que facilitem o reconhecimento de cada item pode facilitar o manuseio dos mesmos e poupar tempo na hora de encontrar algo especifico.



3 – Seiso / Limpar


Nesse passo o importante é limpar e higienizar o local de trabalho, tendo em vista que esta tarefa deve ser parte da rotina da empresa, para que não haja um acumulo muito grande de sujeira ou até mesmo poeira espalhada pelos arquivos, computadores ou afins. Sendo que entender a causa da sujeira é tão importante quanto a limpeza em si, pois dessa forma é possível evita-la. 





4 – Seiketsu / Padronizar



O quarto passo, diz respeito a padronização dos três primeiros, criando ações para manter em foco em rotinas regulares de trabalho. Pode-se citar como exemplo: Um mapa de regras da Corporação, onde dita os detalhes necessários para classificar, organizar e limpar o ambiente de trabalho.


5 – Shitsuke / Autodisciplina


É o passo mais importante e o qual muitos erram ou deixam de seguir, pois se trata de disciplinar-se para tornar o 4s anteriores em hábitos que se repercutam por toda a empresa.

Dessa forma, é preciso o empenho dos colaboradores para que entre em prática e faça parte da cultura organizacional, buscando sempre o melhor para a equipe e para a empresa.

Quais são as consequências da boa utilização dos 5s?



1.      Redução dos custos;
2.      Aproveitamento de tempo;
3.      Aumento da produtividade;
4.      Redução de acidente;
5.      Economia como um todo. 





Feito por: Analice Paiva, Rafael Soares e Stephanie Moraes

 ADM 2019.9


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