Organização no ambiente corporativo 2019.9 ADM
Organização no
ambiente corporativo
Quantas vezes você abre o seu
guarda roupa e não encontra absolutamente nada? Ou com que frequência você acha
que perdeu alguma coisa que, na verdade, só está perdido na bagunça?
É
fato que nos comportamos de maneira mais livre quando estamos em casa, no
entanto se pensarmos que maus hábitos podem acarretar em uma péssima conduta
fora da intimidade do lar, percebemos cenas como as que foram descritas acima
não é tão difícil de encontrar no ambiente corporativo.
Deste
modo, é preciso ter consciência que a organização é um fator de extrema
importância no ambiente de trabalho e até mesmo na sua vida pessoal, visto que
as vantagens podem refletir em ambas as situações.
Nesse
sentido, existe alguns métodos utilizados para se buscar uma melhor organização
no ambiente corporativo, sendo um dos mais empregados (e o que será usado nesta
matéria), o Programa dos 5S’s.
O
que são os 5S?
Se trata de um programa
japonês desenvolvido com o objetivo de criar uma melhor avaliação do espaço de
trabalho, visto que a ideia principal do sistema é criar um modo de organização
próprio para otimizar a produtividade de cada funcionário.
Como funciona os 5S’s?
É dividido em cinco passos a
serem seguidos, são eles:
1 – Seirin / Utilização
Definir o que é útil e o que não é. Fazer uma avaliação total
do espaço sobre o que é utilizado e o que precisa ser retirado do ambiente,
pois não tem mais uso. Este passo tem como objetivo avaliar e classificar os
itens necessários para estar ali.
2 – Seiton /
Organizar
Esse
passo se trata sobre ordenar cada objeto em uma disposição mais inteligente. A
fim de coloca-los em lugares estratégicos para otimizar o processor de
produção. Definir onde cada coisa deve ficar ou até mesmo colocar etiquetas que
facilitem o reconhecimento de cada item pode facilitar o manuseio dos mesmos e
poupar tempo na hora de encontrar algo especifico.
3 –
Seiso / Limpar
Nesse passo o importante é limpar e higienizar o local de trabalho,
tendo em vista que esta tarefa deve ser parte da rotina da empresa, para que
não haja um acumulo muito grande de sujeira ou até mesmo poeira espalhada pelos
arquivos, computadores ou afins. Sendo que entender a causa da sujeira é tão importante
quanto a limpeza em si, pois dessa forma é possível evita-la.
4 – Seiketsu
/ Padronizar
O quarto passo, diz
respeito a padronização dos três primeiros, criando ações para manter em foco
em rotinas regulares de trabalho. Pode-se citar como exemplo: Um mapa de regras
da Corporação, onde dita os detalhes necessários para classificar, organizar e
limpar o ambiente de trabalho.
5 – Shitsuke
/ Autodisciplina
É o passo mais importante e o
qual muitos erram ou deixam de seguir, pois se trata de disciplinar-se para
tornar o 4s anteriores em hábitos que se repercutam por toda a empresa.
Dessa forma, é preciso o empenho
dos colaboradores para que entre em prática e faça parte da cultura
organizacional, buscando sempre o melhor para a equipe e para a empresa.
Quais
são as consequências da boa utilização dos 5s?
1. Redução
dos custos;
2. Aproveitamento
de tempo;
3. Aumento
da produtividade;
4. Redução
de acidente;
5. Economia
como um todo.
Feito por: Analice Paiva, Rafael Soares e Stephanie Moraes
ADM 2019.9
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