Orientação Sexual e Identidade de Gênero


As pessoas confundem os conceitos de orientação sexual e identidade de gênero. É importante compreender a diferença entre ambos para ser um individuo atento e informado, a ignorância pode se tornar uma porta para o preconceito, que deve ser evitado a todo custo.



Orientação Sexual

         Orientação sexual significa por qual gênero a pessoa se sente atraída, seja emocional ou fisicamente.
            Essa expressão deve ser utilizada ao invés de “opção sexual” visto que as pessoas “não escolhem” a própria orientação, ou seja, não são responsáveis por escolher por qual sexo irão sentir atração. A orientação sexual está atrelada com a sexualidade do indivíduo e é desenvolvida ao longo da vida, e não apenas em uma fase.
            As principais orientações sexuais, que é diferente de identidade de gênero, são: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, panssexualidade e assexualidade.
·         Heterossexualidade: a pessoa desenvolve atração sexual e laços românticos por pessoas do sexo oposto.
·         Homossexualidade: a pessoa desenvolve atração sexual e laços românticos por pessoas do mesmo sexo.
·         Bissexualidade: a pessoa desenvolve atração sexual e laços românticos por pessoas de ambos os sexos.
·         Panssexualidade: a pessoa desenvolve atração sexual e laços românticos por pessoas de todos os sexos e gêneros.
·         Assexualidade: a pessoa não desenvolve atração sexual e laços românticos por nenhum sexo.
Antigamente, utilizava-se a sigla GLS para a englobar a orientação sexual pessoas fora da heterossexualidade. Todavia, a partir de 2008, adotou-se o acrônimo LGBT para também incluir bissexuais, travestis e transexuais; além de inserir a letra L a frente da sigla a fim de ressaltar a importância da igualdade entre homossexuais masculinos e femininas.
Nos dias atuais, ainda é comum constatar a sigla LBTQI+, que engloba queer’s, intersexuais e outros grupos minoritários. Cabe lembrar que todos os grupos seja de orientação sexual ou identidade de gênero merecem respeito na sociedade, por isso, a importância de atualizar o acrônimo para dar importância a todos.
Identidade de gênero
            Para compreender o que é identidade de gênero, deve-se conhecer o conceito de sexo biológico e expressão de gênero ou papel de gênero.
Sexo biológico: é aquele que possui relação com as características físicas proveniente dos cromossomos sexuais do indivíduo. É compreendido por macho, fêmea e intersexual.
Expressão de gênero: é como a pessoa manifesta eu genro. Isso ocorre por meio do nome, vestimenta, cabelo, comportamento, características corporais, ente outros. Pode ser que a expressão de gênero não corresponda ao sexo biológico da pessoa.
            Identidade de gênero e a maneira como a pessoa se identifica e apresenta de acordo com o seu gênero. É facilmente confundida com orientação sexual, no entanto, tratam-se de itens distintos.
            Dentro do conceito de identidade de gênero, há as pessoas cisgêneras (aquelas que se identificam com o sexo biológico que nasceram) e as pessoas transgêneras (aquelas que não se identificam com o sexo biológico que nasceram). Ainda existem os não binários, aqueles que não se identificam nem como homem, nem como mulher.

Turma: 2019.6 ADM
David  Santana de Oliveira
Emmile Scolmeister Freire
Ivan Gomes dos Santos Junior
Lorrany Andrade Alves
Roger Fernando Lacerda Aranha

Comentários

Postagens mais visitadas