A importância do esporte 2018.4

A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE

            A prática de esportes beneficia as pessoas e até mesmo a sociedade, pois diminui o aparecimento de doenças, e contribui para a formação física e para o bem estar.
         Na adolescência, a influência dos problemas psicológicos, hábitos negativos e outros que também atingem as demais idades, gerando conflitos. É neste meio que o esporte contribui para a formação na sociedade.
        O esporte é importante para o crescimento profissional, um exemplo disso é o medalhista de ouro na Olimpíada de 2016 Thiago Braz, atleta de salto com vara, que venceu a pobreza e desigualdade.
         
                                                   Thiago Braz – medalhista olímpico


         A prática esportiva contribui no combate a violência e as drogas, garantindo segurança pública, melhorando a qualidade de vida em sociedade. Podemos dizer que é primordial que a população e o governo estimulem a prática esportiva, principalmente em regiões de baixa renda, reduzindo os problemas sociais, garantindo a inclusão social.
         Portanto, podemos observar os diversos papéis que o esporte gera, como por exemplo o progresso, desenvolvimento, auto estima, conquistas, saúde e educação para pessoas de diversas classes e etnias.

Esportes mais praticados no mundo:


1º. Futebol – 30,4 milhões de praticantes 
2º. Vôlei – 15,3 milhões
 3º. Tênis de Mesa – 12 milhões
4º. Natação – 11 milhões 
5º. Futsal – 10,7 milhões
 6º. Capoeira – 6 milhões
 7º. Skate – 2,7 milhões
 8º. Surfe – 2,4 milhões 
9º. Judô – 2,2 milhões 
10º. Atletismo – 2,1 milhões

                                                Futebol
          O futebol é o esporte coletivo mais popular do planeta. No final do século XIX o futebol foi introduzido no Brasil por Charles Miller. Após a chegada ao país o futebol rapidamente se popularizou e era restrito à aristocracia da sociedade brasileira. Devido ao crescimento urbano no país, o futebol se popularizou também nas camadas mais populares, com a organização dos clubes de futebol.
Futsal
         O futsal, mesmo que seja semelhante ao futebol, possui suas próprias regras e diferenças, como número de jogadores, tamanho da quadra, origem e algumas características históricas que modificaram o esporte no mundo. No início era chamado de futebol de salão e era organizado pela FIFUSA, depois a FIFA criou o termo Futsal, alterando algumas regras. Pode-se afirmar que o futsal é praticado de duas maneiras no mundo, baseado pelas regras da  FIFUSA, ou baseado nas regras da FIFA.


                                               Handebol

         O handebol foi criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. É praticado nas escolas, pois pode ser aproveitado a quadra de futsal.
         O jogo é bem dinâmico e o jogador pode apenas movimentar as bolas com as mãos através de passes entre seu próprio time, e não é permitido pisar dentro da área do goleiro, e o goleiro não pode sair da área conduzindo a bola, mas pode atuar como jogador de linha.
         Cada equipe é formada por 7 jogadores, 6 na linha e 1 no gol. O handebol permite o condicionamento físico, muscular e cardiovascular, e o gasto calórico durante 1 hora é de 750kcal.
                                                   
                                                  Vôlei

          O vôlei é um esporte de origem norte americana, criado por William G. Morgan, no século XIX, possui uma popularidade em todo o mundo, participando de vários torneios internacionais, olimpíadas e jogos pan-americanos. É formado por duas equipes de 6 jogadores titulares e 6 jogadores reservas, a partida é dividida em 5 sets, e não tem um tempo especifico para cada set. Cada set tem no máximo 25 pontos, e precisa ter 2 pontos de diferença entre as equipes. Após o saque, a equipe pode tocar apenas 3 vezes na bola, se houver empate nos sets (2x2), o 5° set, conhecido com tie-break, irá decidir quem será o vencedor da partida.

Alunas: Isabelle, Thamires e Adriele.       TURMA: ADM 2018.4

Comentários

Postagens mais visitadas