Direito das Mulheres X Carreira Profissional


Direito das Mulheres na empresa
 Pesquisas provam que mesmo que a mulher tenha uma escolaridade igual ao do homem, ainda assim, continuam ganhando menos, e estudos revelam que quanto menos escolaridade, menos é o salário. E as preferências de empregos são para o sexo masculino.
Diferença salarial: Homens x Mulheres
Entre 2013 e 2017, as buscas no Google por "desigualdade de gênero no mercado de trabalho" cresceram 451% e por “mulher ganha menos” aumentaram 298%.  Se uma mulher exerce exatamente o mesmo cargo que um homem, e trabalha o mesmo horário que ele, porque o salário é menor. É um bom ponto de partida para pensar em iniciativas que empoderem as mulheres para irem atrás do que lhes é de direito.
Maternidade x Carreira profissional
Algumas Mulheres passam a trabalhar menos depois de terem filhos, muitas delas, não. E, ao que parece, os empregadores lhes pagam piores salários, por achar que elas não vão ter comprometimento com a empresa por causa dos filhos. É um bom momento para as empresas que já perceberam que, para não perder mão de obra qualificada, é preciso fazer algumas transformações no ambiente corporativo. As mulheres são capacitadas e não querem ficar paradas.
Assédio no ambiente de trabalho
Se um comportamento deixa alguém desconfortável, ele precisa ser repensado. No ambiente de trabalho as principais vítimas de assedio são as mulheres, e não é apenas assédio sexual, mas também o assédio mental onde o empregador tenta pôr na mente das mulheres que elas não podem engravidar, dando a entender que ela pode correr risco de ser demitida. Algumas consegue denunciar, mas outras não porque ficam com medo de perder o emprego e não conseguir outro.
Representatividade
As mulheres lutam todos os dias para conquistar seu espaço, mesmo com todas as dificuldades e tarefas que tem no seu dia a dia estão sempre evoluindo. Existe um estudo feito pelo IBGE onde diz que as mulheres representam 55,1% dos alunos em universidade e 53,5% do total de alunos de pós-graduação, outra pesquisa feita pela HP mostra que elas só se candidatam para uma vaga se forem capazes de preencher todos os pré-requisitos. Já os homens mandam o currículo com apenas 60% da habilidade exigida.
É inegável que o número de mulheres nos últimos anos venha crescendo cada vez mais, principalmente na política. Mas, ainda há muitas denúncias de violência doméstica, com a discrepância de salários entre homens e mulheres, mesmo quando exercem a mesma função, tem a sobrecarga diária que inclui filhos, casa e etc. o mundo é das mulheres, por isso que todos os dias as mulheres devem correr atrás dos seus direitos, porque se formos a fundo essa discriminação e preconceito irá acabar.

Comentários

Postagens mais visitadas