LIDANDO COM PERSONALIDADES


Lidando com personalidades: Como agir? 2018.3





No mundo corporativo lidamos com milhares de pessoas o tempo inteiro, e essas pessoas, normalmente, são completamente diferentes de nós. Todos os dias encontramos obstáculos para a convivência com pessoas que são diferentes.

Cultivar um bom relacionamento interpessoal pode ser um grande desafio para muitas pessoas, pois diariamente nos deparamos com pessoas rudes, arrogantes e autoritárias que não hesitam em acabar com a boa convivência principalmente no ambiente profissional. Esse texto irá te ajudar a passar por esse processo de uma forma eficaz e inteligente.

Pessoas negativas:

Muitas equipes têm que lidar com algumas “laranjas podres”. Pessoas negativas impactam o trabalho e muitas vezes atrasam as equipes e atrapalham o avanço das mesmas. Não se deixe intoxicar por elas! O seu rendimento no trabalho não pode ser alterado por pessoas negativas. Procure ser sereno e paciente. Fique atento, pois, essas pessoas são capazes de destruir o seu dia somente se você permitir.

Procure contornar a situação e não alimente o ódio. Deseje que ela tenha um bom dia e aproveite para ficar focado em fazer o seu dia bom, regado de cordialidade e respeito.

Pessoas inteligentes gerenciam suas emoções, formando assim uma “barreira” contra negatividade que neutralizam tudo que possa comprometer o bom andamento das coisas.

Pessoas microgerentes:

São aquelas que querem controlar e criticar tudo que é feito. Eles têm problemas com controle e confiança. É preciso manter a confiança em seu trabalho e não deixar que essas pessoas ditem como tudo será feito, se eles não forem seu chefe, eles não têm autoridade sobre você.

Pessoas desonestas:

Eles mentem demais para tentar ganhar algo ou diminuir alguém por quem eles têm algum problema, geram muitos conflitos para culpar outros e adoram causar transtorno. Essas pessoas têm que ser mantidas a distância, mas vale ressaltar que este afastamento não pode resultar em problemas na rotina de trabalho, e sempre que gerarem uma confusão deve ser levada ao gestor para uma solução.

Por fim, aqui vai algumas dicas para você lidar com qualquer tipo de pessoa:

  • Seja empático, empatia é ter a capacidade de se por no lugar do outro, agir e pensar como ele(a), formando assim um elo de compreensão. Lembre-se, não conhecemos o outro afundo e as vezes a nossa atitude pode gerar problemas. Pense nisso!
  • Evite confrontos, preze por um ambiente saudável, tente sempre apaziguar conflitos, ao invés, de colocar lenha na fogueira. Saiba que no meio corporativo você está o tempo inteiro sendo observado.
  • Uma empresa só cresce se sua equipe superar suas diferenças e buscar o mesmo objetivo. 

Uma empresa só cresce se sua equipe superar suas diferenças e buscar o mesmo objetivo. 

Autor: 2018.3 ADM / Nova Iguaçu

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