Network 2018.4

   



         O termo network vem da junção de net (em inglês = rede) e work (em inglês = trabalho). Traduzindo literalmente, network quer dizer “rede de trabalho” ou ainda “trabalho de rede” e também há o termo Networking que significa o processo de trabalhar essa rede de contatos, praticar ações para obter/trabalhar sua rede de contatos.
        O networking é uma ferramenta de marketing pessoal que depende integralmente da capacidade de interação social do indivíduo; para se construir tal rede é necessário fazer relacionamentos interpessoais e mantê-los com o passar dos tempos.
        Nas empresas a contratação de novos colaboradores por indicação de funcionários está em alta, podendo ser citado o termo QI (Quem Indica) que é dependente do networking, ele vale muito na hora de conseguir um emprego. A maioria das contratações, feitas em 2017 pelas grandes e médias empresas, são consequência de uma indicação interna. Esse índice é seguido pelas contratações via sites de vagas e depois pelas redes profissionais.
       Quando uma empresa precisa contratar alguém, dificilmente elas recorrem aos currículos, preferem abordar seus funcionários e perguntar se conhecem alguém na sua rede de contatos que esteja capacitado para desempenhar uma determinada função. Quanto mais abundante for a rede de contatos de uma pessoa, maior é a sua probabilidade de ser indicada para um cargo quando surge a oportunidade.
       É importante salientar que networking não é apenas ter uma conexão com contatos, esses contatos precisam confiar que você está apto e dará conta do recado, pois a reputação de quem te indicou está em jogo. Portanto, mantenha seu currículo atualizado e sempre busque aperfeiçoá-lo, não adianta conhecer as pessoas certas se não tiver a formação, experiência e comprometimento; a sua bagagem profissional influenciará na escolha do seu contato que deve reconhecer que você pode ser uma mais-valia para a organização isso é: Networking.


PASSO A PASSO DE COMO MONTAR UM NETWORK

Network exige disciplina: encare como parte do trabalho  

       É notável que todas essas orientações só vão funcionar com a prática e com o tempo. Não se tratam de fórmulas milagrosas. Por isso exigem foco e disciplina. Mantenha um arquivo atualizado e, constantemente, entre em contato com as pessoas. E sempre, depois de um primeiro contato ou apresentação, contato via rede social ou via e-mail, agradecendo a oportunidade e sugerindo alguma reunião ou um convite para um almoço executivo/de negócios.

      Invista nele e você terá créditos sempre que precisar para transformar ideias em ações.

Invista em :


  • Capital Social



        Ele é a conta bancária de credibilidade e confiança que construímos no DECORRER de nossa VIDA.


  • Tenha fome e sede de aprender


         Como todos bons grupos têm “REGRAS”, com o Network não é diferente. As regras do Network tem métodos próprios, elas incentivam os participantes a se enturmarem e conhecerem mais detalhadamente o empreendimento ou sugestão de cada um.


  • Perfil comportamental


        Cada pessoa tem qualidades e características diversas que acabam por definir ou evidenciar suas competências em sua especialização. Analisar os “comportamentos” deixa mais nítido os pontos fortes e os que podem ser melhorados nos indivíduos. Essa informação pode facilitar o jeito de conduzir o grupo e formar/montar ótimas equipes tornando-as campeãs.


  • Tenha uma atitude de diplomata


Se comunique, fale e compreenda a “língua” das outras pessoas.
E principalmente:
➢ A capacidade de ouvir

➢ A eficiência da comunicação.



  • Tenha clareza sobre o que busca


       O entendimento dos objetivos pessoais e profissionais define o conhecimento que o Networker tem de experiência no mercado de trabalho, isso se sobrepõe à sua autenticidade, o que de representa em excelência na intercomunicação, principalmente no meio corporativo.


      Torna-se óbvio, que a capacidade de vender (e de se vender) estão diretamente ligadas. Trabalhar onde você não se sente realizado ou pouco valorizado, de uma forma ou de outra abala seu desempenho ao fazer Network.

Índices 

     “As networkings ainda são os principais meios de contratações de profissionais e executivos no mercado de trabalho. Pesquisas realizadas pelo grupo Catho junto a 41.395 profissionais revelam que 38,3% deles foram contratados desta forma.

Supervisor
Homens - 33,61 anos
Mulheres - 32,03 anos

Gerente
Homens - 36,80 anos
Mulheres - 33,58 anos


Diretor
Homens - 41,51 anos
Mulheres - 36,49 anos


Presidente/Diretor
Homens - 45,32 anos
Mulheres - 44,30 anos

       A rede de contatos (networking) tem cerca de 80% das propostas de emprego que sequer chegam a serem anunciadas, por conta de serem preenchidas por meio de uma indicação. De acordo com o atual mercado de trabalho, notamos que há vários motivos para que se construa e consolide sua networking. Contudo, não confunda networking com um "pedido de emprego", sua rede de contatos deve ser sempre trabalhada, pois, há casos que os profissionais só se lembram da mesma quando necessitam de um novo emprego e quando conseguem a recolocação somem. Esse é um erro gravíssimo.



Glossário:
Relacionamento interpessoal = Trata-se de um relacionamento entre duas ou mais pessoas podendo ser em contexto familiar, escolar, de trabalho entre outros.
Marketing pessoal = É uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para "vender" a imagem, e influenciar a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.
QI = No mundo do trabalho QI não significa necessariamente quociente de inteligência. A sigla
também é usada informalmente para abreviar a expressão “quem indica”, apontando situações em que o profissional é recomendado por alguém para uma vaga.
Catho = É um site brasileiro de classificados de empregos.


Alunas: Milena, Lidiane e Diane.        Turma: 2018.4

Comentários

Postagens mais visitadas